Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. Catan: O Jogo
  4. Desafio "designer da casa": melhorando Catan, BancoImobiliário, Carcassonne, War

Desafio "designer da casa": melhorando Catan, BancoImobiliário, Carcassonne, War

Catan: O Jogo
  • avatar
    Patanga04/05/20 17:05
    avatar
    Patanga
    04/05/20 17:05
    1197 mensagens MD

    Nada pode melhorar seus pensamentos,

    Salvo a chama-pureza.

    Nada pode melhorar seus sentimentos,

    Salvo a lua-amor.

    Nada pode melhorar suas ações,

    Salvo a árvore-serviço.

    Nada pode melhorar a sua vida,

    Salvo o repouso-morte. 

    Sri Chinmoy, The Dance of Life, part 5, Agni Press, 1973

     
     
    Desafio "designer da casa": melhorando Catan, BancoImobiliário, Carcassonne, War

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/2d36b_118121_m.jpg

    Tem alguns jogos que parecem que não tem jeito.

    Tem outros que são bem legais, mas faltou só uma coisinha ou outra para ficarem perfeitos.
     
    Vou deixar um desafio para você ver como é projetar um jogo, melhorar mecânicas e - claro - se divertir!
     
    Leia um pouco a ideia prática com dois estudos de caso e uma proposta:
     
    O Banco imobiliário parece que não tem jeito, para o meu gosto pelo menos. Nunca na minha vida consegui terminar uma partida.


    War? Uma vez ganhei na primeira rodada, uns 10 minutos. Mas o normal é desistir depois de 3h.
     
    Já o Catan eu acho bem legal, mas fica um problema, que é a aleatoriedade dos recursos. 
     
    O Carcassonne é o mesmo caso - dependendo do que vier na sua mão, só a bola de cristal poderá lhe ajudar.
     
    Como melhoramos o Catan
     
    Mesmo usando 2 dados de seis lados (que ao somar tendem a tirar mais vezes resultados proximos ao 7 e menos próximos ao 12 e 2), às vezes não funciona. Uma vez estávamos jogando em 4 pessoas e só caia 11. A gente tinha se programado para pegar os recursos mais fáceis de vir, mas ninguém conseguia. Em outro jogo, o Ladrão (número 7, o mais provável) não apareceu no jogo inteiro de 2h.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/01da6_123605_m.jpg

     
    Aí inventamos a regra da casa, para mitigar a sorte: todo mundo ganha 1 recurso dentre as suas possibilidades a cada lance de dados. Assim, você ganha algo fixo e mais algo aleatório. Ficou legal, mas acho que foi demais. Aí iteramos essa ideia: só o jogador da vez, que joga os dados, ganha um recurso dentre os disponíveis, e que não pode ser o recurso que os dados fornecem. Agora sim!
     
    O resultado foi que não foi tão frustrante esperar os dados que nunca ajudavam. Além disso, surgiu um outro nível de negociação: se o meu vizinho queria bastante madeira, eu podia pegar uma no meu turno (eletiva) só para trocar por duas pedras dele. E mais ainda: por termos mais recursos (uns 30% a mais em média), o jogo ficou uns 30% mais rápido, jogando em 1h30 ao invés de 2h, que por sinal, acho a duração ideal de um jogo como o Catan. Há exceções, mas em geral os  jogos com 2h me cansa, e mais que 2h só quero que termine logo.
     
    Agora, tem um "caveat": para algumas pessoas, justamente o legal é ficar naquela expectativa dos dados, rir dos outros quando dá tudo errado, etc. Ou seja, por mais que achemos que "melhoramos o Catan", pode ser que o designer até tenha pensado nisso quando o fez, mas sentiu que do jeito mais simples ficava melhor para a proposta do jogo. Além disso, é uma regra menos a ser explicada e a ser lembrada durante o jogo. Ou seja, não existe certo. Existe gosto e propósito. Para algumas pessoas, essa regra que criamos poderia ter estragado o jogo. E tudo bem.
     
    E tem infinitas possibilidades! Que tal jogar três dados na hora dos recursos e escolher dois? Ou jogar um dado amarelo e mais dois vermelhos, tendo que escolher um dentre os vermelhos? Tudo é possível, basta testar!
     
    Como melhoramos o Carcassonne
     
    Todo mundo fica sempre com duas peças na mão. Depois de jogar, pode comprar mais uma peça para completar duas na mão. Ou seja, pode ir preparando o seu turno enquanto os outros jogam, o que diminui o tempo de espera entre jogadas e o tempo total por partida. Além disso, você sempre tem mais uma opção de jogada. Fica mais estratégico, dá até para fazer combos.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/98dce_130454_m.jpg



     
    Mas e o Banco Imobiliário, tem jeito?
     
    Acho que não, mas se ainda tivesse o meu de tempos de criança eu ia testar algo como ser possível jogar 3 dados e escolher dois, colocar uma condição limite para o fim do jogo (x lugares comprados, x dinheiro retirado do banco, etc)
     
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/fa6f0_64000_m.jpg




    Mas e o War, tem jeito?

    Risk Legacy



    Final Thoughts


    E deixo um desafio - que tal mudar mecânicas nos jogos que joga e ver como fica? Melhorou? Piorou? Virou um jogo novo? Dá para inserir uma mecânica de outro jogo nesse jogo? Ou... virou um jogo novo?
     
    Algum designer quer deixar ideias?
     
     
    BONUS CONTENT - STRETCH GOALS DO POST
     
    E tem mais! Segue o bonus content dos stretch goals do post (linguagem do Kickstarter). Perceberam que metade da frase anterior está em inglês? Viu só, você está manjando mais inglês do que pensa! Mas vamos ao que interessa:
     
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/cffcb_122967_m.jpg



    Regra da casa ao jogar Mage Knight - deixar o manual a menos de 30cm de distância. São permitidas pausas de até 20min entre jogadas para ler o manual.
     
    Regra da casa ao jogar Robinson Crusoé - quem morrer tem que guardar o jogo enquanto os outros vão fazer um lanche
     
    Regra da casa ao jogar qualquer jogo do Vital Lacerda - pode fazer jogadas que você esqueceu depois do turno ter acabado e você ver que vai perder o jogo por ter esquecido de fazer uma das ações opcionais que era o objetivo principal da rodada mas você esqueceu no meio de tantas ações (disclaimer: eu adoro os jogos dele, e escrevi o parágrafo inteiro sem vírgula intencionalmente)
     
    Regras da casa jogando Eldritch Horror - quando um dado cai fora da "região escolhida para a rolagem de dados", que normalmente é designada pela conveniência da rolagem, se o resultado for ruim, você pode dizer "caiu fora da área de dados, não vale, vou rolar de novo". Se o resultado for favorável, você não precisa invocar essa regra descabida de perdedor e ladrão.
     
    Regras da casa jogando UNO - tem tantas, mas uma é que você pode jogar uma carta idêntica à última jogada mesmo que não seja a sua vez (idêntica: número + cor) e a rodada continua a partir de você. Vai virar uma partida de Risk Legacy na vida real.

    3
    0
    15

  • Canal

    Veja Também

    O monge e seus brinquedos

    Veja Também

    As laranjas de Trajano – uma historinha boardgamística
    11 regras para o hobby dos jogos de tabuleiro
    ATENÇÃO - NÃO NEGOCIE COM ESSE SUJEITO
    Procura-se professor de High Frontier 4 All (Humor)
    TIME Stories: um review diferente (pictorial)

    Compre agora o jogo Catan: O Jogo na LUDOSTORE
    R$ 278,40 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • Djow_
    2022 mensagens MD
    avatar
    Djow_04/05/20 17:42
    Djow_ » 04/05/20 17:42

    Excelente texto. Particularmente não gosto de house rules, mas isso não me impede de sempre falar da coisas que mudaria em um jogo após o final da partida (se a característica é muito ruim já começo a falar no meio do jogo kkk). Acabo que até elaboro, mas nunca prático.

    Já tendo jogado esse Catan travaaaado aí , gostei da alteração sugerida.

    Essa do Carcassonne já fiz numa partida com a família, como são jogadores bem casuais não se importaram em testar e curtiram o resultado.

    2
  • Patanga
    1197 mensagens MD
    avatar
    Patanga04/05/20 18:15
    Patanga » 04/05/20 18:15

    red_djow::Excelente texto. Particularmente não gosto de house rules, mas isso não me impede de sempre falar da coisas que mudaria em um jogo após o final da partida (se a característica é muito ruim já começo a falar no meio do jogo kkk). Acabo que até elaboro, mas nunca prático.

    Já tendo jogado esse Catan travaaaado aí , gostei da alteração sugerida.

    Essa do Carcassonne já fiz numa partida com a família, como são jogadores bem casuais não se importaram em testar e curtiram o resultado.


    Valeu Djow!

    Sempre honrado pela presença de ilustres exponentes boardgamísticos nos meus textos. E obrigado pelos seus relatos também, sempre acho muito divertido ler!

    E sim, é sempre um teste de autocontrole a gente não ficar já no meio do jogo dando uma de tiozão e falando "essa mecânica tá quebrada, etc"

    3
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas04/05/20 19:36
    Mateus Dantas » 04/05/20 19:36

    Não sou fã de regras da casa. Tenho sempre a impressão de que o autor queria que o jogo fosse da forma que traz o manual, apesar de que essa situação citada no Catan deve ser bem frustrante. No caso do Carcassonne acredito que é esse fato de querer um tile específico e ele não vir ou vir em momento ideal que deixa gostoso, e dois tiles na mão tornaria esse fator mais brando. Eu gosto da presença moderada de sorte nos jogos, traz prazer quando você consegue o que você quer, sensação boa.

    3
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal04/05/20 20:16
    Ovatsug Rednal » 04/05/20 20:16

    Acho que carcassone, no modo extremamente competitivo, que o cara sabe as peças de cor, a sorte não influencia nem 10%. O jogo é bloquear todos os meeples do adversário na mesa.

    Os outros eu até concordo. São poucos jogos q uso house rules e geralmente nao gosto mas não me importo de usar, como é no caso de twilight imperium, que pra mim sem regra dá casa não funciona rs. 

    2
  • gersonlobo
    66 mensagens MD
    avatar
    gersonlobo04/05/20 20:17
    gersonlobo » 04/05/20 20:17

    Tem como melhorar o Banco Imobiliário de forma bem simples, jogando com um baralho ao invés de dados. Cada jogador pega um naipe e usa o número das cartas pra se deslocar o numero de casas representado (valete vale onze, rainha, 12 e rei, 13). O ás serve pra mover uma casa e sair da prisão. Fica bem mais estratégico.

    Essa variante foi proposta no Board Game Remix Kit, uma proposta gratuita de alguns designers pra reaproveitar jogos antigos: https://bgrk.itch.io/the-board-game-remix-kit

    3
  • H4F4
    37 mensagens MD
    avatar
    H4F404/05/20 21:56
    H4F4 » 04/05/20 21:56

    Se quer mitigar a sorte no Catan, pode substituir os dados por cartas, a probalidade dos números será 100% efetiva.

    2
  • dbbf81
    221 mensagens MD
    avatar
    dbbf8105/05/20 01:05
    dbbf81 » 05/05/20 01:05

    Só concordo com House Rules, dos citados, no Uno.
    Sim, os dados no Catan podem ser frustrantes, por isso disponibilizo outros pares de dados pra quando der raiva de algum especifico e ter outras opções

    1
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul05/05/20 07:27
    Ziul » 05/05/20 07:27

    Curti a variante do Catan, esperar um número específico no dado é divertido até certo ponto... Quando chega o momento em que a mesa inteira pegou recursos e você não, acaba ficando meio chato.

    H4F4:: Se quer mitigar a sorte no Catan, pode substituir os dados por cartas, a probalidade dos números será 100% efetiva.


    Daí já acho radical demais, os dados são a falha e a graça de Catan xD

    2
  • Patanga
    1197 mensagens MD
    avatar
    Patanga05/05/20 20:16
    Patanga » 05/05/20 20:16

    dbbf81::Só concordo com House Rules, dos citados, no Uno.
    Sim, os dados no Catan podem ser frustrantes, por isso disponibilizo outros pares de dados pra quando der raiva de algum especifico e ter outras opções

    Sim, muita gente sabe que o problema está no dado em si. Quando eu jogava RPG (D&D) eu tinha um personagem que só tirava 17-18-19-20 no d20. Mas era só esse personagem, um bardo arqueiro. 

    Mas quando li a primeira vez o seu comentário, pensei que você tinha jogado os dados pela janela, e por isso guardava outros dados para substituição.

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
Catan: O Jogo - Desafio "designer da casa": melhorando Catan, BancoImobiliário, Carcassonne, War
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.