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  3. Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]

Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]

  • avatar
    robertotostes21/06/19 17:00
    avatar
    robertotostes
    21/06/19 17:00
    40 mensagens MD

    Uma boa comparação ao desenvolvimento de um boardgame seria uma corrida de maratona; pela questão da resistência, do esforço envolvido e do longo percurso.


    Depois de completar o ciclo de desenvolver e publicar o meu primeiro jogo, Sobrevivência na Amazônia, passei a achar que uma corrida com obstáculos seria algo mais próximo da realidade.


    Neste percurso, enfrentando barreiras internas e externas, existem algumas coisas essenciais que precisamos ter em mente para vencer esse desafio:


    • pensar bem no que fazer antes de começar;
    • ter muita energia de reserva;
    • saber se adaptar e aprender com os erros;
    • ter persistência e nunca desistir.

    Etapas de desenvolvimento de um boardgame:

    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/1*dXcAcokpG2rx61kEYyY2rA.jpeg

    Várias pessoas dizem ter uma ideia fantástica para desenvolver um boardgame.


    São poucos aqueles que persistem, continuam neste desafio de criar algo do nada e conseguem concluir.
    Finalizar o que você começou será sempre uma grande vitória.


    Para quem está disposto a encarar este desafio vamos dividir esta tarefa em três estágios:

    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/1*Y4X5ELP8ZMFOCmyf7UUg6g.jpeg

    1. Criar

    A hora das ideias é de deixar a mente livre. Quanto mais opções melhor, para poder filtrar e selecionar.

    Neste momento é essencial pesquisar se já existem boardgames semelhantes (o que é bem comum) na temática ou na estrutura geral do jogo (mecânica e elementos).

    Escolhida a sua ideia, é importante responder a 3 questões:

    • Qual é o estilo do jogo?
      Se é leve, pesado, eurogame, família, etc. Qual o público-alvo?
    • Como é a história/tema?
      É preciso apresentar a situação em que se passa o jogo e o que acontece com os personagens envolvidos (suas ações e objetivos);
    • Como funciona o jogo?
      Defina a estrutura geral de rodadas, pontuação e os elementos que fazem parte do jogo.


    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/1*SLd_0JQqe0d2oFNxwn9gng.jpeg

    Agora é hora de construir um primeiro protótipo e colocar na mesa.

    Procure fazer isso da forma mais simples e apresente para outras pessoas (amigos ou equipe de desenvolvimento).
    Sua ideia vai começar a ser testada na prática e mostrar sua potencialidade e defeitos.

    Isso é parte do processo!

    Pegue um caderno e use para marcar suas anotações:

    • tempo de jogo e fluência das rodadas;
    • número de jogadores;
    • o que funcionou;
    • o que falhou;
    • observações gerais.

    Esse relato das experiências de cada teste vai orientar você na evolução do protótipo inicial.

    Se sua ideia testada apresentou um potencial conforme a sua avaliação e também a de outras pessoas, é hora de evoluir no projeto.

    2. Aprimorar

    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/1*W6dZae-Gsk_G9Wm749evDA.jpeg

    Seu protótipo inicial além de passar por mais baterias de testes, deverá ser 
    aperfeiçoado e desenvolvido com mais detalhes em alguns aspectos:

    • as partes internas (dinâmica, regras, número de jogadores e tempo de jogo);
    • as partes externas (design, leitura e atratividade visual).

    Obs.: Neste momento será provavelmente necessário trabalhar com um designer e um ilustrador (dependendo da complexidade do jogo).

    3. Produzir

    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/1*5Bc_uoush42PZNAArcSKtA.jpeg

    Detalhes importantes de um protótipo

    • Material: definir o conjunto geral de itens e tipo (papel, plástico ou madeira) como cartas, peças, tabuleiro, meeples e outros componentes do jogo.
    • Conjunto final: fechar o formato, tipo e tamanho da caixa com todos os itens que compõem a embalagem, ou seja, preparar a primeira versão de apresentação do protótipo, já mais próxima do produto final.

    Obs.: Esta etapa pode provocar ajustes nos itens anteriores pois a questão custo/preço final é essencial na hora de colocar um boardgame no mercado.

    Observações Finais

    Transformar um protótipo em produto pode levar meses ou anos pois envolve muitos requisitos para estar pronto para a venda.

    A importância da participação em eventos e playtests é justamente mostrar sua cara e fazer o jogo evoluir, sabendo captar nas avaliações o que funciona e o que ainda pode ser melhorado.

    Da mesma forma que as regras e dinâmica podem ser aperfeiçoadas, o design e as ilustrações devem caminhar em conjunto na busca da melhor solução, considerando também custo/benefício.

    É importante para quem quer ser um game designer conhecer muito bem o universo dos boardgames.

    Isso vai ajudar você a ter ideias mais criativas e elaboradas, podendo julgar melhor a qualidade dos seus projetos.

    Saber trabalhar com outras pessoas também é fundamental pois a criação e desenvolvimento de boardgames costuma envolver várias etapas e processos.


    Seja persistente e acredite no seu projeto! Só depende de você!

    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/1*cs4h9pQsE1VIX4QrH7Pf4Q.jpeg

    Checklist de Tarefas para esta Parte 1:

    • Experimente o máximo de jogos que puder;
    • Analise a fundo os que você mais curte, a estrutura, mecânica e soluções de design e ilustração;
    • Pesquise jogos antigos, novos, simples e complexos;
    • Converse com amigos e conhecidos sobre os os jogos que eles mais curtem;
    • Participe de grupos de boardgame e jogue com várias pessoas;
    • Aproveite eventos e encontros para trocar ideias com desenvolvedores e profissionais do mercado.
    • Conheça tipos diferentes de mecânica: 
      https://www.ludopedia.com.br/mecanicas
      https://boardgamegeek.com/browse/boardgamemechanic

    Na próximo texto (Parte 2) vamos dar dicas de como montar protótipos usando vários tipos de materiais e soluções.

    Roberto Tostes
    desenvolvedor do Jogo — Sobrevivência na Amazônia — publicado em 2019 (jogosobrevivencia.com) 
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/sobrevivencia-na-amazonia

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    Por que eu acredito em PNPs
    Transformar RPG em um jogo de tabuleiro - Parte 3
    Montando seu protótipo [Parte 2]

    Comentários:

  • Rimor
    1170 mensagens MD
    avatar
    Rimor21/06/19 20:55
    Rimor » 21/06/19 20:55

    cara, isso é gold! ótimo texto, algumas coisas a gente sabe "no tutano"(ou de forma empírica, se preferir) mas você organizou de forma bem bacana, já outras são dicas valiosas :)

    1
  • MoaJr
    431 mensagens MD
    avatar
    MoaJr21/06/19 22:32
    MoaJr » 21/06/19 22:32

    Lógico que o processo deve ser muito mais "dolorido" do que foi escrito, mas você conseguiu sintetizar as etapas de uma maneira muito ludica...muito obrigado...Ps ainda não joguei o Sobrevivência na Amazônia, mas o jogo já está presente no meu grupo :D

    0
  • Penido
    64 mensagens MD
    avatar
    Penido22/06/19 12:20
    Penido » 22/06/19 12:20

    Boas, galera. Fiquei  muito  feliz  com  esse  tópico. Sou professor de rede pública  e eu com  meus alunos  conseguimos desenvolver um board game de investigação  e ficou ótimo. Quero dicas como pode ocorrer a publicação  do mesmo.

    0
  • Sobral
    160 mensagens MD
    avatar
    Sobral22/06/19 16:52
    Sobral » 22/06/19 16:52

    Excelente! Parabéns! Deu até vontade de testar seu jogo! Hehehe

    Quanto tempo levou pra finalizar ele, desde as primeiras idéias até o final?

    Abraço.

    0
  • Vinicios
    662 mensagens MD
    avatar
    Vinicios22/06/19 21:05
    Vinicios » 22/06/19 21:05

    Caramba! Adorei o texto. Sou ilustrador e sempre fico cheio de ideias e sei como é fundamental ter foco nos seus projetos.

    0
  • Anita Nunes
    143 mensagens MD
    avatar
    Anita Nunes24/06/19 06:18
    Anita Nunes » 24/06/19 06:18

    Bom texto, só não sei porque usar tantos termos em inglês quanto temos as palavras e expressões em português.

    2
  • rodrigocaruso
    608 mensagens MD
    avatar
    rodrigocaruso24/06/19 10:17
    rodrigocaruso » 24/06/19 10:17

    Anita Nunes::Bom texto, só não sei porque usar tantos termos em inglês quanto temos as palavras e expressões em português.


    eurogame = jogo estilo europeu
    boardgame = jogo de tabuleiro
    design = "arte" no caso que aparece, achei desnecessário usar o gringo
    designer = "artista" nesse caso também, achei desnecessário usar o gringo
    meeples = peças de madeira em formato estilizado de humano
    playtests = teste de jogo
    game designer = desenvolvedor de jogos? meio desnecessário usar o gringo
    Checklist = lista de verificação

    Quando se usa 3 palavras quando se tem apenas uma gringa, a palavra gringa começa a se tornar muito atraente pela praticidade do dia-a-dia, e a pessoa acaba viciando tanto que solta mesmo sem ser um estrageirófilo.

    Já que foi aberta a defesa do idioma, adiciono que a nossa língua peca(com uma crueldade elitista demoníaca) na praticidade.
    Temos portuguesófilos que admiram termos centenas de formas de escrever uma frase como "Pedrinho foi à escola" como se a nossa língua fosse a melhor do mundo apenas em razão disso, e isso fosse a única forma de mensurar qualidade. Ao mesmo tempo que ela é extremamente pobre na questão da inclusão social e as pessoas não conseguem escrever uma frase completa sem cair em armadilhas da língua, como a tal crase do Pedrinho. Favorecemos os eruditos que massageam o próprio ego em firulas de escrita para excluirmos os menos favorecidos, os descartando do clubinho. Acho uma falta de vergonha na cara uma língua que force tanta memorização de conversão de fala para texto. É sobrecarga desnecessária que corrobora para o analfabetismo. Entre os poetas e os pobres, eu escolheria uma forma de linguagem em que os pobres não sofressem tanto para realizar o mínimo pragmático. Os poetas que vão aprender alemão ou mandarim e deixem a autoestima do povo em paz, eles não são incapazes, a língua que os atrapalha.

    Como exemplo temos o idioma espanhol, quase tudo que se diz é escrito de uma única forma, com raras exceções (ou essessões, ou eceções, ou esseções, ou excessões, ou ecessões, uma vez que tudo isso se pronuncia igual). Quem está doutrinado a não questionar nem se pergunta como é um crime a sessão ser diferente da seção ou cessão, mas ao pronunciar ninguém no planeta Terra se confunde, somos chicoteados a engolir as várias grafias e quem questiona é um "vilão". O povo ter que fazer ditado na escola por uma dezena de anos é inteligente? Como poderíamos estar usando esse tempo para outros conhecimentos, até mesmo de literatura? Não, estamos lá memorizando ( ensino memorativo em 2019) uma língua que engoliu todas as grafias etimológicas, criou um monstro de retalhos e o povo paga a conta.

    Eu, eu só queria de volta o tempo de vida que perdi aprendendo a diferença de grafia do CH e X em xale ou chalé, e seção para sessão, além da metamorfose desnecessária do X, L e do S, ou as terminações “isar” e “izar”. Quando pronunciamos os mesmo sons NINGUÉM tem problemas com isso. Eu poderia ter aprendido outras coisas importantes, lido mais livros na escola, melhorado meu conhecimento literário, mas estava lá em memorização inútil.

    Agora depois de ter construído essa porcaria de complexidade que nada agrega, a solução parece ser deixar cada um falar como deseja, como se isso não fosse, no futuro, criar novas variações e anomalias. Vamos consertar um erro com outro. As regras são ruins, então vamos as abolir completamente ao invés de as corrigir.

    Tenho menos medo dos estrangeirófilos (com uso desnecessário de termos gringos) do que os portuguesófilos que não sabem o monstro cruel com os pobres o qual defendem. Os estrangeirófilos ficam em nichos e atacam somente outros elitistas em bobos duelos inócuos de termos gringos, já os portuguesófilos sufocam o nosso povo e com seu cânone sobre a perfeição da língua que não pode ser questionada com risco de queima na fogueira por heresia.

    Desabafei! :D

    2
  • Anita Nunes
    143 mensagens MD
    avatar
    Anita Nunes24/06/19 10:27
    Anita Nunes » 24/06/19 10:27

    "Quando se usa 3 palavras quando se tem apenas uma gringa, a palavra gringa começa a se tornar muito atraente pela praticidade do dia-a-dia, e a pessoa acaba viciando tanto que solta mesmo sem ser um estrageirófilo."

    De tudo que você escreveu, o que mais me chamou a atenção foi esta frase. Entendo e concordo, mas quando é algo desnecessário, não vejo porque utilizar. Por exemplo "boardgame", que é uma palavra inclusive pronunciada incorretamente diversas vezes por brasileiros (bórdigeimí), pode e DEVE ser substituída por "jogo de tabuleiro".

    Eu não sou obrigada, por exemplo, a saber o que quer dizer "checklist". Coisas pequenas que podem ser substituídas e facilitam a leitura.

    Mantenho minha opinião de que o texto é muito bom, só esse uso de palavras estrangeiras que cansa.

    1
  • robertotostes
    40 mensagens MD
    avatar
    robertotostes25/06/19 12:17
    robertotostes » 25/06/19 12:17

    Anita,

    Entendo a sua opinião, mas concordo apenas em parte.  Também sou contra estrangeirismos em excesso. Mas acredito que a decisão final cabe a cada um.
    A maior parte dos termos que eu uso neste texto são usados em quase todos os grupos de discussão de Boardgame. A começar pelo termo Boardgame. Eu por exemplo procuro usar os dois, Boardgame e Jogos de Tabuleiro.  Não vou entrar aqui em uma discussão específica por não ser o canal ou meio adequado. Mas veja  bem, escolhi um tema brasileiro pra o Jogo e ainda com a intenção ecológica. São 5 anos de trabalho e pesquisa sobre a Amazônia. E após conseguir financiar na Catarse e publicar meu jogo, estou aqui compartilhando conhecimento de forma gratuita, ajudando outras pessoas a desenvolver suas ideias.  Portanto sugiro que você abra o seu tópico de discussão e convide quem quiser. 

    6
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Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]
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