Por Edward Woods
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1415144/first-impressions-after-6-plays
Eu joguei 6 jogos de
New Salem, todos com cinco jogadores e até o momento tem sido um sucesso.
New Salem é um jogo de papéis ocultos com os jogadores sendo Colonizadores Puritanos ou Bruxas. Ambos estão tentando construir uma vila jogando cartas que representam construções. As construções em si são divididas em conjuntos que geram pontos para os jogadores de acordo com suas condições individuais de vitória e que podem fornecer tanto esperança quanto desespero. As Bruxas precisam colocar certa quantidade de cubos de desespero até o final do jogo para vencer; se elas falharem os Puritanos vencem. Assim que um time vencer, cada membro do time conta pontos para ver quem é o vencedor individual.
Deixe-me dizer brevemente porque acho que este jogo funciona tão bem.
Primeiro
O jogo é curto, nenhuma de nossas sessões durou mais do que 30 minutos. Agora, esta duração curta do jogo em si não é necessariamente uma qualidade que eu valorizo bastante, muitos de meus jogos favoritos são realmente bem longos, mas é importante que um jogo não se alongue mais do que o necessário.
New Salem não faz isso. O jogo tem um número fixo de rodadas, em que após o término os personagens são revelados e os pontos são contados. Os turnos são rápidos já que os jogadores vão selecionando as cartas de maneira muito similar ao
7 Wonders. Alem disso, durante a fase de eventos do jogo enquanto as negociações aconteceram, elas nunca chegaram a enrolar muito. Cada carta de evento tem um custo de esperança (recurso) e se você puder pagar este custo você mesmo, você pode temporariamente pausar a ação e comprar o evento. Se você não tem esperança o suficiente, precisará pegar com outro jogador, mas aqui está a pegadinha, você pode pedir esperança para realizar um evento específico, como uma limpeza para remover cubos de desespero, mas quando estiver com a esperança em mãos usar para um propósito completamente diferente.
Segundo
Eu gosto de jogos com papéis ocultos de traidor em que você pode deduzir através das mecânicas do jogo quem é e quem não é traidor, só para ficar preso no metagame psicológico assim como em
Werewolf. Entretanto, aqui é um pouco mais complicado devido às condições individuais de vitória de cada um que podem colocá-lo em desacordo com seus companheiros de equipe, ou fazer com que suspeitem de sua aliança.
Terceiro
Este jogo é muito engraçado. Em um de nossos jogos os dois jogadores de Bruxa se viram julgando um ao outro num caso de confusão de identidade. Foi muito hilário.
Quarto
A arte e o design realmente me chamaram atenção. Cada conjunto é feito de três cartas de construção nas quais quando colocadas uma perto da outra formam um lindo panorama. O design dos personagens também é muito atraente e apropriado tematicamente. Halloween é um de meus feriados favoritos e este é um típico jogo em uma jogatina em noite de Halloween.
Minha única preocupação sobre o jogo é sua adaptabilidade para menos jogadores, apesar de eu ter jogado somente com cinco, então não posso dizer com certeza. Eu realmente estou ansioso para experimentar este jogo com uma mesa cheia de 8 jogadores, acho que será muito divertido.
Enfim, se você está procurando por um jogo divertido e rápido de papéis ocultos, que combine seleção de cartas e coleção de componentes, eu recomendo que experimente
New Salem.
Traduzido por HighDensity