Joguei ontem em 4 jogadores.
Antes de mais nada: baita jogo!
Tive uma sensação parecida de quando conheci Power Grid. Jogo econômico, interativo e com briga por recursos (nesse caso a corrida pela cerveja).
É um jogo que não compensa pra turma que joga 1 ou 2 vezes, passa pra próxima novidade e engaveta o jogo. Ele é aquele jogo que tem potencial pra virar o clássico da turma, assim como Power Grid.
Arte bonita, componentes de qualidade boa, jogo muito bem feito, percebe-se uma criação de alguém gabaritado e que não é só hype. Vale muito bem os R$270 reais.
Depois dessa partida, cancelei a compra do meu.
Os motivos que me fizeram cancelar:
1. Não tenho interesse na partida em 2 jogadores. Sei que não joguei em 2, mas da pra perceber pelo estilo do jogo. Da muito bem pra cada um focar num canto do mapa quando só se tem 2. Porém lógico que vai de cada um, é só partir pra cima e se aproveitar das ligações e cerveja do oponente se quiser.
2. O jogo não é muito complexo, mas tem uns detalhes e exceções chatas, a regra da cerveja é algo estranho e não intuitivo, a conexão obrigatória pra carvão e não pra ferro também achei estranha. Mas vale dizer que essas regras fazem o jogo, elas são centrais.
Isso é o de menos, pois não ligo para um euro secão, mas gera uma confusão danada pra explicar e eu sei que esse jogo não vai rodar com frequência suficiente em casa pra virar algo natural e competitivo. Ultimamente eu e a namorada andamos sem muita vontade de jogos muito "trabalhosos" e "fiddly". Ele não é um jogo mais complexo que Lisboa, por exemplo, mas o tema não ajuda a encaixar as mecânicas e tornar alguns detalhes mais intuitivos.
Quando você vai vender e virar uma indústria/produto, cada uma tem sua peculiaridade, não é algo que você aprende pra uma e serve pra todas. É aquele jogo que, se não jogar com frequência, vai ter muito Ctrl+Z por jogadas não permitidas.
O que faz esse jogo ser tão bom?
O fato dos pontos negativos serem pontos negativos pra mim, relativos a minha pessoa no atual momento. Não são pontos negativos do jogo em si, não é falha alguma, é só algo que não procuro pra jogar em 2 com quem costumo jogar.
Como não jogamos mais de 1x por semana ou a cada duas semanas, ele é aquele jogo que iria pra mesa 1x por mês no máximo e onde haveria constantes consultas e dúvidas, cálculos e recalculos que me tirariam da experiência e fariam toda partida ser um reaprendizado.
RECOMENDO FORTEMENTE pra quem tem aquela turma fixa competitiva que gosta de ter várias partidas. Que curte o risca faca do Power Grid, manipular dinheiro, ordem de turno, se aperfeiçoar nas estratégias e que sabe bem o que a turma gosta de jogar.
Ele fica sim na lista dos melhores jogos que joguei, só não fica na lista dos jogos que teria. Assim como Power Grid e Dominant Species. Ainda bem que alguém da turma tem.
Tenho curiosidade em jogar o Lancashire agora, pois ouvi dizer que tem regras mais intuitivas e sem muitos detalhezinhos como o Birmingham