A Fantasy Flight Games lançou 3 grandes coleções de RPG ambientados no universo de Star Wars.
As 3 coleções lançadas são:
Star Wars: Fronteira do Império - Livro Básico (2013) - lançado no Brasil pela Galápagos Jogos
Star Wars: Age of Rebellion Core Rulebook (2014)
Star Wars: Force and Destiny Core Rulebook (2015)
O sistema adotado para os 3 RPG's de Star Wars é o Narrative Dice System, criado pela própria FFG. Ao longo dos anos, ela continua lançando suplementos e aventuras diversas para seus RPG's.
Narrative Dice System
O Narrative Dice System foi criado pela Fantasy Flight Games para o Warhammer Fantasy Roleplay (3ª edição). Mais tarde, foi empregado para seus RPGs de Genesys e Star Wars.
A mecânica central do sistema é uma verificação de habilidade que é feita com vários dados. Os atributos e habilidade do personagem adicionam dados positivos ao pool, enquanto a dificuldade é definida por um número de dados negativos adicionados. Circunstâncias podem adicionar mais dados.
Se o jogador conseguir mais sucessos do que falhas, a ação é um sucesso. No entanto, os dados mostram outros símbolos além do sucesso / falha. Outros símbolos podem fornecer efeitos colaterais ou desencadear um sucesso ou falha crítica.
Em comparação com testes mais diretos, essa mecânica oferece uma gama mais ampla de resultados. Também oferece uma ferramenta para explicar o resultado do texto. Por exemplo, se apenas os dados do atributo do personagem contribuíram para o sucesso, a história pode ser que o treinamento do personagem não foi de grande utilidade para a tarefa específica.
A combinação exata de dados, e os nomes usados para os dados e os símbolos neles, diferem de RPG para RPG.
Quais são as diferenças entre os 3 livros Core de RPG sobre Star Wars?
Cada livro principal cobre um pedaço diferente da ambientação. As regras principais são cerca de 100 páginas - habilidades, talentos, combate, combate de veículos (que é idêntico ao combate espacial). Algumas erratas foram incluídas nos livros posteriores.
Existem algumas naves principais em cada livro: Y-wings, Ties e Lambda, além de pequenos Star Destroyers e o Corellian Corvette.
- Foco: colonos, comerciantes, contrabandistas e caçadores de recompensas, e na borda externa;
- Tema: Episódio IV;
- Atributo Especial: Obrigação. A quem você deve alguma coisa? Com que frequência? Quem é atingido nesta sessão? A obrigação é ruim - e a obrigação alta do grupo é REALMENTE ruim (ninguém pode gastar XP se a obrigação do grupo for muito alta). Se você está focado na luta para continuar voando, todo mundo começa com algumas obrigações ... se não, permita obrigações como uma maneira de obter alguns pontos de construção extras para o personagem. E use-o para os favores devidos e as reputações... Mas observe: as obrigações dos indivíduos afetam o grupo.
- Força: existe uma árvore de especialidade para os usuários da Força. É o tipo de cara que aprendeu a força por instinto, e é como os sensitivos à força que não têm conexão com os jedi obtêm suas habilidades menores. Caro caminho a percorrer, e não muito poderoso, mas pode fazer muita diferença.
- Naves: naves estão focadas nos contrabandistas e naqueles que os perseguem. Apenas um tipo de T
ie, e alguns Starfighters (Y-wings, Z-95's e patrol boat).
- Adversários: se concentra em problemas típicos: piratas, caçadores de recompensas, o submundo, funcionários portuários dos mundos e as forças da lei...
- Início e Equipamentos: escolha entre Y-wings (1 a cada 2 joadores), 1 YT-1300 ou 1 patrol boat.
- Foco: Rebeldes, antes e durante a Aliança Rebelde. Ele adiciona mais cobertura de naves-capital, uma gama maior de embarcações mercantes e mais tipos de caças;
- Tema: Episódio V;
- Atributo Especial: Dever. O dever é bom. Cumprir seu Dever faz com que altere em dobro a recompensa de sua missão. (Dobrar e falhar, perderá o dobro.) Dever é tudo sobre a conclusão da missão. O dever está sempre focado no indivíduo. O dever pode ser usado sempre que todos estiverem em missões para um empregador que não punirá o fracasso quando uma boa tentativa foi feita, mas que recompensará o sucesso (grupos como a Aliança Rebelde ou qualquer Agência de Inteligência);
- Força: aqui o usuário da Força está para aqueles "ensinados por pares". A árvore para a Força reflete os tipos de habilidades que os personagens da Aliança Rebelde provavelmente ensinarão um ao outro... especialmente depois de Endor.
- Naves: incluem uma grande variedade de caças, incluindo uma boa variedade de naves capitais, vários tipos de Ties e todos os caças clássicos da Aliança Rebelde: A-B-E-X-Y-Wings.
- Adversários: concentra-se nas tropas imperiais, incluindo uma variedade de Stormtroopers, além de tropas do exército e equipes principais do porto mundial.
- Início e Equipamentos: um esquadrão de Y-wings, ou 1 base, ou 1 transporte.
- Foco: Jedi. Os inimigos incluem mais usuários da Força Imperial e alguns tipos principais de mundanos.
- Tema: uma mistura das séries Episódio III, Episódio VI e Clone Wars. Também cobre um pouco a série Rebels.
- Atributo Especial: Moralidade. Quão bem você cumpre o código? Em níveis altos, beneficia todo o grupo. Em níveis baixos (exemplo: o lado sombrio), punirá todo o grupo. E se você tem usuários da Força, a moralidade é a maneira de controlar quando eles caem... ou são resgatados;
- Força: aqui temos 6 sabores de Jedi... e sim, quero dizer Jedi. O foco aqui não são nos Sith. É puramente Conselho Jedi e seus aprendizes ocultos... aqueles que sobreviveram à Ordem 66.
- Naves: incluem vários tipos de caças mais antigos, incluindo os sprites dos Jedi. É um grupo eclético.
- Adversários: inclui Usuários Imperiais da Força, uso de Bestas e Animais diversos e uma variedade de probabilidades e fins.
- Espécies: seres humanos.
- Início e Equipamentos: um holocron, ou um G-9 Rigger Light Transport, ou um Mentor (um jedi mais velho). Os PCs iniciais estão no nível padawan. O nível de cavaleiro também é factível, e as regras para isso estão lá.
Então, por onde eu começo?
Cada livro principal é jogável sozinho. Qualquer livro sozinho joga bem. Reunir todos eles produz uma imagem realmente robusta do Universo de Star Wars. Todos os livros podem ser utilizados juntos na mesma campanha/sessão.
- Se você gosta da ideia de estar na rebelião,
Star Wars: Age of Rebellion Core Rulebook é para você.
- Se você gosta da ideia de Jedi esgueirando-se sobre a galáxia tentando se esconder, e ainda combater os bandidos,
Star Wars: Force and Destiny Core Rulebook é para você.
- Se você gosta da ideia de estar dentro ou próximo do Império (pense em contrabandistas e coisas do gênero), então
Star Wars: Fronteira do Império - Livro Básico é para você.
O interessante é que todos os três livros / estilos são compatíveis, então você pode ter um grupo de jogadores que trabalham para a Rebelião, um Jedi e o outro é um caçador de recompensas.
Por onde você começa depende de onde na galáxia de Star Wars você quer começar!
Se você é iniciante no sistema, vários jogadores recomendam comprar uma versão Beginner da série que você mais se identifica, e em seguida, obter um livro básico. O conjunto Beginner oferece tudo que você precisa para aprender as regras: acompanha personagens pré-gerados, dados, mapas e aventura, etc ...
O conteúdo duplicado entre os livros básicos chega a 1/3 das páginas. As demais são específicas de cada série.
Fonte: Fantasy Flight Games e BGG (análises do usuário William Hostman).