Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Fora da Redoma
  3. Por que essa limitação ao nicho nerd, lojas e editoras?

Por que essa limitação ao nicho nerd, lojas e editoras?

  • avatar
    rodrigocaruso25/09/19 12:04
    avatar
    rodrigocaruso
    25/09/19 12:04
    608 mensagens MD

    O Encontro

    Fiz um encontro de jogos de tabuleiro na escola onde trabalho (maioria adolescentes do ensino médio) em Rio Grande da Serra. Primeiramente o público mais geek entrou junto comigo na biblioteca. Vieram então mais pessoas de forma tímida. Em pouco tempo houve a adesão de pessoas aleatórias que passavam em frente curiosas com a diversão que viam nas pessoas.
    Tivemos Spyfall (um chamariz perfeito para atrair pessoas, com regras explicadas em segundos), King of Tokyo, Dixit, Splendor, Coup e Vudú (havia outros títulos mas eu não consegui dar conta de mais mesas).

    Os alunos quebraram completamente seus paradigmas e se divertiram das 8h às 12:30, retornando(com direito a gente esperando na porta) das 13h  às 14h quando tivemos que encerrar.
    Tive que responder diversas pessoas perguntando qual o nome do jogo, onde compra, quanto custa, etc.



    A barreira mental

    Ela é imensa. Realmente as pessoas, ao meu entender, já tem um princípio bem gravado em seus interiores: "eu não gosto de jogos de tabuleiro, é minha verdade absoluta". Infelizmente as pessoas nem podem saber se gostam de jogos, pois nem conhecem os jogos para saberem!! É uma presunção extremamente comum que fazem, por falta de conhecimento. Eu percebo isso pois mesmo após eu dizer que há centenas de jogos bons no Brasil, elas continuam retrancadas dizendo frases como "olha, desse jogo eu gostei" ou "esse jogo é bom", as quais demonstram que ainda não acreditam que há um mundo inteiro por conhecerem, dão apenas fé naquele único jogo novo que experimentaram e recuam para acharem que sabem não gostar de jogos.
    Claro que tem gente que não vai gostar de nenhum jogo, mas há uma imensidão de jovens que gostam ao menos de algum domínio de jogos e não sabem.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/8f819_2y3tel.jpg
    (evento na biblioteca)


    Minha dúvida

    Eu entendo a barreira psicológica das pessoas, mas eu, que nem formação psicológica tenho, cheguei quebrando isso na escola. Será que não tem nenhum "marketeiro" que consiga fazer o mesmo em grande escala? É preciso dizer para as pessoas que elas não conhecem coisa alguma sobre jogos de tabuleiro modernos (mas que **** termo de velho esse, viu?) e deveriam experimentar.

    Os jogos são para todos, e isso me deixou com a seguinte dúvida, por qual razão as lojas e editoras divulgam apenas em canais e redes sociais frequentadas por geeks e nerds? Estão esperando que nerds façam o lançamento dos seus jogos para uma grande massa? Nerds não são conhecidos por serem os divulgadores mais abertos e sociáveis, até onde sei.


    Investi em títulos de entrada, mandei o projeto para a escola, levei e organizei, fui monitor, com meu escasso tempo e meu dinheiro(também escasso). Fiz tudo isso pois acredito que mais pessoas tenham direito de conhecer um lazer, e eu não ganho nada com isso! Por que as pessoas que lucram com isso não ajudam a divulgar?

    Agradeço à Bravo jogos que me ajudou a fornecer um título para sorteio, mas (se eu não estiver enganado) parece que as empresas querem tirar leite de pedra, espremendo lucro da mesma meia dúzia de nerds os quais me incluo. Isso não faz sentido na minha cabeça, com um Brasil continental de potenciais jogadores. É cansativo espalhar o hobby sozinho (como outros desbravadores que vi por aí nas comunidades).


    Mendigando sim, sem vergonha alguma

    Adicionalmente, se alguém tiver um joguinho moderno divertidinho encostado, encalhado que não vê mesa nem consegue passar na troca da ludopedia, estamos aceitando doações para a biblioteca da escola. Na biblioteca encontrei umas 10 versões de jogo da memória caseiras e outras coisas igualmente "apetitosas", feitas de boa vontade por voluntários, mas ultrapassados demais para 2019.



    Agradeço por lerem e adicionarem na discussão!

    11
    0
    57
  • marcinho99
    151 mensagens MD
    avatar
    marcinho9925/09/19 15:57
    marcinho99 » 25/09/19 15:57

    Olha, bom questionamento!

    Fico imaginando que talvez as grandes empresas tenham medo de investir pesado em publicidade fora do nicho e não obterem o retorno financeiro de imediato. Ou então simplesmente estão felizes sentadas em cima do lucro que têm anualmente tirando justamente leite de pedra e não têm interesse em expandir os trabalhos de marketing, já que custa algum dinheiro né. 

    TAlvez seja um pouco dos dois.

    Mas fiquei pensando também, como seria essa "divulgação de massa" ? Tipo, a pessoa não deveria primeiro saber quem é Galápagos, quem é MeepleBr, quem é Conclave, etc pra ir atrás disso? Pq se uma determinada pessoa não sabe que essas empresas existem, não serão afetadas por elas, pois os canais que essa pessoa usa são outros.

    4
  • w_walker
    118 mensagens MD
    avatar
    w_walker25/09/19 16:18
    w_walker » 25/09/19 16:18

    Vindo de alguém com formação na área, sim, a resposta já foi dita aí e é essa mesmo: direcionar o produto para um público diferente do alvo comum envolve muito dinheiro, esforço, pesquisa e pode não obter resultados como o esperado. Isso já é o suficiente para as empresas não saírem da zona de conforto, até porque esse mercado ainda é muito novo e se cada lançamento já bota em risco o orçamento da editora, imagina ampliar as campanhas e, consequentemente, ampliar os estoques.
    Seria mais fácil convencer primeiro o mercado de "geeks e nerds", como você mesmo disse, a ter uma maior aceitação dos jogos com designers nacionais do que investir numa campanha que tem muito mais risco de fracasso.

    Uma frase que eu li no Reddit um tempo atrás também faz muito sentido pra esse tema: "É mais fácil fazer amigos novos que jogam boardgames do que convencer os seus a jogar".

    10
  • rodrigocaruso
    608 mensagens MD
    avatar
    rodrigocaruso25/09/19 16:47
    rodrigocaruso » 25/09/19 16:47

    w_walker::Vindo de alguém com formação na área, sim, a resposta já foi dita aí e é essa mesmo: direcionar o produto para um público diferente do alvo comum envolve muito dinheiro, esforço, pesquisa e pode não obter resultados como o esperado. Isso já é o suficiente para as empresas não saírem da zona de conforto, até porque esse mercado ainda é muito novo e se cada lançamento já bota em risco o orçamento da editora, imagina ampliar as campanhas e, consequentemente, ampliar os estoques.

    Concordo com tudo, exceto estoque. Deixar o cliente desejar e não ter estoque já criou hypes monstruosos que foram sonho molhado de empresários. Criar o hype não é igual a ter estoque para atender JUNTO com o hype: https://timeline.com/cabbage-patch-craze-867ce8d076c
    Inclusive aparentemente criar o desejo sem ter produto para todos é em si uma estratégia. Muita gente entra em frenesi e gasta os tubos pela escassez.

    w_walker::Uma frase que eu li no Reddit um tempo atrás também faz muito sentido pra esse tema: "É mais fácil fazer amigos novos que jogam boardgames do que convencer os seus a jogar".

    Concordo quando se fala sobre Terraforming Mars, Race for the Galaxy ou Castles of Burgundy. É mais fácil achar novos amigos que já jogam.

    Aaaaaaaaaaaaagora... Vudú, Dixit, Spyfall, Codinomes e Decrypto qualquer ser humano joga. Já testei com adolescentes, com desconhecidos em eventos, com funcionários da Fundação CASA de idades e perfis variados e com adultos de 60-70 anos.

    Tem adultos indo ao mercado para comprar banco imobiliário neste exato momento, para então lembrarem a razão de terem perdido sua cópia antiga após se frustrarem tentando jogar. Eles estão abandonados à própria sorte, como estive no ano 2000 sem nenhum board adequado para mim(não sabia do mercado no exterior na época).

    6
  • patrickbnu
    1793 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu25/09/19 17:05
    patrickbnu » 25/09/19 17:05

    Indo de encontro com o que falaram sobre grandes investimentos, entro um pouco mais afundo: a empresa vai investir em divulgar um jogo, exemplo Catan, e não sua marca, imagino... 

    Dai eu pergunto, o quanto vale eu divulgar um jogo no qual eu não sou dono, apenas negociei direitos sobre ele por determinado tempo? Exemplo seria a Grow fazendo grande marketing com o Catan (até no boca a boca isso já existe, é um nome conhecido fora do nicho por muitos já) e agora a Devir vem e "pega" a licença, como que ficou o investimento? Pareceu mais arriscado ainda...

    2
  • Johnnycury
    469 mensagens MD
    avatar
    Johnnycury25/09/19 17:18
    Johnnycury » 25/09/19 17:18

    Alguns mnemômicos são difíceis de serem quebrados.

    Nem todo mundo que quer um hambúrguer gosta de rock, mas as hamburguerias insistem em uma decoração escura com pôsteres de bandas. Mesma coisa pra cervejarias.

    Nem todo homem que corta o cabelo é um americano dos anos 60 (na verdade, nenhum o é), mas os barbeiros insistem em decorar seus salões com fotos de carros antigos e móveis vintage.

    A Galápagos tem feito um bom trabalho nesse sentido de quebrar esse paradigma, botando o pessoal do Porta dos Fundos pra jogar, e investindo pesado nos jogos festivos, mas o resto continua nessa pegada nerd.

    6
  • Animoita
    432 mensagens MD
    avatar
    Animoita25/09/19 18:48
    Animoita » 25/09/19 18:48

    como falaram ai a única que tenta quebrar esse paradigma é a galápagos, tanto pelo portfolio (traz bastante party games e gateways) como na divulgação por meio de influencers famosos. 

    Mas é um trabalho dificil. É visivel o preconceito que ainda existe, infelizmente, que é coisa de nerd ou criança, blablabla.

    5
  • laern
    54 mensagens MD
    avatar
    laern25/09/19 20:54
    laern » 25/09/19 20:54

    parabens pelo topico!

    3
  • rodrigocaruso
    608 mensagens MD
    avatar
    rodrigocaruso25/09/19 22:22
    rodrigocaruso » 25/09/19 22:22

    marcinho99::Olha, bom questionamento!

    Fico imaginando que talvez as grandes empresas tenham medo de investir pesado em publicidade fora do nicho e não obterem o retorno financeiro de imediato. Ou então simplesmente estão felizes sentadas em cima do lucro que têm anualmente tirando justamente leite de pedra e não têm interesse em expandir os trabalhos de marketing, já que custa algum dinheiro né. 

    TAlvez seja um pouco dos dois.

    Mas fiquei pensando também, como seria essa "divulgação de massa" ? Tipo, a pessoa não deveria primeiro saber quem é Galápagos, quem é MeepleBr, quem é Conclave, etc pra ir atrás disso? Pq se uma determinada pessoa não sabe que essas empresas existem, não serão afetadas por elas, pois os canais que essa pessoa usa são outros.

    Bons pontos.
    Por isso gosto da ludopedia. Galera aqui é outro nível.

    1
  • Sven
    1293 mensagens MD
    avatar
    Sven25/09/19 22:39
    Sven » 25/09/19 22:39

    Para mim, a maior limitação entre todas é o fato de que o brasileiro, em via de regra, não gosta de ler manual e para jogar jogos de tabuleiro tem de ler o manual. É simples assim.

    5
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
  • 4
Por que essa limitação ao nicho nerd, lojas e editoras?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.