Mestre Guerra::FCL84::Mestre Guerra::Ótimo texto!
O principal motivo de se utilizar o ranking para escolha dos jogos é a falta de tempo, dinheiro e acesso aos jogos para se fazer uma boa garimpagem. A dedicação ao Hobby para se achar algumas pérolas em meio a tantas opções é algo raro e inviável para a maioria dos colecionadores, sendo que já somos um nicho pequeno.
Entre meus jogos favoritos com pior ranking está o Horse Fever.
https://boardgamegeek.com/boardgame/58110/horse-fever
Com ranking abaixo do 1.500º, hoje em dia nunca o compraria pelos meus critérios atuais de escolha, mas é o jogo mais antigo de minha coleção, com o maior número de partidas, e sempre que o apresento a alguém é aprovação certa.
Um dos seus critérios de escolha é estar no Top 1.500 do BGG??????
Eu utilizo bastante o ranking como critério de escolha, pois não tenho os recursos que mencionei para ficar garimpando. Por estar no 1500º no Ranking, HF é um jogo que atualmente não compraria e perderia uma boa oportunidade.
Acredito que o tempo que vc gasta acompanhando o ranking do BGG, que seja apenas o Top 100, é o mesmo que vc gasta buscando informações de outras fontes.
Eu entendo seu ponto. Pegar o Top 5k do BGG, abrir um por um, ir olhando conteúdo, avaliações, reviews e tal, isso gasta tempo, muito tempo.
Mas existem outras fontes de informação que são tão rápidas quanto consultar o Top 100 do BGG, ex: consultar notas de usuários que vc considera gurus aqui na Ludo. Faço isso direto. Antes do
marciusfabiani ir morar em Ameritrash Town, se ele colocasse nota 8 (ou mais) em um jogo, já colocava na minha wishlist.
E dinheiro acho que é o contrário. O preço dos jogos fora da hype, na média, é muito mais barato que do Top 100, difícil é conseguir trazer eles pro Brasil.
Mas, no final das contas, se, com seus critérios de avaliação, vc está acertando mais do que errando, é isso que importa, continue comprando e jogando e sejamos felizes. Ou seja, estou dando pitaco em coisa que não deveria hehehe, me desculpe