Datado entre 3500 e 3100 antes de Cristo, Senet é provavelmente o jogo mais antigo do mundo, pois até então é o mais antigo já encontrado em escavações arqueológicas. De acordo com hieróglifos e peças encontradas, Senet parecia ser um jogo muito popular no antigo egito podendo ser encontrado em superfícies simples de calcário e até em tabuleiros incrustados com pedras preciosas.
Rainha Nefertari (1290 - 1255 a.C.) jogando Senet
Para se ter uma idéia da importância deste jogo, na tumba de Tutankamon foram encontrados 4 tabuleiros de Senet de diversos tamanhos. Também existem evidências de que este jogo perdurou durante milênios sendo jogado até meados do ano 400 d.C.
Conhecido também como jogo dos 30 quadrados, Senet significa passagem e reflete a religiosidade do povo egípcio com sua transição da vida para a morte. Pouco se conseguiu extrair da história deste jogo e suas regras não são completamente compreendidas, porém ao que tudo indica, o jogo se baseia no caminho que a alma percorre durante a passagem da vida após a morte para a eternidade tentando evitar perigos durante esta viagem e lutando contra as forças do mal e o julgamento de Osíris, o deus dos mortos.
Tabuleiro de Senet inscrito para Amenhotep III (1390 - 1353 a.C.)
Apesar do desconhecimento de suas regras originais, pesquisadores chegaram a algumas regras que supostamente se aproximam do que era jogado no tempo dos faraós e permite que o jogo seja apreciado.
Como dito anteriormente o jogo é composto de 30 casas quadradas, e estas são dispostas em três fileiras de dez quadrados formando o tabuleiro de Senet. Para jogar, cada jogador recebe 5 peões que são colocados de forma intercalada no início do tabuleiro. Para ditar a movimentação dos jogadores, 4 palitos são usados como dados. Estes palitos possuem duas faces, uma mais clara e outra escura, e de acordo como caem ao serem jogadas é que se contam quantas casas um peão pode se mover.
Seguindo um movimento de S pelas linhas, o objetivo do jogo é sair com todas as suas peças do tabuleiro antes de seu oponente evitando ataques e fugindo das armadilhas do tabuleiro.
As regras oficiais para o Senet nunca foram descobertas, e portanto tudo o que se tem até hoje é baseado em suposições e trechos de explicações encontradas em papiros e desenhos em tumbas. Vários pesquisadores pelo mundo deduziram suas próprias regras, e assim, jogadores tentam convergir para um conjunto de instruções que tornam o jogo jogável. Uma votação no fórum da Board Game Geek levantou quais eram as regras mais utilizadas pelos jogadores, e é baseado nestas regras que vou apresentar Senet para vocês.
Em Senet você está competindo com seu adversário em uma corrida para chegar ao Duat, o submundo dos mortos, evitando os perigos pelo caminho da passagem da vida após a morte. O jogador que remover todas as suas peças do tabuleiro primeiro vence o jogo. Sem mais enrolação vamos ao setup e às regras.
O jogo possui 10 peões, 5 em formato de carretel e 5 no formato de um obelisco. Estes devem ser posicionados no tabuleiro de forma intercalada iniciando com o peão em formato de obelisco no espaço 1 como mostra a foto abaixo.
Sim.. este jogo me fascinou tanto que acabei modelando e imprimindo em 3D pra mim.
O obelisco será controlado pelo primeiro jogador, que será determinado pelo resultado obtido nos palitos, que são os dados do jogo. Senet possui 4 palitos com duas faces: uma branca e uma marrom, e ao jogar estes palitos, como fazemos com os dados, as cores que estiverem viradas para cima determinam o resultado como se segue:
Se houver 1 cor branca para cima, o resultado será 1;
Se houver 2 cores brancas para cima, o resultado será 2;
Se houver 3 cores brancas para cima, o resultado será 3;
Se houver 4 cores brancas para cima, o resultado será 4;
Se houver 4 cores pretas para cima, o resultado será 5;
O jogador que tirar o número 2 primeiro inicia o jogo e deve lançar os palitos novamente para determinar o número de casas que deve se movimentar. Resultados de 1, 4 e 5 garantem um turno adicional para o jogador, caso contrário o mesmo deverá passar a sua vez.
O movimento pelo tabuleiro segue um caminho em S como é visto na imagem abaixo, e o jogador deve escolher uma de suas 5 peças para movimentar o número de casas indicadas pelo resultado dos palitos, desde que seja um movimento válido. Caso contrário deve passar a sua vez.
Quando uma peça de seu adversário estiver sozinha ela pode ser atacada, portanto se você cair na mesma casa que um adversário você ataca a peça dele e elas trocam de lugar. Não podem haver duas peças em um mesmo espaço de tabuleiro e sempre que houverem 2 ou mais peças adjacentes do adversário, as mesmas não podem ser atacadas e nem ultrapassadas.
O tabuleiro possui 6 casas especiais, são elas:
A casa da ressurreição (espaço 15): é nesta casa que o jogador volta caso caia na casa da água. Neste momento se houver outro peão nesta casa, este é banido para a casa de número 1. A casa da beleza (espaço 26): ponto de parada obrigatória no jogo. Todas as peças devem parar na casa da beleza antes de seguir para a saída do tabuleiro. Nesta casa a peça não pode ser atacada. A casa da água (espaço 27): caso caia na casa da água sua peça é movida para a casa da ressurreição. A casa das 3 verdades (espaço 28): ao cair nesta casa você só sairá dela ao tirar o número 3 nos palitos. Nesta casa a peça não pode ser atacada. A casa de Atum-Rá (espaço 29): ao cair nesta casa você só sairá dela ao tirar o número 2 nos palitos. Nesta casa a peça não pode ser atacada. A casa final (espaço 30): caso caia nesta casa você deve aguardar 1 turno e sua peça pode ser removida do tabuleiro. Nesta casa a peça não pode ser atacada.
E com essas regras você já pode jogar Senet! Agora vamos dar uma olhada nas probabilidades e ver algumas estratégias possíveis para o jogo.
A estratégia principal do jogo é colocar mais de uma peça em sequência para bloquear o seu adversário e para isso temos de ficar atentos nas probabilidades dos palitos (se quiser saber mais sobre a probabilidade dos dados clique aqui). O valor mais frequente nos palitos é o 2 com a probabilidade de 6/16. Os números 1 e 3 vêm em segundo lugar com a probabilidade de 4/16, e, por fim, os número 4 e 5 com a probabilidade de 1/16.
Por causa desta probabilidade desigual entre os números, é vantajoso manter espaços de 1 ou 3 casas entre as suas peças e as de seu oponente. Melhor ainda se forem espaços de 4 ou 5. Da mesma forma é bastante perigoso deixar suas peças a 2 casas de distância de seu oponente.
Veja um timelapse de uma partida de Senet!
Com tudo isto em mente acredito que agora você pode jogar Senet com seus amigos e se divertir como os faraós no antigo Egito. Muito obrigado e até breve!
Não deixe de conferir o nosso Podcast, o CorujaCast. Temos também um grupo no WhatsApp, uma comunidade com um bate-papo totalmente informal e despretensioso sobre jogos de tabuleiro, regado a bom humor e informações duvidosas.
Muito lega este post heim?? Parabéns!
Gosto deste jogo, tem várias versões digitais por ai.
outro que acho bem legal também é O Jogo Real de Ur.
Ficaria da hora um post também!
Abraço!
edfcastro:: Muito lega este post heim?? Parabéns!
Gosto deste jogo, tem várias versões digitais por ai.
outro que acho bem legal também é O Jogo Real de Ur.
Ficaria da hora um post também!
Abraço!
Sim! Antes de imprimir joguei bastante online! O Royal Game of Ur está na fila da redação. Em breve farei um artigo sobre ele e sobre o Hounds and Jackals. Obrigado!!