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  3. Neuroshima Hex! 3.0
  4. Neuroshima Hex! 3.0 - Análise e História

Neuroshima Hex! 3.0 - Análise e História

Neuroshima Hex! 3.0
  • avatar
    shagrath198709/06/20 22:36
    avatar
    shagrath1987
    09/06/20 22:36
    168 mensagens MD

    Apesar de já ter e jogar esse jogo faz alguns anos, nunca me conformei com o quanto ele é subestimado no Brasil e hoje (09/06/2020), após ter ciência da nova expansão que será lançada (Troglodytes) resolvi escrever esse texto. (ATUALIZADO EM 16/10/2024)


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d221c_usfgke.jpeg
    (Fonte: https://en.1jour-1jeu.com/boardgame/2013-neuroshima-hex-3-0/)



    Neuroshima Hex! 3.0 é um jogo extremamente tático e com uma rejogabilidade "infinita" (nenhuma batalha será igual, ainda que utilize as mesmas facções). Ele utiliza as mecânicas de: gestão de mão, eliminação de jogador, jogo em time (módulo opcional), alocação de tiles e jogadores (facções) com poderes variados. 

    Durante a partida os jogadores se digladiarão em um território ("arena hexagonal") fazendo uso de suas tropas, módulos, habilidades especiais de facção e ações instantâneas (comandos) com o objetivo de destruir o QG de seu oponente (todos os quartéis generais possuem 20 pontos de vida - exceto a facção Dancer, que possui um sistema altamente diferenciado em relação às demais facções).

    O jogo comporta de 1 (modo puzzle) a 6 jogadores e possui, além do módulo base (1x1), os opcionais: Morte Súbita, Morte Súbita com Pontuação Opcional, Jogador contra Equipe e Equipe contra Equipe.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/78933_usfgke.jpg
    (Fonte: https://boardgamegeek.com/image/2540274/neuroshima-hex-travel-playmat)



    Neuroshima faz parte do grupo de BG's "Easy to learn, hard to master" (fácil de aprender, difícil de dominar). É daqueles jogos que quanto mais você joga, mais quer jogar e testar novas estratégias para extrair ao máximo o potencial de cada facção, sendo que todas elas vêm acompanhadas de uma "ficha técnica" que contém: os números de cada tipo de tile e a descrição deles, a história da facção e dicas de tática, dentre outras informações importantes.

    Outra coisa incrível sobre essa verdadeira joia são os torneios (sim, é um jogo ALTAMENTE competitivo): 

    https://portalgames.pl/en/all-event-list/neuroshima-hex-3-0-the-envoy-2018-u-s-national-championship-circuit/ 

    http://portalgames.pl/en/wp-content/uploads/2017/09/ENG-Nuroshima-HEX-Tournament-Rules-2017.pdf)

    https://neuroshimahex.pl/kategoria/turnieje/


    Até no Brasil tivemos um mini torneio promovido pelo grupo LAB DE JOGOS (organizado pelo meu amigo Marcolino [organizador do grupo e do torneio] e arbitrado por outro amigo meu G1RAF4).


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/45992_usfgke.jpg

    Enfim, trata-se de um jogo que particularmente eu considero extremamente subestimado no Brasil, mas que realmente merecia um espaço e destaque MUITO maiores, tanto pela sua complexidade, competitividade e elaboração incríveis, quanto pela possibilidade de criação de torneios que fogem ao padrão dos card games (e muito raramente de alguns wargames com miniaturas). NADA CONTRA OS TORNEIOS QUE EXISTEM!!!


    VARIANTES OFICIAIS QUE PODEM DEIXAR A SUA PARTIDA MAIS INTERESSANTE

    (Agradeço ao @guimn por me fazer perceber que faltou isso...hehe)


    Para você que já pegou a manha do jogo, ou que não é muito chegado na aleatoriedade do modo básico de jogo, recomendo que utilize as variantes oficiais que estão no manual. Também destaquei a regra da "Compra Desafortunada". :)

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/603ea_usfgke.jpg


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4755f_usfgke.jpg


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bced7_usfgke.jpg


    A HISTÓRIA

    baseada no RPG (Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Neuroshima - Tradução Livre)


    Neuroshima Hex! é inspirado em um RPG polonês (sistema 3d20) - NEUROSHIMA - que se passa nos Estados Unidos, em meados do século 21, depois de uma guerra nuclear iniciada por uma revolta cibernética que transformou o continente em um deserto árido. Esse conflito foi iniciado por uma Inteligência Artificial senciente, comumente referida como Moloch e composta por uma rede interconectada de computadores militares, fábricas automatizadas, instalações militares, usinas elétricas e similares, que agora cobrem todo o norte do país, do Oregon aos Grandes Lagos. No sul, há outra criação, chamada Neojungle, que representa uma ameaça para aqueles que sobreviveram à guerra. Trata-se de uma vegetação carnívora semi-inteligente que cresce muito rapidamente, avançando para o norte da América Latina. Bem no meio disso estão os humanos. Eles estão cercados por criaturas mutantes, algumas criadas por Moloch e hostis aos seres humanos, e outras simplesmente animais ou seres humanos deformados pela precipitação nuclear. Além disso, existem as máquinas mortais de Moloch, sempre à espreita para completar. Mas o que é enfatizado no livro é que o pior inimigo dos seres humanos está dentro deles: ódio, indiferença e ganância. 


    Ninguém sabe ao certo quantas pessoas sobreviveram à guerra com as máquinas, mas estima-se que seu número oscila em torno de 2 a 3 milhões. Algumas pessoas adotaram o estilo de vida nômade e vivem nos desertos, outras tentam reconstruir novamente a civilização dentro das cidades devastadas, outras formaram gangues de salteadores, alguns apenas tentam ganhar a vida cultivando colheitas e há aqueles que apenas vagam pelo deserto. O continente está lotado de pequenos assentamentos anônimos, mas há lugares que aspiram a se tornar estados pós-nucleares.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/753d9_usfgke.jpg
    (Fonte: https://pl.pinterest.com/pin/346073552588305894/)


    Para quem quiser conhecer mais da história do jogo, eu subi 6 arquivos que baixei do site da Portal Games:

    1) Viagens: https://www.ludopedia.com.br/jogo/neuroshima-hex-3-0/anexos/200412 

    2) Leis e Costumes: https://www.ludopedia.com.br/jogo/neuroshima-hex-3-0/anexos/200417

    3) Poluição e Radiação: https://www.ludopedia.com.br/jogo/neuroshima-hex-3-0/anexos/200420

    4) Flora e Fauna: https://www.ludopedia.com.br/jogo/neuroshima-hex-3-0/anexos/200421

    5) História: https://www.ludopedia.com.br/jogo/neuroshima-hex-3-0/anexos/200423

    6) Clima e Estações: https://www.ludopedia.com.br/jogo/neuroshima-hex-3-0/anexos/200451


    AS FACÇÕES



    Atualmente o jogo conta com 23 facções oficiais (e outras tantas fan made), sendo elas:

    01) Outpost - Sentinelas (jogo base) 

    (Fonte: https://ludopedia-anexos.nyc3.digitaloceanspaces.com/neuroshima_hex_neuroshima_hex_3_0_regras_em_46093.pdf)


    O último exército regular sobrevivente da humanidade, os Sentinelas, trava uma guerra contra Moloch nas bordas do território inimigo. Depois de vários anos de guerrilha, os humanos desenvolveram numerosos meios de combater as terríveis máquinas. As táticas no estilo “bater e correr” são cruciais ao confrontar um inimigo muito mais poderoso. Os Sentinelas nunca estão no mesmo lugar, sempre em movimento para escapar de emboscadas e armadilhas, atuam como uma cidade móvel. Graças às muitas vitórias contra as forças Moloch, os Sentinelas conquistaram tecnologias modernas e as utilizam contra as próprias máquinas.



    02) Moloch (jogo base) 

    (Fonte: https://ludopedia-anexos.nyc3.digitaloceanspaces.com/neuroshima_hex_neuroshima_hex_3_0_regras_em_46093.pdf)


    Moloch é uma entidade mecatrônica que domina uma área tão vasta que equivale a vários estados. Foi Moloch que causou a queda da humanidade em 2020. Agora, trinta anos depois, ele está ainda maior e mais poderoso. Hordas de máquinas vasculham as terras arrasadas caçando o que restou da humanidade. Todas as ordens são transmitidas por Moloch a partir de seu "corpo" de inúmeros cérebros artificiais interconectados que conspiram planos para a conquista final. Apesar de suas vantagens militares e tecnológicas, as forças de Moloch não possuem a inteligência e flexibilidade naturais dos humanos.


    03) Borgo (jogo base) 

    (Fonte: https://ludopedia-anexos.nyc3.digitaloceanspaces.com/neuroshima_hex_neuroshima_hex_3_0_regras_em_46093.pdf)


    Desde o início da guerra Moloch criou numerosas gerações de mutantes, mais ou menos efetivas no campo de batalha. Aumento da taxa de crescimento, engenharia genética e habilidades de combate aumentadas são a essência das forças mutantes. Suas variadas raças percorrem as terras arrasadas e lutam por cada centímetro de território, frequentemente uns contra os outros. Os grupos espalhados finalmente foram unidos pelo carismático mutante-cibernético Borgo, que lidera sua horda contra a humanidade sob o corrompido estandarte da Ameaça Biológica.


    04) Hegemony - Hegemonia (jogo base) 

    (Fonte: https://ludopedia-anexos.nyc3.digitaloceanspaces.com/neuroshima_hex_neuroshima_hex_3_0_regras_em_46093.pdf)


    A Hegemonia é uma terra dominada por gangues que travam uma luta constante por domínio. Estas gangues saem para pilhar e matar espalhando terror muito além das bordas de seu território. Força e proeza física são altamente valorizadas pelos criminosos, sendo que seu passatempo favorito são violentos jogos gladiatórios.



    05) Mephisto (fan made, lançada oficialmente em 2010) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/111617/neuroshima-hex-30-mephisto)


    "Mephisto" é uma criatura alienígena simbiótica trazida para a Terra cerca de 65 milhões de anos atrás por um meteorito. Desde então, cresceu de uma pequena semente para uma rede de larvas especializadas e interconectadas, que vão da Austrália ao Polo Norte pelas duas Américas. Agora, no ano de 2050, a guerra na superfície é mais ardente e furiosa do que nunca. Mephisto, por mais lento que seja, percebeu que algo na superfície quer prejudicá-lo e decidiu participar da guerra para se defender.



    06) Steel Police (2012) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/121425/neuroshima-hex-30-steel-police)


    A Steel Police é uma brigada de fanáticos errantes da lei e da ordem, vestida com armaduras experimentais pré-guerra. Os produtos químicos aplicados pela armadura e aprimoramentos cibernéticos aumentam as habilidades do organismo às custas da psique - os Steel Police respondem automaticamente a qualquer coisa que o programa identifique como ameaça ou crime. Eles aparecem do nada e pacificam a área em meio ao estrondo de explosões e tiros.



    A legalidade sem mácula, digna da máquina automática, rapidamente faz com que as pessoas de terras redimidas anseiem pelo antigo caos e anarquia.


    07) New York (2012) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/152069/neuroshima-hex-30-new-york)


    New York não entrou em colapso. Destruída por bombas atômicas, foi transformada em uma fortaleza entre as ruínas e permanece na luta e defesa dos ideais da "América Livre". New York tornou-se a capital do pequeno estado de mesmo nome e iniciou uma cruzada para restaurar o mundo humano. Ao mesmo tempo, usurpou o papel de guiar a nação e removeu seus oponentes sempre que possível. Frequentemente as novas tropas partem em expedições ao deserto em busca de novos recursos, tecnologias pré-guerra e recrutando pessoas que considerem úteis ao longo do caminho. A própria cidade se tornou um estado policial fortificado, um dos poucos lugares seguros no mundo em ruínas, onde você paga pela paz com a sua obediência.


    08) Neojungle (2012) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/151648/neuroshima-hex-30-neojungle)


    Quando os sobreviventes da humanidade começaram a se ajoelhar após a guerra destrutiva, quando olhavam com medo para o norte no território ocupado por robôs, ao sul uma nova força ameaçadora nasceu, uma força tão forte quanto Moloch, mas não tão dinâmica. Lentamente uma esmagadora selva mutante começou a crescer. Foi impulsionada por um instinto de sobrevivência desgovernado e, a cada ano que passa, devora novos quilômetros de terra dos humanos remanescentes. Ela assimila tudo o que toca, transformando animais e pessoas em animais mutantes e organismos simbióticos, o que lhe permite avançar e destruir a próxima ameaça. Esse enorme organismo verde e feroz se chama Neojungle.


    09) Dancer (fan made, lançada oficialmente em 2012) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/125853/neuroshima-hex-30-dancer)


    O ataque de Moloch aos laboratórios dos Sentinelas teve consequências imprevisíveis: danos às instalações libertaram três criaturas estranhas. Eles são o produto de um projeto secreto de pesquisa genética, com o código "Dancer". Agora, parcialmente insanos e sem controle sobre os seus instintos, as criaturas começam a lutar pela sobrevivência no deserto pós-apocalíptico.



    10) Sharrash (2013) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/138896/neuroshima-hex-30-sharrash)


    Sharrash é uma comunidade misteriosa e bem organizada de ratos mutantes, dotados de inteligência cruel. Eles vivem no subsolo, em túneis e canais das cidades destruídas, junto com humanos degenerados e mutantes que servem o Sharrash. Eles não permitem que estranhos se aproximem deles e defendam ferozmente seus ninhos, e seus combatentes não hesitarão em dar a vida pelo bando.


    11) Doomsday Machine (2013 - Lançada originalmente em 2007 e distribuída como brinde na Essen Spiel) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/152097/neuroshima-hex-30-doomsday-machine)


    Doomsday Machine é uma armadilha mortal e automatizada - um sistema de segurança inteligente que protege uma base secreta escondida nas terras radioativas. Seu algoritmo ordena que destrua qualquer intruso, seja humano, mutante ou uma máquina Moloch. O que poderia estar escondido atrás de um sistema de defesa tão poderoso?


    12) Vegas (2014) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/164171/neuroshima-hex-30-vegas)


    Vegas sentiu os efeitos da guerra em menor grau do que a maioria das cidades dos EUA e é um dos poucos centros de civilização sobreviventes, onde você pode viver com um padrão de vida mais alto do que na maior parte do continente em ruínas. Vegas também se tornou a Meca dos vilões, um lugar onde eles perseguiam o cheiro das possibilidades de ganhar dinheiro. Hoje, todo mundo sabe que em Vegas você pode obter tudo o que deseja, desde que pague o preço certo. A força de Vegas não reside em um exército forte ou armamento pesado, mas na riqueza, programação de máquinas e habilidades de manipulação humana.


    13) Smart (2014) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/165461/neuroshima-hex-30-smart)


    Smart é uma parte de Moloch que atingiu a parte sul do continente onde, após confrontos com humanos, foi isolada de sua origem e encontrou um santuário nas profundezas da Neojungle. A cada dia assemelha-se menos a Moloch. A Smart desconsiderou completamente as diretrizes que até agora foram seguidas pelos cérebros eletrônicos de Moloch e começou a produzir máquinas estranhas combinadas com organismos vivos, incluindo biodroids com capacidade de regeneração e micro robôs funcionando como parasitas equipados com armamento eletromagnético tecnologicamente avançado. A maioria das bases inteligentes está escondida no subsolo e o que quer que aconteça lá fica atrás de um véu de mistério, escondido dos humanos e de Moloch.



    14) Mississipi (2014) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/154607/neuroshima-hex-30-mississippi)


    Em 2050, o rio Mississippi é um esgoto tóxico que é drenado diretamente do interior de Moloch. O rio e suas cercanias, escondidos em meio a vapores venenosos, são conhecidos como o Cinturão da Morte ou Canteiro de Mutantes. Os guerreiros do Mississippi, vestidos com casacos e máscaras de gás, espalham a pior das doenças e venenos. Eles são literalmente imunes a tudo. É certo que eles raramente deixam seu esgoto amado, mas quando esses encrenqueiros resolvem se mexer, você pode ter certeza de que eles vão suportar as contaminações por mais tempo do que você, pois viram praticamente tudo enquanto cresciam perto daquele rio imundo!


    15) Uranopolis (2015) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/172790/neuroshima-hex-30-uranopolis)


    Nas minas de urânio pré-guerra, portando equipamento subterrâneo oculto, as equipes de extração conseguiram sobreviver ao apocalipse e ainda estão extraindo o valioso urânio. Nas décadas seguintes, muitas das máquinas pesadas de mineração foram transformadas em armas mortais e enviadas para defender as fortalezas subterrâneas. Desta forma, uma nova cidade foi fundada: Uranopolis - uma rica cidade mineira, protegendo efetivamente seus tesouros de serem saqueados por vizinhos que estão em apuros.



    16) Death Breath (2016) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/207349/neuroshima-hex-30-death-breath)


    O hálito da morte é um vírus aterrorizante que começou a se espalhar pelos enclaves orientais de Moloch. Infecta todos os seres vivos, transformando-os em bestas sem cérebro e sedentas de sangue. As vítimas desses ataques são infectadas pelo vírus, e assim a praga se espalha. Até agora, a maneira mais eficaz de lidar com os infectados são munições fortes, granadas e um machado afiado.


    17) Iron Gang (2017) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/235320/neuroshima-hex-30-iron-gang)


    Os motores no céu noturno rugem enquanto você assiste as nuvens de poeira vindo em sua direção. Pneus cantam do outro lado da estrada, enquanto centenas de motociclistas destroem qualquer coisa em seu caminho. Eles são seguidos por guerreiros fortemente blindados, intimidando a todos com uma cacofonia de sons metálicos feitos por suas correntes, lançadores de redes e outras armas da guerra pós-apocalíptica.


    18) Sand Runners (2019) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/270850/neuroshima-hex-30-sand-runners)


    Sand Runners são as forças remanescentes que uma vez foram enviadas para enfrentar Moloch no começo... Um bando de malucos que perderam a sanidade naquele tempo. Eles são totalmente descontrolados e tem pouco apreço pelas próprias vidas, mas não se deixe enganar, eles são persistentes. Alguns podem pensar - "bem, mas isso é tudo?" No momento em que as pessoas acreditam que sabem tudo o que há para saber sobre os Sand Runners, as coisas mais bizarras acontecem... coisas inexplicáveis...


    19) Troglodytes (2020) 

    (Fonte: https://portalgames.pl/en/neuroshima-hex-3-0-troglodytes/)


    Após a guerra, os invernos eram quase impossíveis de sobreviver. A geada, a falta de suprimentos e as máquinas mortais... é difícil experimentar algo assim e permanecer humano. As condições difíceis levaram ao canibalismo e a estilos de vida tribais, primitivos, mutantes e mortais. Todo inverno eles migram para o sul e procuram abrigo, comida e pilhagem. Eles atacam com os punhos nus e a mais primitiva das armas: ossos, madeira endurecida, restos enferrujados de ferramentas humanas e porretes envoltos em arame farpado e metal destroçado. Quando as águas estão congeladas, a entrada é fácil, então é melhor dobrar a atenção. O vento gelado não é a única coisa vinda do norte! 



    20) Beasts (2021) 

    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/330654/neuroshima-hex-30-beasts)


    As bestas representam as várias espécies de animais que sobreviveram ao ataque de Moloch. Essas criaturas são extremamente ferozes e têm apenas um objetivo: proteger seu território! As bestas não poupam ninguém, nem mesmo os seus semelhantes. A ferocidade e a ira delas são imparáveis!



    21) Pirates (2022)
    (Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgame/367245/neuroshima-hex-30-pirates)

    Uma bandeira pirata tremulava sobre as ilhas do Caribe onde o Rei Contamination e a Rainha Neo-Jungle governariam. Os gângsteres dos mares têm algumas surpresas para seus inimigos. A nova facção joga com regras inéditas, estendendo o campo de batalha padrão com espaços aquáticos especiais, aos quais apenas os piratas têm acesso. A grande qualidade das peças de batalha permite que eles controlem o ritmo do jogo, o que é crucial ao planejar o local do QG ao longo do jogo. A fraqueza dos piratas é a baixa iniciativa e a falta de resistência, bem como a mobilidade insignificante das unidades não flutuantes.


    OBS: A facção Pirata não pode ser usado ao jogar com as regras do Campo de Batalha Expandido (jogos de 5 e 6 jogadores ou jogos expandidos de 4 jogadores). 



    22) Merchants Guild (2023)
    (Fonte: https://shopportalgames.com/collections/neuroshima-hex/products/copy-of-neuroshima-hex-sharrash...sim, o link está correto apesar de mencionar os Sharrash)

    De onde eles vieram? Ninguém levava a Guilda dos Mercadores a sério porque o que é um exército sem território, sem bandeiras, sem uma horda de bandidos vagando em carros modificados? E ainda assim, quando outro comerciante errante se perde sem deixar vestígios, descobre-se que a sua "Gamble" perdida, a moeda da terra, também pertencia aos seus colegas. Eles usam suas apostas para vingança, para organizar um exército que, sob a sua bandeira, entra no território com uma missão. Você não vai acreditar na rapidez com que as pessoas aprendem a ciência do poder. O poder dos jogos de azar e daqueles que os negociam.



    23) Desert Tribes (2024)
    (Fonte: https://shop.portalgames.pl/neuroshima-hex-desert-tribes)

    O quê? Você pensou que deserto significava uma grande, vazia e silenciosa zona de morte? Para pessoas "convencionais", claro, mas tudo o que faz os recém-chegados deixarem de existir, simplesmente torna os locais mais poderosos. Tenha cuidado com eles — essas pessoas do deserto, tribos das terras devastadas, filhos do calor e da contaminação... todos aqueles que decidiram que a sobrevivência é apenas mais um esporte radical.


    (TRADUÇÕES LIVRES, exceto as das facções Sentinels, Borgo, Moloch e Hegemony que foram extraídas do manual oficial traduzido)



    PROMOS


    Para a galera disposta a dar uma garimpada nas "internets" da vida, recomendo muito que busquem as promos desse jogo maravilhoso, elas realmente acrescentam elementos bem interessantes:


    - Futboliści: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/356049/neuroshima-hex-30-futbolisci 

    - Moloch the Beginning Campaign: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/332854/neuroshima-hex-30-moloch-beginning 

    - ORBITAL: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/247844/neuroshima-hex-30-orbital


    - CARRIERS: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/206551/neuroshima-hex-30-carriers


    - TERRAIN TILES: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/206550/neuroshima-hex-terrain-tiles


    - PROMO *TILE SET 1: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/209510/neuroshima-hex-promo-tiles-set-1

    *Esta promo inclui as promos: Night Hunter, Assassin, Transport Hub, Mad Bomber e Field Generator.


    - CARTAS TÁTICAS (não sei se existe em inglês): https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/176358/neuroshima-hex-karty-taktyczne


    - ARTILLERY OUTPOST "THUNDER": https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/39790/neuroshima-hex-babel13-artillery-outpost-thunder


    - MERCENARIES FROM ALABAMA: https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/93093/neuroshima-hex-30-mercenaries-alabama


    - IRON GANG HEXPUZZLE PACK: https://www.ludopedia.com.br/jogo/neuroshima-hex-3-0-iron-gang-hexpuzzles-pack

    Traz novas cartas para o modo solo (puzzle) e tile bônus para a facção Iron Gang.



    REVIEWS INTERESSANTES NO YOUTUBE



    Por fim, seguem alguns reviews do youtube que acho bem legais para quem quiser saber mais sobre o jogo:



    - https://www.youtube.com/watch?v=D-qHBfYy2Ls - Canal Direto ao Ponto (Português)



    - https://www.youtube.com/watch?v=mDypYKVRa38&t=1263s - Canal Romir Play House (Português)



    - https://www.youtube.com/watch?v=xExIf1txW6g -  Canal GONG (Português)


    - https://www.youtube.com/watch?v=tlNc81dnYQI - Canal Watch it Played (Inglês)

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  • isR34L
    1164 mensagens MD
    avatar
    isR34L09/06/20 22:51
    isR34L » 09/06/20 22:51

    Reconheço o potencial pra quem curta, mas pra mim depois de algumas várias partidas (10 talvez) não me desceu bem. Pra mim era muito frequente "azar" na hora de pegar tiles e só ficar com opções ruins na mão, não sei se falta de planejamento, mas pra um cara que normalmente não se incomoda com sorte, pra esse jogo com conflito tão reto, me pareceu demais da conta.

    E caramba, quantas expansões, e o lore da uma boa partida de RPG. :)

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  • Big_dadd1
    286 mensagens MD
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    Big_dadd109/06/20 22:59
    Big_dadd1 » 09/06/20 22:59

    Uma joia no Brasil que passa despercebida por muitos jogadores que gostam de conflito, controle de área e assimetria.
    Não entendo pessoal bater palma para cada bomba que se lança e esse jogo estar mofando em prateleiras por preços entre 70 a 90 reais lacrado.
    Meu ''abstrato'' favorito, pois apesar de ter essa característica eu vejo jogadores escolhendo fações por estilo e habilidade e isso é algo que poucos abstratos podem se vangloriar!

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  • Big_dadd1
    286 mensagens MD
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    Big_dadd109/06/20 23:08
    Big_dadd1 » 09/06/20 23:08

    isR34L::Reconheço o potencial pra quem curta, mas pra mim depois de algumas várias partidas (10 talvez) não me desceu bem. Pra mim era muito frequente "azar" na hora de pegar tiles e só ficar com opções ruins na mão, não sei se falta de planejamento, mas pra um cara que normalmente não se incomoda com sorte, pra esse jogo com conflito tão reto, me pareceu demais da conta.

    E caramba, quantas expansões, e o lore da uma boa partida de RPG. :)

    Entendo o raciocínio, mas como um amante de Neuroshima Hex devo dizer que é falta de conhecimento tático do jogo. O que mais vejo é jogador iniciante pegar um Hegemonia e lutar contra Os Borgos, ai toma um pau pros Borgos e falar que a facção deles é muito ''forte''. 
    Sim os Borgos são mais faceis de jogar, porém na minha ultima partida eu peneirei de cabo a rabo o HQ dos borgos jogando de Sentinelas. 
    A sorte nos tiles existe sim, mas é facilmente driblada pelo conhecimento do jogo e das facções, coisa que a experiência no jogo traz.

    4
  • guimn
    208 mensagens MD
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    guimn09/06/20 23:15
    guimn » 09/06/20 23:15

    isR34L::Reconheço o potencial pra quem curta, mas pra mim depois de algumas várias partidas (10 talvez) não me desceu bem. Pra mim era muito frequente "azar" na hora de pegar tiles e só ficar com opções ruins na mão, não sei se falta de planejamento, mas pra um cara que normalmente não se incomoda com sorte, pra esse jogo com conflito tão reto, me pareceu demais da conta.

    E caramba, quantas expansões, e o lore da uma boa partida de RPG. :)

    Acho que a variante "mais estratégia" com "regra de reforços" (descrita no manual) melhora bastante o jogo neste sentido. Sem ela eu também acho que a aleatoriedade acabe pesando muito.

    3
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
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    shagrath198709/06/20 23:25
    shagrath1987 » 09/06/20 23:25

    isR34L::Reconheço o potencial pra quem curta, mas pra mim depois de algumas várias partidas (10 talvez) não me desceu bem. Pra mim era muito frequente "azar" na hora de pegar tiles e só ficar com opções ruins na mão, não sei se falta de planejamento, mas pra um cara que normalmente não se incomoda com sorte, pra esse jogo com conflito tão reto, me pareceu demais da conta.

    E caramba, quantas expansões, e o lore da uma boa partida de RPG. :)

    Defina "só ficar com opções ruins"?

    Caso você pegue 3 tiles de ação imediata é possível descartá-los e sacar mais 3 tiles (regra da "Compra Desafortunada") e você pode descartar tudo, caso não goste do que veio, para na próxima rodada sacar novamente 3 tiles. Entendo que isso faz parte da adversidade de um conflito que ocorre entre facções que não necessariamente estão tão bem organizadas.

    Particularmente acho melhor do que o que ocorre com muitos jogos de deck building, mas entendo que possa não agradar a todos os gostos. :)

    2
  • isR34L
    1164 mensagens MD
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    isR34L09/06/20 23:34
    isR34L » 09/06/20 23:34

    Infelizmente não lembro mais bem das regras, só o sentimento e a conclusão que me fez vender. Lembro dessa regra de comprar novas peças quando veio tudo ali do mesmo tipo, mas ainda assim lembro de situações que não tinha nenhum tile de "ataque" e que não se enquadrava nessa regra (não lembro dos tipos de tile).

    Tematicamente faz sentido, mas lembro do sentimento frustrante de não conseguir ir pra frente. AHuahuahu

    Em fim, é fato que tem muito jogo ali pelo seu preço (vendi o meu por 70 pila na época), mas realmente não caiu pra mim, sem contar que lembro que pra mim era um jogo 1x1 mesmo, pq em 4 o upkeep do combate ficava meio trabalhoso demais e em 3... Não lembro. :D

    1
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
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    shagrath198709/06/20 23:40
    shagrath1987 » 09/06/20 23:40

    Eu sei que posso ter comido bola em algumas coisas, fiz as traduções todas em menos de 2 horas, mas tenho certeza que se errei, foi menos do que a Galápagos nos manuais dela :D :D :D :D :D :D

    3
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
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    shagrath198710/06/20 01:01
    shagrath1987 » 10/06/20 01:01

    guimn::
    isR34L::Reconheço o potencial pra quem curta, mas pra mim depois de algumas várias partidas (10 talvez) não me desceu bem. Pra mim era muito frequente "azar" na hora de pegar tiles e só ficar com opções ruins na mão, não sei se falta de planejamento, mas pra um cara que normalmente não se incomoda com sorte, pra esse jogo com conflito tão reto, me pareceu demais da conta.

    E caramba, quantas expansões, e o lore da uma boa partida de RPG. :)

    Acho que a variante "mais estratégia" com "regra de reforços" (descrita no manual) melhora bastante o jogo neste sentido. Sem ela eu também acho que a aleatoriedade acabe pesando muito.

    Obrigado!
    Resolvi complementar citando também essas variantes e a regra da compra desafortunada. 

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  • arthurtakel
    1832 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel10/06/20 08:18
    arthurtakel » 10/06/20 08:18

    O jogo que mais viu mesa no meu grupo. Deve ter visto 10 vezes mais mesa que o segundo jogo mais jogado.
    Partidas rápidas fazem dele uma ótima pedida em todas as jogatinas. 
    Nunca joguei 1 X 1 mas nossas partidas já foram de 4 ou 5 pessoas skirmish e em duplas. Diversão nota 10.
    O preço do jogo base é extremamente barato o que significa que é o melhor custo benefício de todos jogos que já tive. 
    Um jogo assimétrico e extremamente tático. Regras simples mas precisa de maestria para se sagrar vencedor. 

    Aqui utilizamos a regra de comprar 6 tiles por turno e descartar dois. Assim mitiga a sorte. 
    Quanto a não vir tile bom de ataque em algum turno isso só torna o jogo ainda mais legal porque você tem que adotar uma posição e tática de defesa até que venha o tile de ataque que você quer. E isso ocorre também para os outros players. 
    Penso que a melhor configuração não seja a 1 X 1.
    O jogo é controle de área, wargame, assimétrico, interação entre jogadores, compra de tiles, partidas rápidas, regras enxutas, super diversão!

    Quero dar parabéns ao criador do texto. Melhor material que já vi em português sobre o jogo. 

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