
Como prometido, vamos fazer nossa primeira impressão de uma mesa de Chamado de Cthulhu aonde eu tive o prazer e honra de ser a o Mestre ou o Guardião (Keeper).
Antes de mais nada, uma explicação bem por cima de como funciona as regras.
Em Call of Cthulhu, ou CoC, os jogadores criam Investigadores que serão seus personagens durante a campanha criada pelo Guardião. A campanha pode passar em qualquer data, mas a mais utliziada é a década de 20, década dos contos de Lovecraft.
Os investigadores montam uma ficha detalhada aonde trabalham com seu investigador em seu passado, sua profissão e suas habilidades interpessoais.
Ao contrário do D&D (Dungeons e Dragons), seus personagens não são heróis míticos ou mitológicos, ninguém pe um bárbaro que entra em fúria e sai matando seus inimigos um por um ou um feiticeiro filho de dragões que é extremamente hábil com a bola de fogo. Não, aqui são humanos normais. O mesmo não posso dizer de todos os inimigos, eles vão desde outros humanos normais até deuses antigos. (Estou te vendo Cleitão!)

Ao montar a ficha e gerar os dados necessários o jogador terá que passar por uma série de infortúnios e para tal irão testar suas habilidades, ao contrário do D&D, no CoC você tem um número de sua habilidade que vai de 1 a 99, este número, quando pedido, o jogador irá jogar um dado de 100 lados, ou dois de dez lados, e este valor tem que ser menor que o valor da sua ficha. Se o teste for dificil, tem que ser menor que metade do valor e no caso de praticamente impossível, menor que 1/5. Parece complicado? não é.
Se o jogador tem habilidade de dirigir de 50, qualquer valor menor que 50 é sucesso. Em caso de um teste difícil, este valor tem que ser menor de 25 e menor de 10 no caso extremo. Como seria isso, quem tem um valor de 50 na direção é uma pessoa já acostumada a dirigir, mas não trabalha com isso. Então se precisar fugir na rua com gente, é feito o teste para ver se não se acidenta. Se a rua estiver molhada e de noite? Teste difícil. Extremo? Bem, se o Cthulhu em pessoa estiver correndo atrás da pessoa.... Bem... Aí é outra história.
O qe mais acho interessante neste modelo é que você tem um número para a sua sanidade. Afinal você é uma pessoa normal e esse número vai diminuíndo conforme o jogo vai rolando. Você viu um cadáver? Voce irá faz um teste de sanidade. Esse cadáver se meche? Tem rosto? Ele é um avatar de um deus esquecido? Aí sua sanidade vai embora e você começa a sofrer essas consequencias. Desde desenvolver fobias até ter um surto psicótico e sair correndo sem roupas, ou como ocorreu na nossa sessão, cair sentado chorando (Valeu King).

No Brasil ele foi lançado em financiamento coletivo no Catarse para ser publicado pela editora Terra Incognita. Em dezembro de 2017, surgiu um novo financiamento coletivo pela editora New Order, que obteve o maior índice de apoios já visto na temática com 578% de metas atingidas!
O protagonista também poderá viajar por lugares que não existem neste mundo, representados na Terra dos Sonhos, que pode ser acessada tanto através dos sonhos quanto por conexões físicas com a Terra (inspirado no romance A Procura de Kadath); bem como viajar por outros planetas no espaço sideral (uma constante nos contos de H. P Lovecraft).
Como foi a sessão que jogamos. Se passando em 1925, nossos investigadores tiveram que descobrir porque a filha de um magnata local desapareceu e ir atrás do sequestrador. Coisa simples. e é assim que desanda tudo.
Nas palavras de meu jogador, Everton Menezes:
"Fala Galera, venho aqui dizer como foi a experiência sobre minha primeira sessão de jogo de call of Chutullu, foi um jogo bem divertido, o jogo parece e vai se tornando cada vez mais interessante apartir do momento que comecei a montar a minha ficha, a mecânica dos dados e desafios deixa o jogo integrante e a plataforma roll20 ajudou a deixar a experiência mais imersiva, o mestre soube como utilizar de recursos visuais e auditivos para aumentar a experiência, confesso que houve momentos em que ficava intrigado pensando o que poderia aparecer na próxima jogada. Um jogo divertido e que não deixa de lado o irreal"
Não vou contar muito spoiler, mas essa história envolve mais do que apenas um sequestro dando errado no meio da floresta, ainda mais quando um ser antigo "reside" ali perto e quer se libertar, utilizando de vários motivos e servos para isso. Alguns vivos, outros nem tanto.
Para quem gosta de Lovecraft, suspense ou terror é muito bom o CoC, também é bom quando você quer variar um pouco do tradicional D&D.
Eu estou preparando uma nova mesa, agora quero nos tempo de hoje, no Brasil.

Para quem quer conhecer mais sobre Call of Cthulhu
Nerdcast RPG: https://www.youtube.com/watch?v=fJmmezX2-q8
Basick Attack: https://www.youtube.com/watch?v=Ykk7zXgYN7k
Fogo de Fátima: https://www.youtube.com/watch?v=x0GUAfIiLfs&list=PLMVTEBBvR8MG0OTglSEeygjF44LA4i78k