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Lixo fora da colônia

Dead of Winter: A Noite Sem Fim
  • avatar
    Ao Kuang15/08/19 22:34
    avatar
    Ao Kuang
    15/08/19 22:34
    3 mensagens MD

    Olá à todos,

    Estou com uma dúvida sobre o descarte de itens no lixo da colônia quando se usa um item fora dela, por exemplo: estou na delegacia e vou me mover para o hospital e vou usar um galão de gasolina para não rolar o dado de exposição. Esse galão de gasolina deve ir para o lixo da colônia ou ser descartado diretamente? Ou outra coisa?

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  • Ventura
    39 mensagens MD
    avatar
    Ventura15/08/19 23:05
    Ventura » 15/08/19 23:05

    Nunca joguei A Noite Sem Fim, mas tenho o Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas e (quase) todas as regras do jogo base são aplicáveis.

    Itens como remédio, galão de gasolina, sucata, megafone etc têm "LIXÃO" escrito antes do texto e vão todos direto para o lixão da colônia, mesmo que o personagem executando a ação esteja fora dela. As cartas de item usadas por um jogador exilado são exceção e são removidas do jogo imediatamente.

    E vale ressaltar que aquelas cartas de evento que adicionam novos sobreviventes também são removidas do jogo assim que resolvidas.

    3
  • Ao Kuang
    3 mensagens MD
    avatar
    Ao Kuang16/08/19 00:00
    Ao Kuang » 16/08/19 00:00

    Ventura:: Nunca joguei A Noite Sem Fim, mas tenho o Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas e (quase) todas as regras do jogo base são aplicáveis.

    Itens como remédio, galão de gasolina, sucata, megafone etc têm "LIXÃO" escrito antes do texto e vão todos direto para o lixão da colônia, mesmo que o personagem executando a ação esteja fora dela. As cartas de item usadas por um jogador exilado são exceção e são removidas do jogo imediatamente.

    E vale ressaltar que aquelas cartas de evento que adicionam novos sobreviventes também são removidas do jogo assim que resolvidas.

    Obrigado pela resposta, a questão do "LIXÃO" faz sentido e acabei ignorando. Meu grupo colocava no lixo da colônia mas surgiu essa dúvida. Quanto ao evento de forasteiro, já fazíamos dessa forma. Só na primeira vez que jogamos que cometemos um erro que foi colocar os itens da crise no lixo da colônia. 

    0
  • Darth Invader
    1007 mensagens MD
    avatar
    Darth Invader16/08/19 12:12
    Darth Invader » 16/08/19 12:12

    Essa é uma regra bem controversa, se vc produz o "lixo" no Posto de Gasolina, por que tem que jogar a carta na Colônia ? Não faz sentido.

    E a parte do Lixão não é simplesmente um descarte, ela faz toda a diferença na contagem das cartas ali, porque afinal de contas se tiver 10 ou mais na fase de colônia vc perde 1 de moral. Enfim, eu adoro esse jogo, um dos meus 4 favoritos mas sei que essa regra é quebrada (muito embora eu a respeite quando estou jogando).

    5
  • Animoita
    432 mensagens MD
    avatar
    Animoita16/08/19 13:15
    Animoita » 16/08/19 13:15

    isso se chama escolha de design e discordo que seja regra quebrada. 

    Sem essa regra ficaria muito facil usar itens. O jogo é de sobrevivência e o gameplay quer te colocar em situações difíceis, e não fáceis. 

    Tem um monte de regras que não fazem sentido logico em termos de "vida real" mas fazem em termos de game design. 

    Por exemplo, porque seu personagem não pode andar mais de uma vez? ja que você rola o dado de exposição toda vez, o risco é seu. Mas o design faz isso com um porque por tras. Na verdade a função dessa regra é que você evite o aparecimento de zumbis em certos locais, porque em um objetivo onde você não pode, por exemplo, ter zumbis nas localidades externas da colonia, seria muito vantajoso você movimentar o sobrevivente para um local, pegar itens e voltar para a colonia na mesma rodada.

    Ou em um  objetivo onde você tem que ter apenas um sobrevivente no final (alguns objetivos de traidor tem isso) você no turno em que achasse necessário, poderia ficar movimentando eternamente um sobrevivente seu da colonia para um local e vice-versa até o dado te matar. 

    Regra quebrada pra mim não é regra que não faz sentido logico "no mundo real", mas sim regra que não faz sentido no gameplay do jogo, ou atrapalhaa jogatina de um jeito não desejado. 

    Ex: No King of tokyo uma regra que o meu grupo acha quebrada é o preço das cartas. Acabamos percebendo durante varias partidas que quase ninguém comprava cartas, principalmente se as três que viravam não eram tão boas. A gente só ficava com os pontos de energia (que usa pra comprar cartas) caso não conseguíssemos os dados de vida ou ataque na ultima re-rolagem. Então por nossa conta decidimos baratear as cartas, e o uso delas se tornou mais presente no jogo. 

    4
  • Darth Invader
    1007 mensagens MD
    avatar
    Darth Invader16/08/19 14:45
    Darth Invader » 16/08/19 14:45

    Muito bom seu ponto de vista, mas continuo com minha opinião. Talvez deveria ter usado outro termo e não quebrada, foi muito forte e aparentemente ofensivo.

    Mas realmente acho super irrealista você jogar no Lixão do Mercado e o mesmo ter que ir pra Colônia.

    Contudo, essa discussão sobre regra realista ou não já daria um tópico inteiro só pra falar nisso, há dezenas de situações e jogos que poderíamos discutir a respeito.

    No momento vou me ater a dúvida que o amigo perguntou acima.

    2
  • Ota Fumiga
    22 mensagens MD
    avatar
    Ota Fumiga16/08/19 15:11
    Ota Fumiga » 16/08/19 15:11

    Darth Invader::Essa é uma regra bem controversa, se vc produz o "lixo" no Posto de Gasolina, por que tem que jogar a carta na Colônia ? Não faz sentido.

    E a parte do Lixão não é simplesmente um descarte, ela faz toda a diferença na contagem das cartas ali, porque afinal de contas se tiver 10 ou mais na fase de colônia vc perde 1 de moral. Enfim, eu adoro esse jogo, um dos meus 4 favoritos mas sei que essa regra é quebrada (muito embora eu a respeite quando estou jogando).

    Concordo, adoro esse jogo mas acho essa regra muito zoada.
    Acho que a galera do jogo é prol do meio ambiente, tipo, cada um guarda seu lixinho em meio a todo o apocalipse zumbi e só joga no lixo da colônia...kkkkkkk
    Antes que alguém se ofenda, estava brincando :D

    2
  • Ao Kuang
    3 mensagens MD
    avatar
    Ao Kuang16/08/19 18:48
    Ao Kuang » 16/08/19 18:48

    Darth Invader:: Essa é uma regra bem controversa, se vc produz o "lixo" no Posto de Gasolina, por que tem que jogar a carta na Colônia ? Não faz sentido.

    E a parte do Lixão não é simplesmente um descarte, ela faz toda a diferença na contagem das cartas ali, porque afinal de contas se tiver 10 ou mais na fase de colônia vc perde 1 de moral. Enfim, eu adoro esse jogo, um dos meus 4 favoritos mas sei que essa regra é quebrada (muito embora eu a respeite quando estou jogando).


    Animoita:: isso se chama escolha de design e discordo que seja regra quebrada. 

    Sem essa regra ficaria muito facil usar itens. O jogo é de sobrevivência e o gameplay quer te colocar em situações difíceis, e não fáceis. 

    Tem um monte de regras que não fazem sentido logico em termos de "vida real" mas fazem em termos de game design. 

    Por exemplo, porque seu personagem não pode andar mais de uma vez? ja que você rola o dado de exposição toda vez, o risco é seu. Mas o design faz isso com um porque por tras. Na verdade a função dessa regra é que você evite o aparecimento de zumbis em certos locais, porque em um objetivo onde você não pode, por exemplo, ter zumbis nas localidades externas da colonia, seria muito vantajoso você movimentar o sobrevivente para um local, pegar itens e voltar para a colonia na mesma rodada.

    Ou em um  objetivo onde você tem que ter apenas um sobrevivente no final (alguns objetivos de traidor tem isso) você no turno em que achasse necessário, poderia ficar movimentando eternamente um sobrevivente seu da colonia para um local e vice-versa até o dado te matar. 

    Regra quebrada pra mim não é regra que não faz sentido logico "no mundo real", mas sim regra que não faz sentido no gameplay do jogo, ou atrapalhaa jogatina de um jeito não desejado. 

    Ex: No King of tokyo uma regra que o meu grupo acha quebrada é o preço das cartas. Acabamos percebendo durante varias partidas que quase ninguém comprava cartas, principalmente se as três que viravam não eram tão boas. A gente só ficava com os pontos de energia (que usa pra comprar cartas) caso não conseguíssemos os dados de vida ou ataque na ultima re-rolagem. Então por nossa conta decidimos baratear as cartas, e o uso delas se tornou mais presente no jogo. 

    Meu grupo já deu a ideia de colocar os itens usados nas pilhas dos locais respectivos, mas não faz sentido se o item já foi usado (e pode aumentar a dificuldade em certos objetivos). Pressupõe-se então, no caso da gasolina, que você na verdade colocou no carro enquanto ainda estava na colônia mas não andou suficiente, remédios e comidas foram preparadas lá também. Só estou tentando dar um sentido, porque realmente iria facilitar essa questão que faz parte do jogo.

    1
  • Animoita
    432 mensagens MD
    avatar
    Animoita16/08/19 19:58
    Animoita » 16/08/19 19:58

    Tem coisa que não faz sentido mesmo

    Um dos sobreviventes do jogo é um cachorro e ele pode equipar arma.

    Pelo menos esse é o consenso nos fóruns da bgg

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  • Darth Invader
    1007 mensagens MD
    avatar
    Darth Invader16/08/19 20:14
    Darth Invader » 16/08/19 20:14

    Animoita::Tem coisa que não faz sentido mesmo

    Um dos sobreviventes do jogo é um cachorro e ele pode equipar arma.

    Pelo menos esse é o consenso nos fóruns da bgg

    Sem falar "na" Blue que é uma macaca...kkkk...isso mesmo.
    Pior que sempre jogamos achando que fosse macho, daí dei uma olhada em uma daquelas cartas de encruzilhada e descobri que na verdade ele era ela :D

    0
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