por Patanga Cordeiro
Consideramos essas verdades sagradas e irrefutáveis: que todos os homens são criados iguais e independentes, que por tal igual criação derivam direitos inerentes e inalienáveis, dentre os quais estão a preservação da vida, e da liberdade, e da busca pela felicidade.
-Thomas Jefferson, trecho da versão original da Declaração da Independência
A “coroa tríplice” dos board games: jogos juntando jente
No ciclismo de estrada há um feito chamado de a conquista da Triple Crown of Cycling, ou Coroa Tríplice do Ciclismo. Envolve vencer os três eventos mais prestigiosos do ano ciclístico: o Tour de France, o Giro d’Italia e o campeonato mundial. Isso só aconteceu duas vezes na história, com os ciclistas belga Eddy Merckx (1974) e irlandês Stephen Roche (1987). O Tour de France e o Giro são provas de três semanas de duração, então o ciclista tem que ser bom em tudo e ao mesmo tempo consistente. E ainda ganhar o campeonato mundial no fim do ano. (E eu adoro Flamme Rouge, um jogo sobre táticas no ciclismo, que comporta até 8 pessoas (ou 12 pessoas com a expansão)
Escrevendo sobre minhas experiências em momentos de união com a minha família próxima, recebi um comentário do Johnnycury, falando como o Isle of Sky ajudou a ele e a família ao introduzi-los também aos board games. O que me veio na cabeça foi a frase “Que legal! Jogos juntanto Jente!” O triplo uso das palavras com J, o “JJJ”, me fez pensar no conceito da coroa tríplice do ciclismo, que é o maior feito naquele esporte e, ao mesmo tempo, não é oficial e nem possui prêmio ou reconhecimento. É como se fosse uma lenda, um mito, mas que todo mundo no ciclismo conhece e sabe ser verdade.
E, para mim, os board games são bem isso: Jogos Juntando Jente – algo que não tem prêmio, não precisa se falar, não precisa se provar. Uma lenda que todos conhecem no mundo dos jogos de tabuleiro e que sabem ser verdade.
“Para o escambau” com as regras; queremos é ver gente feliz!
Serei feliz e satisfeito
Apenas quando a minha mente for coroada
Com a beleza e pureza
Do silêncio
-Sri Chinmoy
_________________________________________
PS: Se tiverem comentários, ideias sobre o que escrever, se gostaram ou desgostaram particularmente de algo que escrevi ou de que parte do texto (sobre o jogo em si ou sobre a abordagem secundária do tema), serei grato pelo feedback nos comentários, para eu saber um pouco mais como posso servir melhor.
Todos os artigos do canal A Game Means Happiness
Com gratidão,
por Patanga Cordeiro