Você tem uma Cota de malhas reciclável? Não! Então venha pegar a sua em Munchkin.

Munchkin é o carro chefe da Steve Jackson jogos, lá você encontra todos os tipos de Munchkin possíveis, Fantasy conhecido também como o normal, Munchkin Zombies, Munchkin Kung-Fu, Munchkin Conan e o aclamado Munchkin Cthulhu entre outros. Aqui já foi lançado o Fantasy pela Devir, mais quem está tocando o barco agora é a Galápagos que também lançou o Munchkin Zombies e o Cthulhuzinho pro íntimos, além do famoso normal e suas expansões.
Em Cardgame, ele explora o tema em questão do jogo, como aqui vamos falar somente do Fantasy, ele de forma sarcástica imita um jogo de RPG de fantasia medieval, aqueles que tem anões, elfos, magos e guerreiros e resto de Tolkien todo. No caso se tu nunca jogou RPG tu perde algumas piadas em textos ou em ilustrações nas cartas. Você sai chutando portas e pilhando monstros tentando chegar ao nível 10 o mais rápido possível antes que os monstros te peguem ou seus amigos te matem o que é mais fácil de acontecer.
No jogo existe as portas e os tesouros, estranhamente só esses dois tipos de cartas consegue criar uma confusão incrível e divertida pro Munchkins.

A essência de Munchkin é sacanagem e interação com outros jogadores, você deve evitar que outros vençam pra que assim você chegue ao topo, dãh, sim parece simples e lógico, mais nada é tão simples em Munchkin. Um mundo de imprevistos e reviravoltas com alianças e traições fazem o jogo ficar dinâmico e imprevisível.
Você tem um personagem com sexo, raça, classe, nível, equipamentos, maldições contra os monstros. Ou talvez não tenha nada disso e vá lutar pelado contra os monstros.
Complicado não? Nem tanto, ficaria mais ou menos assim.
Homem, Anão, Bardo de 6 Nível, com Armadura Flamejante, Joelheiras da sedução, Chapéu de Papel Alumínio, com mãos muito Pequenas enfrentando uma Sogra do Senhor Supremo do Mau... como na imagem abaixo.

Calma você disse? Joelheiras da Sedução contra uma Sogra do Senhor Supremo do Mau? SIM! Em Munchkin tudo é zuado, tudo é o caos, tudo é fruto de vários jogadores de RPG loucos que pararam e fizeram um cardgame maluco.
Cartas do jogo.
Separando as coisas dá pra entender melhor:
Sexo: O sexo do seu personagem é o mesmo que o seu, se você tiver dúvida pode perguntar pro seu amigo ao lado qual é o seu sexo. Existem maldições que fazem você trocar de sexo.
Raças: Humano chato, Elfo, Anão Machão, Hafling, Gnomo e o Orc. Cada umas dessas raças tem benefícios únicos e quem podem ser usado pra favorecer o jogador, menos o humano que é um jogador chato e normal.

Classes: Guerreiro, Clérigo, Bardo, Ladrão, Mago e o Ranger. Igual as raças, as classes também tem um efeito único que pode ser usado pra safar o seu personagem das maiores encrencas, muito seção da tarde essa frase né?

Nível: De 1 a 10 pode ser marcado de qualquer forma com dado, caneta, tabuleiro, grãos ou seja lá o que for, é apenas pra marcar o avanço do seu personagem no jogo. Lembrando que chegando ao 10 ele ganha o jogo. Mas tem que matar o monstro viu?

Equipamentos: Pode ser de tudo, desde uma espada muito curta até uma espada de 3 mãos. Isso soma ao nível do seu personagem + valor dos equipamentos + mais bônus qualquer, como poções. Vale lembrar que você no jogo tem uma cabeça, 2 mãos, pés, torso pra equipar equipamentos, claro que há cartas que digam que você tem 4 braços, 2 pés e assim por adiante. Também algumas cartas só podem ser usadas por alguns tipos de classes, raças ou sexo. E algumas outras não ocupam lugar só dão status mesmo.

Maldições: Maldições são quase infinitas ao longo do jogo, existe pra tudo, perder equipamento, nível, perder classe e raça, ressuscitar monstros, ter medo de morto-vivos, evitar que tu use uma carta qualquer de efeito ou equipamento qualquer. Só o anel do desejo pode te salvar... My precious...

Monstros: Os monstros são de acordo com um nível descrito acima dele, essa é a dificuldade que tu tens pra matar ele, somando seu nível + equipamentos + outros bônus. Exemplo se o monstro for 19 o jogador deve somar 20 pra matar ele. Caso o personagem não consiga vencer o monstro ele tem uma tentativa de fuga rolando um D6. Todo o monstro tem uma coisa ruim caso o personagem não consiga fugir, pode ser perder algum nível, descartar cartas, perder equipamentos, a morte ou algo muito pior, falar com uma voz de esquilo durante um tempo ou ser zoado porque morreu pra um peixinho dourado. Isso já aconteceu tá? Não comigo claro...

Amplificadores, Escudeiros, Montarias e outras cartas: Existe outra gamas de cartas que são amplificadores, dando algum bônus ou reduzindo-os seja pro Munchkin ou pro monstros. Também montarias e escudeiros que dão assessoria ao personagem de diversas formas. E algumas outras que evitam, desfaz ou obrigam os combates.


Então, o nicho do jogo deve matar monstros pra subir de nível e pegar tesouros pra ficar mais forte,entre isso e aquilo seus amigos vão te atrapalhar com as cartas mais sacanas e outros vão te oferecer ajuda por todos os tesouros do combate ou coisas piores, outros vão querer trocar itens e querer te passar a perna.
Agora vamos falar de uma novidade bem legal, a Expansão 6 Dungeon Demente que provavelmente é a que mais muda o jogo, imagine só, além disso tudo agora você também se preocupa com o cenário, cada carta de Dungeon trás um novo cenário e cada uma delas trás uma nova regra temporária pro jogo, exemplo, todo mundo agora é ELFO!

Honestamente minha mesa amou e as jogatinas voltaram atrair mais pessoas para conhecer o jogo. Veja outras cartas!

Conclusão.
Munchkin não é um jogo pra qualquer um, ele é aquele jogo que deve ser jogado pra rir, ele é um meta jogo, ele tem um objetivo simples, a sorte é alta no jogo e um pouco de estratégia mantem o jogo vivo.
Um jogo muito legal pra se jogar num churrasco, bebendo uma cerveja ou naquele dia de chuva forte.
Também é bom evitar pessoas que não tenham paciência pra explicar o jogo, ele é fácil de se aprender porem é extramente difícil joga-lo da maneira certa, existe tantas regrinhas e coisas que devem de ser obedecidas que talvez um novado não pegue o jogo de primeira, vejo muitas pessoas jogando o jogo errado e e algumas cartas com a tradução errada da Galápagos faz acontecer com mais frequência.
Com essas 3 regras abaixo pode jogar sem medo, mentira tem regra pra caramba.
1 – Você pode roubar enquanto ninguém perceber. Brincadeira.
2 – Em caso de dúvida, o dono do Munchkin tem a palavra final. Sério.
3 – A principal de todas. Bom jogo e muita diversão!
Dicas e Curiosidades!
#Dicadahora! Comprei a inserts da bucaneiros que o jogo fica lindão, não sei porque eles ainda não fizeram um Munchkin muito irado na tampa, mas o insert é show, confira!

#Curiosidade! O Termo Munchkin: Os Munchkins são cidadãos do país Munchkin (ou Munchkinlândia), o quadrante leste da Terra de Oz... Ta vou falar sério. haha. Munchkin é uma gíria americana para aquele jogador que só quer saber de poder e de itens mágicos! Ou matar, pilhar e destruir... ou seja mais ou menos o que falamos aqui sobre OVERPOWER! Lembrou de alguém né? Hahaha
Espero que tenha gostando e até a próxima.
Eu sou Thiago Mello, do blog Jogos que Joguei e colunista no Canal da Bucaneiros.