Galera;
Muito obrigado pelas respostas, pelas sugestões e análises. Gostaria de responder individualmente cada um porém não é viável. Sintam-se todos agradecidos por aqui.
Eu ainda não joguei nenhum dos dois e pelo que vi do Bärenpark ele tem o esquema de jogar cada um no seu parque e minha galera é do mal. Agora que não dá para jogar tanto mais, porém, cooperativos e jogos sem interação aqui, daqueles de que fica cada um no seu mundinho não cola. O povo gosta de marcação, apontar o dedo na cara e as vezes até morder. Inclusive eu gosto demais do Pandemic, porém minha galera é tão do mal, que em 5, Coup vê mais mesa do que Pandemic + On the brink pelo prazer de avacalhar.
Tudo que vi sobre Bärenpark, me deu a sensação das pessoas ficarem ali no mundinho e o New York tem cara de que marcar e atrapalhar diretamente o adversário é possível. No BGG a nota do Bärenpark é maior porém o nível de complexidade e menor enquanto o New York está respectivamente inverso.
Sobre os puzzle (poliminós), comentaram que no New York não é tão relevante mecanicamente comparado ao controle de área e seleção de cartas. O que me encantou no Bärenpark foi justamente isso, as peças se encaixando ditando o jogo e achei que o New York seria assim.
Sobre as indicações, já tinha procurado sobre o Patchwork, porém jogos para 2 aqui em casa não vale o investimento e acabam ficando bem caros parados na prateleira. Os demais como o Cottage Gardem não conhecia, vou colocar na lista de análises.
Se tiverem mais recomendações podem enviar, vão me ajudar bastante. Obrigado comunidade.