Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Cooper Island
  4. Cooper Island e como bons jogos podem ser cansativos

Cooper Island e como bons jogos podem ser cansativos

Cooper Island
  • avatar
    Lpporto26/11/19 08:00
    avatar
    Lpporto
    26/11/19 08:00
    889 mensagens MD

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/35f3b_48vpes.jpg

    Eu acredito que, a partir de um certo repertório de jogos, o jogador começa a buscar relevância nas novas aquisições. Por que eu devo manter esse jogo na minha coleção é a pergunta que eu sempre faço. Seria esse mais do mesmo? No próprio texto de Maracaibo, de semana passada, eu digo que parte da qualidade do jogo passará despercebida pelo fato de que, muitas daquelas mecânicas já estão presentes em outro jogo. E é aí que começa a discussão sobre Cooper Island.

    Cooper Island é um jogo que me chamou bastante a atenção na lista pré-Essen devido o fato de que ele apresenta algumas dinâmicas diferentes e interessantes. A mecânica básica é uma alocação de trabalhadores, mas o que se dá a partir dela, é quase tudo original. Grande parte do jogo está em colocar tiles na sua ilha para produzir recursos. É um esquema interessante pois os recursos só são produzidos ao se colocar um tile e nunca mais produzem de novo até que um novo tile entre por cima (e apenas esse novo produz algo). Dessa forma, você vai empilhando montanhas de tiles um sobre os outros como forma de obter recurso durante o jogo. 

    Mas o mais interessante, não é nem só isso. Acho bacana também, que cada recurso, tem valor igual ao da altura da sua pilha. Ou seja, um cubo num tile com 2 de altura, vale 2 daquele recursos. Se tiver num tile de altura 6, aquele único cubo vale 6 recursos e isso escalona de uma maneira bem bacana no jogo. E para melhorar a estratégia e decisão, cada vez que você usa esses recursos para construir algum prédio ou estátua que será a origem dos seus pontos, este precisa, obrigatoriamente, ser construído no tile mais alto da sua ilha. Desta forma, o que lhe dá ponto, sempre lhe tira a sua principal fonte de recursos. E esse trade off, e timing saber quando tirar recurso dos tiles e quando tirar pontos dele, é muito, muito bacana. Mas vem com um porém.

    Cooper Island, é um jogo bem apertado. Você tem muito poucos recursos e menos trabalhadores ainda. São apenas 2 no início do jogo, e 5 rodadas por partida. Sem contar que cada trabalhador, precisa ser alimentado a cada rodada(Agricola Feelings). Você tem então, que pensar muito bem no que fazer, pois qualquer erro pode ser fatal. Uma partida de Cooper Island estamos falando de apenas 25 a 35 pontos por jogador no final do jogo. É muito pouco para desperdiçar 1 que seja. E é aí que Cooper Island tem a origem os seus problemas.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/ecb12_48vpes.jpg

    Por ser um jogo muito apertado e cheio de decisões precisas e, de certo modo, diferente de outros jogos, você gasta muito tempo pensando, de forma cirurgica, em o que vai fazer com cada trabalhador e como vai gastar cada recurso. E isso gera um downtime e uma analysis paralysis bem forte no jogo. Você sai do jogo com uma sensação quase que de cansaço mesmo, como parte do seu cérebro ficou entregue ali naquela partida. E nem adianta pensar com muita antecedência pois o cenário muda até chegar na sua vez de novo.

    Veja eu estou acostumado a jogar jogos médio/pesados. Jogos como Lisboa, Feudum, Through the Ages, Twilight Imperium entre outros. Mas mesmo assim, poucos jogos sugam minha energia cerebral como Cooper Island. Não que ele seja o mais difícil ou mais complicado que já joguei. Ele apenas exige que eu otimize mais cada ação e isso cansa. 

    No entanto, Cooper Island é original até na maneira de ganhar ponto, pois, ao fazer isso, você na verdade, anda com um dos seus barcos, entre bancos de areias que lhe vão dando novos bônus. E cada ponto que você ganha você precisa decidir com qual barco andar (são 2 por jogadores) e qual bônus ganhar. E cada punição que toma, ganha uma âncora, que prende seu barco que precisa agora, gastar o próximo ponto que ganha para retirá-la e permitir que continue navegando.

    E é aí que eu tenho um certo dilema com Cooper Island. Se por um lado, ele exige de mim mais do que eu gostaria de planejar em um boardgame, cujo intuito final, é me divertir, por outro, ele me permite fazer escolhas e decisões que são sempre significativas, diferentes e com sensação de originalidade me prendem ao jogar um boardgame. 

    Seria simples demais dizer que o jogo é ótimo (e é!), fantástico, original e recomendar a todos. Também seria simples demais dizer que ele é demorado, que se gasta muito tempo esperando o adversário otimizar a jogada e que ele frita tanto o cérebro que chega a cansar um pouco. Mas ambas as coisas são verdade e é aí que está o dilema de Cooper Island. Até que ponto uma coisa compensa a outra?

    Por enquanto, os prós tem sido maiores que os contras pra mim. Entendo todos aqueles que, por causa dos problemas citados aqui, desistiram do jogo. Também entendo quem amou ele de paixão e achou o melhor jogo do ano. O jogo dá justificativas para os dois lados. Pra mim, até agora, é um jogo que entrega uma jogabilidade única, muito interessante, e que, apesar dos pesares, tenho vontade de jogar de novo. E isso pra mim, tem sido suficiente, até agora, para mantê-lo na coleção.


    ********************************
    Red Meeple Blog, agora com reviews em vídeos curtos no Instagram TV @redmeepleblog

    ********************************
    E se quiser ler mais textos nossos, se inscreva e siga a gente para receber notificação quando tiver novas atualizações. 
    Veja abaixo os últimos textos do Red Meeple Blog

    E muitos outros textos que você pode encontrar aqui

    Maracaibo e a Reciclagem de Alexander Pfister
    Terra Mystica Merchants of the Sea: a modernização de um clássico
    Barrage e o encontro de Brass com Banquete a Odin
    Essen Spiel e a Disneylandia dos Gamers
    Ragusa e a estratégia dos jogos elegantes
    Tapestry, e as super produções dos board games


    6
    0
    52

  • Canal

    Veja Também

    Red Meeple

    Veja Também

    Expeditions e a Disneylização dos boardgames
    Homem Batata e meus jogos de vaza favoritos
    CloudAge e a preguiça de Alexander Pfister
    Exit - O jogo que mudou a minha vida!
    Fury of Dracula e a modernidade dos designs antigos

    Compre agora o jogo Cooper Island na LUDOSTORE
    R$ 202,50 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • Sven
    1298 mensagens MD
    avatar
    Sven26/11/19 09:05
    Sven » 26/11/19 09:05

       Gosto de jogos pesados, médios e leves. No entanto, independentemente do jogo, quando os jogo gosto de ter a sensação de que estou me divertindo e não tendo que trabalhar e/ou me desgastar a esse ponto que você falou. Para mim este jogo não serve. Volto a dizer, os jogos novos para mim não estão tendo valor algum. Continuo comprando os mais antigos. Já tem 3 anos que o bolso nem coça para comprar um jogo novo. Mas, no ano que vem, certamente, comprarei o Mundus Imperial.

       Eu gosto dos seus textos, são bem escritos, obetivos e bem explicativos mas evito lê-los com frequência porque toda vez que vejo a sua foto me sinto ofendido. É como se você estivesse me mandando calar.

    Até.

    Rodrigo.

    8
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto26/11/19 09:12
    Lpporto » 26/11/19 09:12

    Sven::   Gosto de jogos pesados, médios e leves. No entanto, independentemente do jogo, quando os jogo gosto de ter a sensação de que estou me divertindo e não tendo que trabalhar e/ou me desgastar a esse ponto que você falou. Para mim este jogo não serve. Volto a dizer, os jogos novos para mim não estão tendo valor algum. Continuo comprando os mais antigos. Já tem 3 anos que o bolso nem coça para comprar um jogo novo. Mas, no ano que vem, certamente, comprarei o Mundus Imperial.

       Eu gosto dos seus textos, são bem escritos, obetivos e bem explicativos mas evito lê-los com frequência porque toda vez que vejo a sua foto me sinto ofendido. É como se você estivesse me mandando calar.

    Até.

    Rodrigo.


    Rs. De fato nunca pensei assim na foto mas vc tem razão. Vou mudar

    3
  • Tiellet
    195 mensagens MD
    avatar
    Tiellet26/11/19 09:31
    Tiellet » 26/11/19 09:31

    Sven::Eu gosto dos seus textos, são bem escritos, obetivos e bem explicativos mas evito lê-los com frequência porque toda vez que vejo a sua foto me sinto ofendido. É como se você estivesse me mandando calar.

    Até.

    Rodrigo.

    Eu jurava que era exatamente o objetivo da foto.

    3
  • thyranicus
    666 mensagens MD
    avatar
    thyranicus26/11/19 09:36
    thyranicus » 26/11/19 09:36

    Sven::   Gosto de jogos pesados, médios e leves. No entanto, independentemente do jogo, quando os jogo gosto de ter a sensação de que estou me divertindo e não tendo que trabalhar e/ou me desgastar a esse ponto que você falou. Para mim este jogo não serve. Volto a dizer, os jogos novos para mim não estão tendo valor algum. Continuo comprando os mais antigos. Já tem 3 anos que o bolso nem coça para comprar um jogo novo. Mas, no ano que vem, certamente, comprarei o Mundus Imperial.

     

     Essa palavras refletem exatamente o meu sentimento ultimamente... bem dito man! ;)

    3
  • Sven
    1298 mensagens MD
    avatar
    Sven26/11/19 09:47
    Sven » 26/11/19 09:47

    Lpporto::
    Sven::   Gosto de jogos pesados, médios e leves. No entanto, independentemente do jogo, quando os jogo gosto de ter a sensação de que estou me divertindo e não tendo que trabalhar e/ou me desgastar a esse ponto que você falou. Para mim este jogo não serve. Volto a dizer, os jogos novos para mim não estão tendo valor algum. Continuo comprando os mais antigos. Já tem 3 anos que o bolso nem coça para comprar um jogo novo. Mas, no ano que vem, certamente, comprarei o Mundus Imperial.

       Eu gosto dos seus textos, são bem escritos, obetivos e bem explicativos mas evito lê-los com frequência porque toda vez que vejo a sua foto me sinto ofendido. É como se você estivesse me mandando calar.

    Até.

    Rodrigo.


    Rs. De fato nunca pensei assim na foto mas vc tem razão. Vou mudar

    Agora sim! A foto ficou bem melhor! Obrigado pela alteração.

    3
  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra26/11/19 10:24
    Mestre Guerra » 26/11/19 10:24

    Haha, também achava que o objetivo da foto era pedir silêncio, mas não de forma desrespeitosa, mas como se estivesse em uma mesa barulhenta e novos jogadores e o silêncio fosse necessário para explicação do jogo.

    Sobre bons jogos cansativos, também estou com receio em adquiri-los. Teotihuacan: City of Gods já entrou e saiu da minha wish list mais vezes que qualquer outro jogo por conta disso.

    2
  • rivaben
    404 mensagens MD
    avatar
    rivaben26/11/19 10:46
    rivaben » 26/11/19 10:46

    ótimo review como sempre!

    Eu já sou o oposto do que o pessoal comentou aqui. Gosto demais desse desafio cerebral que derrete o cérebro... estes jogos, para mim, são épicos: termino a partida e fico pensando, pensando e pensando no jogo. Isso se soma muito à experiência do jogo em geral e, para mim, é um super ponto positivo.

    A única coisa que me assusta um pouco é a questão da AP. Eu acho muito chato ficar esperando o outro pensar na jogada mais otimizada da vida, principalmente quando não tenho muito o que pensar no meu jogo (pq já decidi o que fazer ou pq quando chegar na minha vez o jogo já vai ter mudado horrores).

    Isso me preocupa um pouco, mas não a ponto de me tirar a vontade de jogar. Não vejo a hora de testar o Cooper Island :)

    3
  • viniciusjf
    2702 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf26/11/19 10:49
    viniciusjf » 26/11/19 10:49

    Excelente a sua análise do jogo.

    1
  • Paulo Hamilton
    15 mensagens MD
    avatar
    Paulo Hamilton26/11/19 11:46
    Paulo Hamilton » 26/11/19 11:46

    Ótimo texto, Luís, como sempre. Joguei com você o Cooper Island e, apesar de ter me enrolado uma ou duas vezes com algumas regras, gostei muito do jogo. Realmente é um quebra cabeças, mas achei muito original e interessante a utilização de mecânicas tão comuns quanto colocação de tiles e alocação de trabalhadores. Não senti tanto o problema do AP e fiquei curioso com as possibilidades e caminhos que o jogo apresenta. Olha que costumo gostar de jogos com tema e não curto muito jogos que só primam pelo Brain Burnner, mas terminei este jogo com vontade de jogar de novo.
    Quando quiser ocupar novamente a ilha do Copper, pode contar comigo. rs
    Abs!

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Cooper Island - Cooper Island e como bons jogos podem ser cansativos
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.