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  3. Sushi Go!
  4. Comparativo Cardgames com ação simultânea (batendo de KINA)

Comparativo Cardgames com ação simultânea (batendo de KINA)

Sushi Go!
  • avatar
    Rimor25/06/20 07:00
    avatar
    Rimor
    25/06/20 07:00
    1181 mensagens MD

    Cada jogo um reino diferente! Mas dessa vez estaremos olhando para vários:

    Vamos comparar os exércitos de vários reinos, cada um com suas propriedades, mas que guerreiam muitas vezes no mesmo campo de batalha! (ou seja, figuram na mesma coleção) Por vezes arqueiros são mais eficazes, por vezes cavalaria... mas metáforas medievais à parte vamos falar de alguns jogos baseados em cartas com ação simultânea dos jogadores. A mecânica, de forma mega sucinta, envolve gerenciar cartas (no caso desses jogos) na tua mão, baixar virada pra baixo no centro da mesa, e todos ao mesmo tempo, revelar, o que pode gerar uma coleta de set collection, uma pontuação, ou uma somatória com valores jogados pelos demais jogadores, resultando em ganhos ou punições.


    Vamos falar sobre SUSHI GO, POR FAVOR NÃO CORTE MINHA CABEÇA, NOT ALONE E DUNGEON RAIDERS!!!


    Cabe dizer que todos eles são baseados em cartas. Como já dito todos envolvem jogar uma carta oculta no centro da mesa e revelar ao mesmo tempo e todos podem ser jogados de forma leve e quase aleatória ou com considerável leitura de mesa (que é o recomendado é claro! :P). Na verdade cabe bem mostrá-los para iniciantes, para que comecem jogando talvez de uma forma semi aleatória e terminem jogando de outra forma, com leitura digamos que “aguçada” da mesa! Exceto por um deles, que falaremos adiante, todos podem achar seu espaço entre jogadores que não são mais novatos.


    Sushi Go! Provavelmente é o mais “must have”, com mais recomendações e referências nesse quarteto que abordaremos, mas obviamente isso não anula os méritos dos demais, que falaremos mais adiante. O jogo faz um mix muuuito decente de set collection seja por ter variados tipos de cartas, seja por fazer pares ou trios de cartas, cada comida japonesa foi pensada de uma forma, com direito a combos usando wasabi. Como você escolhe uma carta e passa as demais, ele tem um fator jogo da memória, em termos de lembrar o que está passando de mão em mão, pra premeditar o que virá pra você. O método de jogar e depois revelar simultâneo gera várias surpresas. De forma inteligente, existe uma boa dose de cartas que anunciam jogadas (tipo, “vou combar”, ou estou querendo mais uma pra fazer par, estou querendo formar um trio etc) e aí que o draft brilha, pois você vai querer atrapalhar essas jogadas armadas dos oponentes sempre que possível, resultando em rodadas agridoces, com ou sem o perdão do trocadilho :P






    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b7cb3_8aj7ju.jpg


    Por favor, não corte minha cabeça! é sobre blefar, e ficar brincando com o que é óbvio de se fazer, e que te denuncia mas te dá mais pontos ou tentar as opções não tão óbvias. Esse é o mais simples de todos, e pode não agradar quem já jogou muitas coisas. Mas pelo menos para esse Kina que vos fala, o tema embora figure apenas como roupagem, segura o interesse. Os personagens são os típicos sobreviventes/vítimas dos filmes slashers de acampamento, com direito a homenagem ao Jason da Sexta feira 13, aqui na forma do “Escalpo”. Esse dito cujo assassino vai aguardar os sobreviventes jogarem cartas em referência a 5 ações/atividades feitas em localidades diferentes, e depois anunciar pra onde foi, massacrando quem esteve no mesmo local, e pontuando com isso, enquanto os demais pontuam por sobreviver. O mais legal é que cada jogador assumirá esse papel de assassino uma vez durante a partida, enquanto tenta sobreviver nas demais rodadas.






    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a5a75_8aj7ju.jpg


    Not Alone pode ser visto como uma abordagem mais encorpada do que é visto no “Por favor”. Troque anos 90 por sci-fi, o assassino por um algoz alienígena, que tem uma “avatar” mas que é o planeta em si, tentando consumir os jogadores que caíram no planeta. Outras diferenças cruciais são que o papel não é revezado, aqui serão todos formando um time contra o jogador que será o algoz. Os personagens tem habilidades, o Alien também, e não se trata apenas de ir para esse ou aquele local e não ser pego lá, cada local resolve coisas diferentes. Há um trilha que o time de sobreviventes bem como o alien querem atingir o final. Eles vem de lados diferentes e querem alcançar o meio. O Alien pode fazer jogadas poderosas, e isso é uma constante, pois ele sempre tem 3 cartas para ativar, os jogadores dependem de como a partida vai resolver, num mix de sorte e estratégia, enquanto tentam sobrepujar a esperteza e os recursos do alien.







    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d260b_8aj7ju.jpg






    Dungeon Raiders consegue dar uma abordagem muito bacana ao manjado matar pilhar e destruir das explorações de masmorra em fantasia medieval. Você ainda vai fazer exatamente isso, mas tem uma mão de 5 cartas para passar por salas onde jogar valores maiores ou não tão baixos podem te aproximar muito da vitória ou da derrota. O legal é que todos os jogadores resolvem uma dungeon coletiva por rodada, carta por carta. Isso quer dizer que monstros são enfrentados em conjunto, e armadilhas podem ativar ou não dependendo do número jogado. Existem várias formas de complementar a tua mão para que ela não se apóie apenas nas cartas de 1 a 5. Há câmaras de itens, que funcionam como verdadeiras “vendinhas” para curar os personagens, fornecer ouro (que é a condição de vitória), ou itens que complementam as cartas básicas de 1 a 5. Tem ainda os tesouros, que darão obviamente ouro pra você ir galgando sua vitória, mas serão obtidos pelos melhores números. Então como conciliar isso tudo? Já que você só tem um 4, e um 5 na mão, e vai ter que se virar com digamos os valores 1,2 e 3... e a resposta é que você simplesmente não concilia! Não com toda a eficiência que gostaria, e muitas vezes vira uma questão de tentar se dar menos mal que os oponentes :D e recomendo verem na prática, isso é o melhor do jogo!!!






    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/63016_8aj7ju.jpg





    No que eles “batem forte”?

    Sushi Go! Tem o fator “bonitinho” pra quem curte essa abordagem, dos 4 ele mira no set collection, de formas bem consistentes. Alternando jogadas “surprise motafoca” e jogadas anunciadas para serem marcadas e possivelmente bloqueadas. Ele sempre roda rápido, você quase não vê as 3 rodadas passando, e recomendo pedir entrada, prato principal, e sobremesa dele. Devo ter sentado para jogar apenas 2 vezes por acidente, sempre são 3 partidas ou mais. E ele já é bastante redondo em suas rodadas, mas pra criar um vínculo entre elas e uma disputa adicional, existe uma carta(pudim) que não sai de jogo de uma rodada para outra, e recompensa ou pune quem tiver mais ou menos dela no final. Diferente dos demais, ele roda com 2 pessoas, mas é recomendável usar o “dummy player” que na verdade é só uma mão adicional que não é de nenhum dos dois jogadores, com umas regrinhas para diversificar a pool.


                Por favor não corte minha cabeça pra mim coroa a simplicidade como um jogo que você pode jogar enquanto conversa ou bebe. O que faz o jogo valer é a troca de papéis, o gato e rato que se transfere por rodada. O clima bacana é o de pensar em jogar a carta justamente que você pontua mais (o que pode transformar tua carta jogada face down, praticamente numa carta revelada), ou jogar onde pontua menos pra quem sabe ficar fora do radar do assassino. Também tem o esquema da marcação. Quando o assassino bate em alguém, é interessante que ele continue batendo nas próximas rodadas até destripar o personagem, pois ele ganha pontos adicionais por isso! Pra fechar o tema casou legal, mesmo sabendo que poderia ser várias outras coisas, como peixes fugindo de um predador por locais diferentes, ou simplesmente imagine aqui alguma outra coisa maluca. Mas o posto de assassino revezar denota ao climão desses filmes onde o assassino pode ser qualquer um, as cartas de sobrevivente são face dupla já pra essa representação/transformação. E o jogador que pilota o assassino vai jogando cada vez mais cartas, o que faz com que vá ficando difícil escapar, e representa bem a onipresença um tanto quanto sobrenatural dos slashers :D


                Not Alone engrossa o caldo, embora não goste muito dessa expressão, é a versão “mais jogo” do por favor... Chega a ter um micro handbuilding, gerenciamento razoável para os sobreviventes, e acentuado para o Alien. Ainda fornece 2 setups de trilha, mais concentrada ou mais distribuída pra dar um tapinha na rejogabilidade. O fator mesão também merece ser citado, pois cabem de 2 a 7 jogadores. Ele também evoca o fator overlord, todos contra um, que muitos apreciam. O jogador do Alien tem muuuito a observar se tiverem 4,5 ou 6(que é o Máximo) sobreviventes do outro lado. Uma leitura de mesa a La meme da Nazaré, caso ele não queira apenas ir com fé. É interessante que os sobreviventes têm um clock fixo para ganharem, podendo adiantar ele no máximo de forma sensível, já o alien tem um clock variável para alcançar o meio da trilha, acontecendo de não andar todo turno, mas ele pode compensar rodadas em que se deu mal promovendo verdadeiros TPK, os famosos total party kill, e o “respawn” dos sobreviventes custa caro, pois acontece mediante o Alien ir avançando na trilha dele e é exatamente o que o overlord almeja. 


                Dungeon Raiders é genial no sentido da coletividade, do “vamos juntos” VS “antes vocês do que eu” :P Isso permeia a partida quase que todo tempo. O gasto/exaustão dos recursos mais cedo ou mais tarde vai fazer com que bombas estourem e tudo que você quer é que não seja pro seu lado. O fato de ter vários “andares” (que são as rodadas) e cada andar desses ter cartas que variam entre reveladas e ocultas te faz tanto planejar quanto arriscar. Vale comentar mais 2 coisas muito legais, que são as opções de personagem, que te proporcionam partidas realmente diferentes na primeira e possivelmente na segunda rodada (depois todo mundo pode ter acesso a todos os itens) e também há o Duplo score. Você precisa de ouro pra vencer, até aí tudo bem. Mas não adianta fazer isso da forma mais arriscada e pronto. Os personagens vão ganhando marcadores de ferimentos, que no final irão eliminar o mais ferido, ou os mais feridos. Isso gera uma tensão, e muito frequentemente dá a vitória ao segundo melhor em termos de tesouro. Na segunda metade da partida em diante é todo um desespero para se curar, sem deixar de coletar o ouro. E também existe uma variante do próprio jogo para turnos não simultâneos, é um secundário interessante à depender do gosto do grupo.


    Se não te agrada nenhum deles volte 3 casas, ou melhor, talvez ação simultânea em jogos baseados em cartas, não seja pra você, não há um espaço muuuuuuito grande para planejamento, todos focam mais em um grande “siga o fluxo”, mas eu particularmente acho fantástica a quase ausência de AP nesses joguinhos.


    No que eles batem de kina? + Qual adquirir?

    Nada é perfeito, o que faz você bater na tal quina(kina?) e pular de um pé só em cada um deles, caso algum fator pese para você ou seu grupo, seria o seguinte:


    Sushi GO não tem defeitos além da frustração de cartas inúteis na penúltima/última jodada, é só baixar e aceitar que elas não vão ativar nada, isso pode rolar na falta de emparelhamento disponível, ou nas cartas que chamam outras, como wasabi e hachis mas basicamente não tolhe o resto do jogo

                Por favor não corte minha cabeça por ser simples demais, já vi dizerem que não é um jogo, é na verdade uma “atividade” hahaha este kina que vos fala discorda! :P Mas realmente faltam camadas no jogo, isso tende a desagradar veteranos e essa é a falha, porém creio que foi opção de design mesmo. Na primeira edição tinha formas mais simples de jogar, mas o jogo “all in” já fica mega simples (afinal nem é tanta coisa como já foi explicado anteriormente). Tanto que na segunda edição ele sempre está com todas as regras ativas. Haha sim, ele tem segunda edição, “tremei“ ó haters do jogo :P


                Em not alone há uma demanda implícita pra tomar cuidado com quem vai ser o overlord, se alguém assumir esse posto no estilo “pedra bêbada” o jogo vai virar um passeio para os sobreviventes, então não é que seja nada de outro mundo (na verdade o jogo intenta ser de outro mundo, mas vocês entenderam hehe) mas não vai ser em qualquer mesa, que será gerado um alien desafiante, eu diria. Outro defeito é que colocando em pé de igualdade a malandragem de leitura de mesa de todos os participantes, ele pode passar a impressão que é 60%-40% ou até 70%-30% em termos de favorecimento ao et capirotesco. Mas talvez seja pedir demais que existam chances plenamente iguais, isso rola em tudo que é assimetria dos jogos.

                Eu não vejo grandes problemas no dungeon raiders. Talvez seja o melhor da lista disputando com o sushi GO, mas há espaço para todos ou eu não teria separado eles para falar aqui. As ilustrações são ok nessa segunda edição 2018, e isso é muita coisa, visto que já foram sofríveis na edição de 2011 que tem alguns (eu quis dizer vários) chutes no baço em termos de arte. Existe algo em relação ao boss que cabe ser citado: Existem 10 chefes finais, só vem 1 por partida e eles rodam bem diferentes entre si. Nisso eles podem vir como carta fechada se a build do último andar assim disser, e pode ser frustante ao revelar ele virar tua partida de cabeça pra baixo. Fica ao critério de cada jogador curtir ou não esse fator “surpresa final”.


    Para finalizar se formos definir tudo num brandir de espada, num único arco de lâmina, pra optar entre esses jogos, seria uma questão de priorização, a meu ver todos são bons jogos, mas para pensar num desempate de forma bem direta: Quer um jogo "fofinho" que tem seus atrativos para os pequenos escudeiros, mas que também roda legal para outros perfis de jogadores? SUSHI GO! Quer um jogo pra jogar bebendo ou conversando com o mínimo do mínimo de regras, uma leitura de mesa rápida e uma incursão no tema slasher dos anos 90? POR FAVOR NÃO CORTE MINHA CABEÇA. Quer uma aproximação sci fi, que evoca “mesão”(cabem 7 jogadores), com a dinâmica do ovelord? vá de NOT ALONE , ou  se estiver mirando numa bagunça medieval, uma abordagem flertando com o semicoop, e uma boa dose de planejamento + surpresa? ponha na mesa um DUNGEON RAIDERS.


    Mais uma vez olhamos para 4 jogos, com esse entrelace da mecânica principal, espero que tenha gostado e se quiserem ver o comparativo de DECKBUILDING segue o link: https://www.ludopedia.com.br/topico/36777/comparativo-de-deck-building-batendo-de-kina


    Então por enquanto é isso, até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! :D 





    INSCREVAM-SE, ACOMPANHEM!









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    Comentários:

  • Erickmrocha
    8 mensagens MD
    avatar
    Erickmrocha25/06/20 10:56
    Erickmrocha » 25/06/20 10:56

    Massa, a postagem hoje é um combo :)

    São jogos muito divertidos, cada um dentro do seu estilo mas com aquela dinâmica de cartas que é excelente pra reunir os amigos em partidas relativamente rápidas.

    O sushi go, a principio o que me atraiu foi o apelo visual, gostei bastante das ilustrações mas a mecânica não me segurou muito conforme ele vai progredindo.

    O por favor não corte minha cabeça, chama atenção de todo fã de filmes de horror, tem uma dinâmica divertida e passa a tensão de fugir e o alivio de quando o assassino não te pega, as partidas são rápidas e dá pra jogar várias vezes sem cansar.

    Dungeon Raiders trás a empolgação de quem gosta de RPG e mata um pouco essa vontade no jogo, o esquema de exploração é bem divertido, apesar de ter uma quantidade boa de personagens, me passou a impressão de que poderia ter mais!
    O ponto negativo pra mim é a compreensão do funcionamento das armadilhas, a variação dentro da mesma dinâmica confunde um pouco, e pra mim, demora a identificação de imediato causando uma falha na estratégia em momentos cruciais.

    É isso, um pouco das minhas impressões, todos os 3 são jogos bem dinâmicos e gostosos de jogar.

    3
  • saldanha1009
    277 mensagens MD
    avatar
    saldanha100925/06/20 11:42
    saldanha1009 » 25/06/20 11:42

    Um bem legal com essa pegada é o Bloodborne.

    1
  • Rimor
    1181 mensagens MD
    avatar
    Rimor25/06/20 23:37
    Rimor » 25/06/20 23:37

    undefined:O sushi go, a principio o que me atraiu foi o apelo visual, gostei bastante das ilustrações mas a mecânica não me segurou muito conforme ele vai progredindo.

    O por favor não corte minha cabeça, chama atenção de todo fã de filmes de horror, tem uma dinâmica divertida e passa a tensão de fugir e o alivio de quando o assassino não te pega, as partidas são rápidas e dá pra jogar várias vezes sem cansar.

    Dungeon Raiders trás a empolgação de quem gosta de RPG e mata um pouco essa vontade no jogo, o esquema de exploração é bem divertido, apesar de ter uma quantidade boa de personagens, me passou a impressão de que poderia ter mais!
    O ponto negativo pra mim é a compreensão do funcionamento das armadilhas, a variação dentro da mesma dinâmica confunde um pouco, e pra mim, demora a identificação de imediato causando uma falha na estratégia em momentos cruciais.

    É isso, um pouco das minhas impressões, todos os 3 são jogos bem dinâmicos e gostosos de jogar.


    Valeu! eu não resumiria melhor :D 

    0
  • Rimor
    1181 mensagens MD
    avatar
    Rimor25/06/20 23:38
    Rimor » 25/06/20 23:38

    saldanha1009::Um bem legal com essa pegada é o Bloodborne.

    Esse tá faltando conhecer :)

    0
  • PedroMVM
    730 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM26/06/20 08:24
    PedroMVM » 26/06/20 08:24

    Pega em 6 também é um jogo de ação simultânea e é melhor que os citados. Vale a pena conhecer. 

    1
  • Rimor
    1181 mensagens MD
    avatar
    Rimor29/06/20 06:50
    Rimor » 29/06/20 06:50

    PedroMVM::Pega em 6 também é um jogo de ação simultânea e é melhor que os citados. Vale a pena conhecer. 

    Tá na mira, ele faria parte de outra coletânea, o "bichos e números" hehe
    Algo como Coloretto, LHAMA, Pega em 6! E Kariba :D

    0
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Sushi Go! - Comparativo Cardgames com ação simultânea (batendo de KINA)
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