2 peças na mão no Carcassonne: ótima ideia. Acho que vou passar a jogar assim a partir de agora.
Sem pensar muito, aqui vão algumas soluções:
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Catan:
Substituir os dados por um deck de cartas - a quantidade de cartas de cada número deveria ser proporcional à probabilidade daquele número sair no dado, para não quebrar a dinâmica do jogo. O deck é reembaralhado depois que todas as cartas acabam. Isso garante que todas as combinações saiam eventualmente, mas não elimina a necessidade de trocas de recursos, pois você não sabe quando virá o número que precisa.

Ou seja, 1 carta com o número 2; 2 cartas com o número 3; 3 cartas com o número 4; 4 cartas com o número 5...
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Banco Imobiliário:
Substituir os dados por um baralho comum de cartas (somente as cartas dos números de 2 a 10 - tirar todas as figuras). Cada jogador começa com 2 cartas, usa 1 por turno e compra 1 no final. O fato de ter somente 2 cartas na mão forçaria o jogador a planejar seu turno e algumas vezes ter que tomar decisões difíceis.
Não "conserta" totalmente o jogo, mas pelo menos torna ele mais estratégico.
PS: Dá pra colocar 1 Coringa no baralho, que seria uma carta de "Vá para a Prisão". Ruim no começo do jogo, mas muito desejável no final.
PS: Dá pra colocar 1 Coringa no baralho, que seria uma carta de "Vá para a Prisão". Ruim no começo do jogo, mas muito desejável no final.
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War:
Difícil de salvar, mas (mais uma vez) eu removeria os dados e tentaria aproveitar o próprio deck do jogo - onde os jogadores, além de poderem usar as cartas para troca por tropas, podem jogar essas cartas para aumentar seu ataque ou defesa (baseado no número de peças no combate), da seguinte forma:
- Jogar uma carta de território dá +1 poder no combate.
- Jogar um número dá aquele número de poder no combate.
Ou seja: um ataque com 3 peças + 1 carta com o número 1 perde de uma defesa de 2 peças + 2 cartas de território (defesa vence o empate).
Um combate tem só 1 round. Quem perder a comparação de poder no combate perde todas as peças envolvidas. Isso deixa o jogo bem mais rápido.
Cada jogador pode jogar até 1 carta por combate. No fim de cada turno de jogador, todos os jogadores repõem suas mãos para 3 cartas. Um jogador pode descartar cartas, mas somente no seu turno (antes de repor a mão).
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PS: Contact me: will game design for food. Who am I kidding? - will game design for the sake of it.