por Patanga Cordeiro
O senso de humor de Deus
É a armadura-proteção
Da minha vida.
-Sri Chinmoy
(Se você ainda não leu, sugiro primeiro ler a
PARTE 1)
Parte 2: Continuando o estudo de jocosidade das mecânicas dos board games modernos
Mancada (conhecido como "Mancala"):
Esse foi um erro de digitação que pegou, assim como muitos estrangeirismos mal datilografados. O sistema de "mancada" basicamente faz com que você se dê mal independente da opção que escolher. Vai ter uma roda que gira, e você para em outro lugar, colhendo os frutos inevitáveis da sua péssima escolha.
Exemplo do jogo com sistema de mancada: quase todos, basta você perceber quando a fez e gritar "dei mancada!" Na foto abaixo, do jogo Trajan (que foi projetado já com uma área específica integrada no tabuleiro para as mancadas), você pode ver claramente que tem quase todos os exércitos octagonais lutando entre o capacete e o negocinho mais embaixo. Ao mesmo tempo, não tem ninguém defendendo a casa II, bem na frente do Arco do Triunfo no canto superior direito. Uma mancada clássica.
Reconhecimento de padrões (Pattern recognition)
Mecânica extremamente difícil, visto que nem no cotidiano conseguimos reconhecer os padrões. Pode ver que fazemos os mesmos erros todos os dias. Todos os dias você faz ou alguém faz algo para você que você já sabe que vai dar errado, mas ainda assim acontece. Isso prova que não conseguimos reconhecer verdadeiramente os padrões. Tem uma variante espiritual, no estilo do filme Matrix, onde você está fazendo coisas mecânicas todos os dias, até que de repente
reconhece o padrão e “sai da caixa”. De repente, tudo na sua vida muda – os valores de todas as coisas podem acabar se invertendo, e você começa a valorizar a sua busca espiritual mais que o dia a dia mundano, o seu coração mais do que as suas ideias fixas, o seu propósito na vida do que o que os outros projetam e você, etc. Sugiro reassistir Matrix para quem já viu. Star Wars tem a mesma pegada com os cavaleiros Jedi e a Força. Pobre Deus, Ele é horrível para brincar de esconde-esconde – dá para enxergar Ele em todo lugar se você souber (ou quiser saber) o que procurar.
Exemplos de jogos com reconhecimento de padrão: Decrypto, só que o meu é em inglês e ninguém reconhece padrão algum.
Leilão (Auction)
Esta modalidade é proibida no Brasil e diversos países, tendo punição na esfera criminal para jogos de azar movidos a dinheiro. A proibição do jogo de azar como contravenção penal foi instituída pelo Decreto-Lei 3688/41, em seu artigo 50.
Interessantemente, apesar da proibição legal dos jogos de azer, vemos leilões até mesmo neste site. Uma variação que gera controvérsia e ainda não foi formalmente enquadrada na lei é quando os usuários da ludopédia colocam ótimos jogos nos leilões do site a um preço super baixo, o que instiga o visitante a fazer uma compra ou despertar um interesse desnecessário em mais um jogo que ele nunca tinha visto, gerando sérias complicações financeiras e emotivas na esfera familiar (principalmente para casais, onde um compra board games de 300 reais todo mês e outro compra sapatos ou outras coisas de 300 reais todo mês). Isso gera um vício que degrada o núcleo familiar e pode levar a sérias consequências se o outro parceiro não parar de comprar as outras coisas para apoiar incondicionalmente a compra dos board games de 300 reais. Sou solteiro (melhor coisa), mas se alguém for casar, posso sugerir casar com alguém que goste de board games.
Exemplo de jogo com operações ilegais: todos os jogos de mafiosos, além de "polícia e ladrão" e "rouba monte" (um jogo de cartas estilo Uno)
Controle de área (Area control)
Mais uma mecânica que não está de fato presente nos board games e é mais conhecida falando-se de operações militares. Mas vemos também alguns usos no nosso ambiente familiar. A intenção é “dominar o pedaço”, de forma que os outros usuários não consigam realizar seu propósito. Por isso, é uma mecânica que tende a arranjar inimigos para quem a aplica e, em geral, não recomendaria a ninguém exceto por motivo de força maior ou disciplinar.
Exemplos de jogos com controle de área: também não sei, mas a Área 51 (onde pousam os alienígenas nos EUA) é controlada pelo exército, e você não pode entrar lá. Um caso mais familiar é quando alguns querem assistir a novela ou então o jogo de futebol – o controle remoto é uma área controlada pela parte interessada, e até mesmo a área ao redor fica dominada por seus apoiadores, completando o domínio da área.

Cartas (Cards)
Nele, você usa cartas coloridas para realizar ações. Parece com dinheiro, pq elas em si não tem valor nenhum, mas tem gente que daria a vida por uma carta de Ataque 10 no Mage Knight ao atacar a cidade de nível 15 sozinho. Ou uma carta que gera vários tipos de mana no Magic e vale um rim mais um pedaço pequeno do fígado. (Rim um só já basta e tem um pedaço do fígado que regenera)
Exemplo de jogo com cartas: não sei, não conheço nenhum.
Rolagem de dados (Dice rolling)
Nele, um dado de 4, 6, 8, 10, 12, 20 ou 100 números (é verdade, existem todos eles) é rolado e a sua face diz o que deve acontecer no jogo. É uma forma que existe desde o tempo das cavernas. A título de curiosidade, numa história do
Mahabharata de 5000 a.C., um dos anti-heróis, Shakuni, que foi preso ainda criança, juntamente com a sua família, por planejarem o mal, fez um par de dados com os ossos do fêmur do pai dele, que morreu na prisão ao não comer as refeições para deixar tudo para o filho. Esses dados ficaram obedientes ao seu dono, e ele os usou para trapacear os heróis, os Pandavas, num famoso jogo de dados onde conseguiu roubar deles o reino e suas vidas como escravos. Depois eles reconquistaram tudo honestamente e mataram todos os malvados. (História verídica, não era para ser engraçado mesmo.)
Exemplo de jogo que usa dados: Só lembrei do Ludo (que foi o jogo da história acima). Não tem muitos jogos que usam dados. Ao menos desde a invenção da alocação de trabalhadores.
O humor tem o mágico poder
De aliviar nossas mentes
E agradar nossos corações.
-Sri Chinmoy
Para quem não viu, segue o
Link para parte 1
_________________________________________
PS: Se tiverem comentários, ideias sobre o que escrever, se gostaram ou desgostaram particularmente de algo que escrevi ou de que parte do texto (sobre o jogo em si ou sobre a abordagem secundária do tema), serei grato pelo feedback nos comentários, para eu saber um pouco mais como posso servir melhor.
Todos os artigos do canal A Game Means Happiness
Com gratidão,
por Patanga Cordeiro