Disclaimer: "o texto abaixo não é uma recomendação de compra ou necessariamente verdade absoluta. Ele tem apenas o intuito de colaborar com a comunidade sob a ótica de um player isento que acredita que sua opinião possa ajudar outras pessoas e enriquecer o hobby."
Joguei o Broom Service com 5 pessoas e então o que eu achei - obs.: faz um tempo que queria falar sobre ele e, nesta quarentena, decidi dizer como foi minha experiência com 5 jogadores deste jogo que eu gostei demais.
.1 - Como ele funciona: - caso já conheça o jogo, pule para o tópico .2
Primeiro, vou dar uma breve pincelada em como o jogo funciona integrando as mecânicas de draft de personagens, set collection (de itens) e o pick up and deliver. Depois vou explicar, o que é para mim, o especial do jogo, e que muitos as vezes entendem apenas como "que jogo caótico".
O Broom Service é um pick up and deliver de 2 - 5 jogadores que tem regras simples (tem algumas variantes para aumentar a complexidade do jogo, portanto vou comentar sobre o jogo usando suas regras básicas) e é divertido e caótico ao primeiro momento.
Cada jogador recebe um baralho de 10 cartas de personagens com duas funções a Covarde e a Corajosa, dois peões que lembram uma bruxa, 1 marcador de pontos todos da mesma cor e 1 poção de cor laranja, verde e lilás.
Em uma partida com menos que cinco jogadores, um dos baralhos não utilizados pelos jogadores, é utilizado junto com o baralho de evento para amaldiçoar personagens. Ao iniciar a rodada, uma carta de evento será aberta, junto com os personagens amaldiçoados, caso estejam em menos de 5 jogadores.
O evento vai reger a partida naquele momento pode beneficiar ou prejudicar os jogadores juntamente com os personagens amaldiçoados que também vão estar lá para punir quem usar um personagem amaldiçoado.
Após virar as cartas de evento e personagem (se houver) os jogadores selecionaram do seu baralho de jogador 4 de 10 cartas, sendo bruxas para andar pelos terrenos do tabuleiro, druídas para fazer entregas, coletores de fruta para produzir feitiços e a fada do clima para retirar as nuvens.
Após o draft de personagens, o primeiro jogador anuncia um personagem e diz se vai fazer a ação Corajosa ou a Covarde. Em ordem de jogador, quem não tiver aquele personagem passa enquanto todos os jogadores que tem aquele personagem, vão seguir o primeiro jogador, anunciando o personagem e dizendo se vai executar a ação do Corajoso ou do Covarde.
A diferença entre a ação Corajosa e a Covarde é que a Covarde é executada imediatamente (se for possível) enquanto a Corajosa é mais poderosa do que a covarde, no entanto, você só a executa após o último jogador que tiver aquele personagem jogar, porém, se um dos jogadores que tem este personagem anunciar a ação corajosa, ele rouba a ação corajosa que quem a anunciou antes e quem foi roubado não executa ação nenhuma.
Obs.: caso tenha algum personagem amaldiçoado aberto, quem usou o personagem amaldiçoado, perde pontos, mas ele pode usar os personagens amaldiçoados normalmente.
Essas ações de personagens corajosos ou covardes acontecem até que todos os jogadores utilizem todas as suas 4 cartas de personagens, então pontua-se a carta de eventos, abre uma nova, abre novos amaldiçoados (em partidas de menos que 5 jogadores) e inicia-se um novo turno até completar 7. Ao final de sete turnos, soma-se os pontos e aquele com mais é o vencedor.
Simples.
.2 - Broom Service - o Estratégico, o Tático e o Risco (Caótico)
Após esclarecer para quem não conhece o jogo vamos ao motivo que me fez escrever uma das minhas primeiras análises da Ludopédia. Acho este jogo um ótimo exemplo de jogo simples que pode nos ensinar a trabalhar melhor o plano Estratégico, as atividades Táticas e a gestão de Risco.
Planejamento estratégico é aonde você quer chegar, o tático são ações de curto e médio prazo para chegar lá e o famoso plano B que você precisa executar quando o A deu errado.
"Você poder ver minhas táticas mas não minha estratégia", (adaptação ao) Sun Tzu.
Estratégia é o plano a longo prazo que você pode criar no início da partida escolhendo um terreno para aonde quer ir, quais as poçôes coletar. Plano Tático é as ações que vai tomar em cada rodada para executar o plano estratégico de vencer o jogo. E a gestão de risco é estar preparado para os roubos das suas ações corajosas, as vezes tentar impedir que um personagem vá muito sozinho para um lugar. Eu já levei cartas para tentar justamente avacalhar o meu adversário. O problema que o jogo é muito dinâmico para você ficar ali vendo o tabuleiro, imaginando os adversários. Tente focar em um ou dois, o que está na sua frete e o que está mais perto de você.
Após a primeira partida alguns achou que é um jogo caótico que não dá para planejar. Dá sim, o problema é que ninguém avalia o risco da tática, os adversários poucos fazem o plano b. Pensam num caminho diferente após terminar planejar o caminho perfeito.
Sempre quando jogo este jogo, me divirto demais me adaptando à circunstâncias que outros jogadores impõe, como bloqueios ou ações antecipadas.
Ter timing e feeling neste jogo é super importante, pois muitas vezes, você precisa ser o último para poder realizar a próxima ação do seu personagem como corajoso e fazer uma ação poderosa, ou então, levando para o draft um personagem que para você não tem sentido, mas você pode acabar atrapalhando muito quem precisava usar ele em uma ordem.
Nesta parte de timing, feeling, a tensão de ser corajoso e a posição na mesa me lembra muito o poker, já que a posição que você está na mesa naquela rodada pode te beneficiar demais então tentar gerir essas possibilidades durante toda a partida, me faz brilhar este jogo aos olhos.
.3 - Dica para elevar o nível da mesa ao jogar - recomendo fortemente compartilhar esta parte com seus amigos de mesa, afinal, estou compartilhando com você 
Então uma dica para não ver este jogo somente como um jogo que não te deixa planejar a longo prazo.
Tente aprender a gerir os riscos; E ao escolher as cartas; Comece a pensar num plano B durante o draft de cartas; Não tem experiência nem tempo o suficiente para ler a mesa, comece por apenas um adversário e tente ler ele observando as poções que ele tem na mesa no momento do draft de personagens; Ouse com a ação Corajosa;
Se você utilizar essas dicas, compartilhe com seus amigos e mostre para eles que este jogo não é tão caótico assim. Faça esse jogo simples brilhar como brilha aqui em casa.
.4 - A última parte deste post
O que me motivou escrever sobre o Broom Service, é que eu estava me lembrando das palavras que as pessoas diziam ao jogar esse jogo comigo no início:
- Esse jogo é bem caótico, você não consegue planejar bem;
- Não adianta nada eu montar um combo com personagens aqui e depois alguém me roubar;
- Ser o último jogador é vantajoso;
- Eu consegui planejar e executar tudo que eu queria nesta rodada...
Espero que gostem do texto pois é um dos meus primeiros textões aqui e que se divirtam com este jogo assim como eu.