Obelisco do templo de Karnak, em Luxor
Tekhenu: Obelisco do Sol é a primeira parceria de dois fantásticos designers: o italiano Daniele Tascini (The Voyages of Marco Polo, Tzolk'in, Teotihuacan) e o húngaro Dávid Turczi (Anachrony, Dice Settlers, Days of Ire: Budapest 1956).
Neste euro temático de seleção de dados, os jogadores assumem o papel de arquitetos,sacerdotes e administradores do Antigo Egito responsáveis por ampliar o conjunto de templos de Luxor (construindo estátuas, colunas e edifícios) e manter a população próspera e feliz. O nome do jogo, Tekhenu, significa "obelisco" em egípcio antigo.
Trupe de musicistas
Através de evidências históricas, literárias e arqueológicas sabemos que a música, tanto popular quanto religiosa, era parte integral da sociedade egípcia. Porém, como aconteceu com muitos povos da Antigüidade, a música do Egito faraônico infelizmente se perdeu, já que os egípcios não empregavam qualquer forma de notação musical antes do período greco-romano.
No entanto, por meio da análise de instrumentos musicais encontrados em túmulos e sítios arqueológicos, músicos e musicólogos deduziram que os egípcios antigos empregavam uma escala pentatônica menor em suas composições. Dentre os inúmeros instrumentos musicais utilizados no Egito Faraônico, muitos dos quais eram decorados com pedras preciosas e nomes de deuses da música, estavam a lira, a harpa, vários tipos de flautas (incluindo flautas longas e flautas duplas), trombetas e diversos instrumentos de percussão, como tambores, chocalhos, címbalos e sistros.
Baseados nestas informações, desde a segunda metade do século XX vários musicólogos, como Hans Hickmann e Khairy el-Malt, iniciaram projetos de reconstrução da música do Egito Antigo.
Para sonorizar Tekhenu escolhi quatro álbuns de diferentes estilos que, tenho certeza, enriquecerão muito sua experiência lúdica - e que também podem ser utilizados em outros jogos como
Imhotep,
Egyzia, Amun-Re ou
Cleopatra and The Society of Architects.
ANCIENT EGYPT - Ali Jihad Racy
https://open.spotify.com/album/1zyhnXlg9bBP4hgKV6RBZG
A música deste álbum foi composta e executada pelo multi-instrumentista, professor da UCLA e musicólogo libanês Ali Jihad Racy especialmente para a Mostra do Rei Tutancâmon, exibida em 1978 no
Seattle Art Museum. Suas principais inspirações foram a arte e o simbolismo religioso do
Livro dos Mortos. Racy empregou vários instrumentos tradicionais do Egito e Oriente Médio, como nay, salamiyah, buzouq, mijwiz e mizmar para criar esta obra sublime e atemporal.
ANKH - THE SOUND OF ANCIENT EGYPT - Michael Atherton
https://open.spotify.com/album/7JKbWwU70e6qxt1MCgO41A
Este disco surgiu à partir de um projeto de reconstrução musical encomendada pelo
Australian Museum, de Sydney, ao compositor e multi-instrumentista inglês
Michael Atherton para uma mostra sobre o Egito Antigo. Seu extenso projeto de pesquisa e arqueologia musical incluiu o estudo de registros visuais e literários egípcios, bem como artefatos musicais originais. Atherton também fez uso de sua vasta experiência com monofonias medievais, música folclórica e etnomusicologia. O resultado foi
Ankh - The Sound of Ancient Egypt, lançado em 1998. Ainda que a música deste disco não seja totalmente autêntica - afinal, é um trabalho de reconstrução musical - é absolutamente envolvente e encantadora.
AMUN RA - Medwyn Goodall
https://open.spotify.com/album/24PJF9LBIH7tHM7W4XUJ7h
Medwyn Goodall é um prolífico compositor inglês de música
new age, ambiente e
neofolk, com mais de 30 anos de carreira e 75 álbuns lançados, incluindo discos-solo e diversas parcerias. Grande parte de suas composições são baseadas em lendas, mitos e lugares históricos, como
Amun Ra. Lançado em 2008, o disco é inspirado no Egito Antigo e seu legado cultural, da Antigüidade até os dias atuais. Goodall utiliza uma vasta gama de instrumentos, como sintetizadores, violão, saltério, flauta doce, kawala, duduk, percussão e voz para navegar por diversos gêneros, como o folk egípcio, a música ambiente e envolventes temas instrumentais.
ADVENTURE CARGO - Echoes of Egypt
https://open.spotify.com/album/0ydkag5Ukjb8dMOLxsxKco *
Echoes of Egypt é o terceiro álbum do Adventure Cargo, um projeto de
world music criado pelos músicos americanos
Diane &
David Arkenstone, que criaram quatro discos inspirados em diferentes regiões do mundo. Em suas cinco longas faixas, que evocam os marcos arquitetônicos do Antigo Egito e suas exóticas paisagens naturais, embarcamos em uma fantástica viagem musical que mescla harmoniosamente sintetizadores, violões, violinos, flautas, voz, percussão e instrumentos musicais do Oriente Médio.
Infelizmente até o presente momento este álbum não está disponível no Spotify aqui no Brasil. Porém, é um disco tão bom que achei importante mencioná-lo aqui.
Gostou? Inscreva-se, curta e deixe seus comentários abaixo!