Apesar do kennespiel des Jhares ser uma premiação destinada aos jogos "experts" e o Spiel des Jhares aos jogos familiares é, também, importante compreender algo que está mais vinculado a "uma espécie de missão do prêmio e não analisá-lo fora de seu contexto espacial", que é em parte o mercado Alemão (e seu significado para eles). E um dos pontos que já foi bastante debatido é especialmente isso, qual é a função da premiação. E um dos argumentos mais coerentes é que o prêmio tem como pano de fundo a ideia premiar jogos que contribuem para popularização da atividade de jogar. Por tanto, não é viável que esperemos que jogos que, de fato tem mais camadas de complexidades, como o Lisboa, Project Gaia, Anacrhony, etc venham a vencer esse prêmio (não que alguém tenha os comparados nesse post, mas utilizo-os aqui como parâmetro) .
Hoje em dia, o Spiel des Jhares está num limiar entre o Family e um party game e o Kennespiel entre um familly e um jogo para jogadores experientes, justamente porque em ambos os casos uma das metas da premiação é a divulgação e ampliação da atividade de jogar. Não estou dizendo que não há questões de mercado, consumo, lucro, predileção de designer, mecânicas, temas, e etc envolvidos na questão. E vendo por esse ângulo é perfeitamente aceitavel e compreensivel o The Quarcks of Quedlinburg ter vencido a disputa pela premiação.
Por outro lado, se o jogo vier será ótimo, há públicos para todos os jogos. E caso alguém não goste, a decisão é ainda mais simples, é só não comprar e o problema está previamente resolvido. E esse é ponto em que agradaria gregos e troianos, o usuário que criou o post poderia comprar e quem não gosta simplesmente ignora.