Guy de Lombard ::Talvez parte da resposta à questão do porque se jogam videogames antigos mas não jogos de tabuleiro antigos seja o hardware. Os games dependem do console e os designers exploram ao máximo a capacidade deles e precisam lidar de maneira criativa com as limitações impostas por eles. Por si só é interessante visitar esses jogos para entender justamente a destreza de seus criadores, quão engenhosos eles eram, quais soluções eles apresentavam para lidar com os problemas. É uma engenhosidade próxima àquela do poeta ou do músico.
Então, quando as possibilidades eram esgotadas, surgia um novo avanço tecnológico, outra geração de consoles era levada ao mercado e novas possibilidades apareciam, gerando um diálogo mais claro: quais mecânicas permaneceram, quais se transformaram, quais pareciam insuperáveis numa geração anterior e simplesmente desapareceram porque ficaram sem sentido etc.
Em jogos de tabuleiro não existe exatamente um hardware. Existem papelão, plástico, madeira. É mais difícil entender as gerações e as limitações da tecnologia são justamente o apelo dessa categoria de jogos. Talvez as soluções criativas dos designers sejam tão significativas que tornem os jogos antigos algo sem sentido.
Também talvez seja a vontade de ver como os designers lidam com as limitações do material e das mecânicas o motivo que torna alguns jogadores tão refratários ao emprego de tecnologia digital nos jogos de tabuleiro. Acho que para eles isso pode soar como trapaça.
Eu não acho que a maioria das pessoas esteja ciente das limitações de hardware dos videogames antigos. Quem conhece mais o assunto pode pensar no peso dos sprites, no tamanho do código, na capacidade e até no peso dos cartuchos (alguns tinham uma placa maior que outros, ou tinham uma bateria), mas o pessoal de humanas não precisa saber de tudo isso e acredito que a grande maioria jogue por pura nostalgia mesmo. E jogam porque os jogos eram bons! Megaman X é um dos melhores jogos que eu já joguei em toda a minha vida, e eu jogaria de novo agora mesmo. Agora tinha um joguinho do Vida de Inseto que era uma porcaria e eu não quero jogar nem pra ganhar dinheiro.
Acredito que a grande diferença entre os jogos de tabuleiro antigos e os videogames antigos é o fator caça-níquel. Fazer um jogo de videogame era caro, não é qualquer um que conseguia produzir, então pra fazer, tinha que fazer bem feito. Jogo de tabuleiro era só plagiar qualquer coisa de fora, botar numa caixa xing ling, e quem comprar comprou.
Outro fator relevante é a evolução do público. Filmes antigos obviamente têm limitações técnicas, mas não havia nada que impedisse o Stallone de mirar antes de atirar. Hoje o público acharia ridículo alguém sair atirando com a arma na altura da cintura. Do mesmo modo, xadrez é um jogo antigo, muito simples e redondo, mas se fosse lançado hoje em dia, teria cartas de equipamentos, bônus por influência de área e combate com dados D8.