isR34L::Quando se fala em script, acaba soando bem pesado, mas eu senti essa vibe do "script", pela questão de você olhar seu tabuleiro e ter que, na minha experiência, seguir ali o melhor combo natural de ações (já que tu não pode repetir a mesma ação, e uma ação gera recurso útil pra próxima). NESSE sentido, ele me passa a vibe "scriptado", bem entre aspas, já que na real pra mim seria "sentimento que o jogo ta empurrando pra decisão que tende a ser a mais otimizada".
Claro que isso existe em menor/maior escala em qualquer jogo de otimização de pontos (A.K.A quase todos), mas no Scythe me é especialmente gritante. @red_djow qual a tua conclusão?
o.o
Jow vc me acordou de meu sono profundo pós-smoked brisket pra isso? 4 paginas de mimimi, haters e Scythe-fags? É disso que eu gosto, vamos lá! (Tô zoando pessoal, li os comentários da turminha com o maior respeito)
No BGG é bem comum ver gente postar literalmente scripts pra vencer o mais rápido, coisas tipo "nórdicos patriotas 15 turnos". Dependendo da qtde de player e do próprio metagame do grupo, isso vai funcionar sim. Aqui nosso grupo jogava geralmente em três pessoas, com aquele mapa enorme era muito comum o mesmo jogador vencer sempre. O cara conseguia fazer essa mesma análise que os caras do BGG fazem, mas em tempo real na cabeça dele, e tirava vitórias humilhantes. Claro que esmere puxava pra uma estratégia turtle, mas uma hora ficou chatinho ver o mesmo cara sempre levar a vitória por muito.
A expansão do Tabuleiro Modular veio pra solucionar bastante disso, alem de reduzir o tamanho do mapa e evitar jogadas ensaiadas, ele tb faz um draft muito massa de facção e local inicial. Como já cantei a pedra, a Edição de aniversário de cinco anos do Scythe já vai vir com o mapa Modular por padrão.
Mas no resto galera, concordo com os que falaram que o jogo demora a cair nessa mesmice, depende muito de grupo, quantidade de jogadores, e repetir o jogo. Vai ser um caso diferente para cada um.por exemplo, no Scythe na Steam eu aplicava os scripts da comunidade contra os bots e conseguia algum sucesso, mas nunca testei contra humanos (que são muito mais traicoeiros).
Ao criador do topico, recomendaria deixar esse comentário negativo de lado e procurar sobre as partes boas do jogo tb.