É a primeira vez que abro um tópico. Geralmente só acompanho e raramente me manifesto.
Antes de entrar direto no assunto uma rápida descrição minha para o pessoal se situar de quem fala. Sou profissional liberal, praticamente cinquentão, que joga os ditos tabuleiros modernos a uns oito ou nove anos, salvo engano, sendo que sou da geração Catan/Carcassonne da Grow, e do Último Grande Campeão e Vale dos Monstros, lá do início da Galápagos. Mas não sou hard core, não sei nome de designers (não me importo), não ligo pra saber qual a mecânica, se é euro, amrietrash, se é leve, médio, pesado, meio-pesado, peso pena ou mosca. Jogo pelo prazer de jogar e encontrar os amigos. Mas tenho as minhas preferências de jogos, principalmente daqueles que não gosto, e não se enquadram num tipo específico. Se não gostei, não gostei, e pronto; não fico me justificando sobre o que não me agradou.
Assim vamos à treta. Tenho a impressão de que existe um receio de fazer críticas, mesmo quando vejo tópicos e vídeos onde o assunto é crítica sobre jogos. É comum o pessoal falar em "Não gosto desse jogo, mas sei que ele é bom", "Odeio esse jogo, mas ele é bem feito", "Nunca mais jogo isso, mas reconheço que é bom". Antes que o pessoal me jogue pedra, pois nesse mundo de board game as reações se parecem muito com a velha questão política, religião e futebol.
Assim lanço meu questionamento. Se você não gostou, como pode achar que algo é bom? Um comparativo rápido: alguém não gosta de determinado alimento (exemplo: buchada, dobradinha, ou seja qual o nome em uso na sua região), afirma que não gosta, mas diz que reconhece que é bom. Dito isso, não importa a qualidade nutricional do alimento, o sabor te desagrada então, PARA VOCÊ, ele não presta, simples assim. É gosto pessoal e pronto.
O que me parece é que existe um medo de criticar determinados jogos, principalmente aqueles que tem uma hype muito grande, que tem (normalmente) valores de venda altos e que estão com um rank muito alto no BGG ou aqui na Ludopedia. Mas não vejo o mesmo cuidado em criticar jogos que não tem a hype tão grande ou menos ranqueados. Parece existir um receio de ofender quem pagou 400, 500 reais, ou jogos com alto ranking. Dessa forma o cidadão, não querendo levar pedrada, fala que detesta tal jogo, mas reconhece suas qualidades, a mecânica, a caixa, os componentes, blá-blá-blá.. É a mesma coisa que se dizer que detesta quiabo, mas reconhece as qualidade nutricionais do troço.
Então, na MINHA OPINIÃO (e a sua não precisa coincidir com a minha, ou vice-versa), se o jogo é chato, tedioso, não gosto, nunca mais jogo, etc, então ele é ruim, pronto. Meias palavras são só uma forma de minimizar as críticas pra que o outro não fique chateado. Se alguém não gostar do que você gosta, meu compadre, sinto muito. Não é porque muitos falam isso que é verdade absoluta. Querem um exemplo das verdades? De um lado do país, o regime militar foi extraordinário, fantástico. do outro lado, com a esquerda, nunca antes esse país conseguiu tanta coisa. A intenção não é promover debate político, é mostrar que opinião todo mundo tem, e sempre acha que a sua é melhor, e por isso deve ser imposta!
Assim se não gosta do jogo, pronto, não gosta porque não lhe apeteceu. Se é demorado demais, difícil demais, peças demais, peçlas de menos, turnos de mais ou de menos, não importa. Você simplesmente não gostou.
Isso era um negócio que eu estava com vontade de expor faz tempo. E pra não piorar a tensão, não vou nominar jogos. Se alguém se sentir ofendido e postar nome de jogo, o faz por sua própria conta (e brio ofendido). E que venham as pedradas!
