Não sabia que vocês voltaram, mas vou tentar mesmo assim acrescentar alguma coisa.
Um aspecto sobre jogos profundos que não foi falado é que a diferença de nível dos jogadores costuma ser vista como algo RUIM por muitas pessoas.
Eu sei que para nós, jogadores menos casuais, o fato de um jogo ter muito espaço para evoluir e aprender é algo desejável, mas eu acho que vocês subestimaram o quanto as pessoas gostam de estar numa mesa balanceada. Vocês falaram sobre o quanto as pessoas resistem à ideia de ter que se dedicar para começar a se divertir, mas não podemos esquecer que a maioria das pessoas só se diverte vencendo.
Isso não é só para boardgames. Jogos de videogame online tem todo um sistema de pareamento de partidas para evitar que jogadores experientes enfrentem jogadores novatos. Ou melhor, os jogos tentam separar jogadores hábeis de menos hábeis independente do tempo de experiência deles. Se você é nível 100 e tem uma taxa de vitória de 25%, vc vai ser pareado com alguém de nível 30 que também tem a mesma taxa de vitória, mesmo que isso seja injusto para o jogador com menos nível, menos armas e etc. Isso porque as produtoras sabem que as pessoas querem ter a maior chance de ganhar possível. A coisa é tão séria que, nos jogos pay to win, quando um jogador compra novas armas/habilidades/atributos ele continua enfrentando os mesmo adversários de antes porque assim eles incentivam o jogador a comprar vantagens sem com isso ser pareado com jogadores que também compraram as mesmas vantagens.
Voltando para boardgames, as pessoas gostam de jogos rasos porque elas sabem que não há como algum jogador mais dedicado vencê-las com tanta facilidade. O teto do aprendizado não é tão longe de quem não quer se dedicar. Numa lagoa rasa, quem está na superfície não está tão longe de quem está no fundo. Não subestimem o quanto as pessoas consideram isso um fator POSITIVO e desejável.