NathaliaMNS::Oi. Tenho o Arkham 2ª edição, em inglês, e é um dos meus jogos favoritos, apesar do setup demorado e da complexidade. O que você acha que realmente mudou e melhorou no Arkham 3ª edição em relação à edição anterior? Sabe dizer? Estou na dúvida se vale a pena comprar a 3ª edição também pra integrar a coleção...
Bom, honestamente, são 2 jogos muito distintos, muito mesmo, e talvez minha opinião não seja de grande valia pra você, porque eu acho a segunda edição do Arkham Horror muito fraca - apesar de adorar todos os outros jogos da franquia.
No Arkham 2nd edition os personagens sequer possuem "ações" a serem feitas, a única ação real é se mover pelo tabuleiro e depois fazer encontros, modificar as proficiências, etc. Arkham 3rd, pra mim, já dá um banho nisso pq tem várias ações a serem feitas ao invés de apenas andar: pode-se concentrar, retirar doom, fazer ações de componentes (cartas de itens, feitiços, etc). Uma coisa que eu não gostei da segunda edição também é a mecânica de ser sugado pra fora do tabuleiro que pode te manter fora de jogo por muito tempo, isso não ocorre no Arkham 3rd.
Além do tempo de jogo ser bastante reduzido, as regras são mais simples e diretas, o jogo é muito menos enfadonho nas sua administração de cartas, movimento de monstros, etc. Mecanicamente falando, pra mim Arkham 3rd pegou tudo que era enfadonho da segunda edição e cortou, transformando-se num jogo muito mais dinâmico e divertido.
Sobre comprar, eu acho a terceira edição muito superior, então acho sim que valeria. Mas existe um amor incondicional de boardgamers pela segunda edição e muita gente prefere ela que essa nova, alegando que a terceira edição ficou enxuta e curta demais. Sabendo que vc adora a segunda, o ideal seria com certeza jogar a terceira antes de bater o martelo da compra.