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  3. Desenvolvendo um Boargdame para PNP – Imprima e Jogue

Desenvolvendo um Boargdame para PNP – Imprima e Jogue

  • avatar
    robertotostes12/09/22 16:30
    avatar
    robertotostes
    12/09/22 16:30
    40 mensagens MD

    Um game designer , ao desenvolver um jogo,  precisa desde o início tomar decisões e escolher alguns caminhos para criar seu projeto. Cartas, dados, tabuleiros, marcadores e itens especiais podem fazer parte dessas escolhas.
    Quando se chega a um protótipo que já passou por alguns testes e parece viável e promissor, entramos em uma segunda etapa que pede novas definições, mais técnicas e objetivas.
     
    Jogo X Produto
    Como produto temos que fazer vários acertos de medidas e formato levando em conta custos e formas de impressão.  E a parte de ilustrações e design gráfico pode exigir também novas imagens ou um trabalho final para valorizar o produto, visando o público-alvo definido.
    Qualidade de material,  embalagem e  preço final montam um conjunto que vai estabelecer a viabilidade comercial do jogo.  
    A concorrência é grande, tudo conta na decisão do consumidor, conceito, formato, apresentação e preço.
     
    Fazer PNP é simplificar
    No caso de Projetos em PNP – Imprima e Jogue – são vários cuidados a se tomar, pois apesar da facilidade (imprimir e montar), existem limitações que podem afetar o desenvolvimento de qualquer jogo.
    Enquanto em um boardgame você pode usar soluções mistas de material e fornecedores, usando por exemplo papel de vários tipos, madeira, plástico e até metal, no caso dos PNPs temos que nos limitar ao que pode ser impresso.
    Todo projeto desse tipo tem que usar o mínimo de recursos. Isso significa optar sempre pelo que é mais essencial.
    Em teoria qualquer jogo pode ser adaptado como um PNP para impressão e recorte. Mas a maioria das pessoas não vai ter paciência ou mesmo recursos para imprimir um monte de folhas e ainda fazer várias colagens e montagens.
    É importante por isso permitir que o jogo possa ser feito e finalizado com uma impressora comum. Por exemplo, nada maior que uma folha A4 ou também evitar trabalhar com papéis especiais ou formatos fora do padrão.
     
    Um exemplo Prático de Projeto PNP - DELIVERY
     
    Minha última ideia de jogo já estava um pouco avançada como protótipo quando resolvi adaptá-la para um modelo - PNP -  imprima e jogue.
    Para criar essa versão tive que descartar e/ou adaptar algumas coisas:
    1)     Tabuleiro
    Nos protótipos anteriores era um formato maior. Tive que fazer ajustes para encaixar em um A4 mexendo na estrutura visual e proporção.  É preciso remontar o visual e fazer testes até chegar nas medidas certas sem perder a leitura e jogabilidade .
    2)     Dados
    Por ser um elemento essencial do jogo não teria como eliminá-los. Mas pesquisei materiais e vi que dava para usar dados menores e brancos (custo mais viável). Criei também uma variante de jogo em que os 24 dados poderiam ser substituídos por 12 (metade).
    3)     Meeples
    Como elemento principal do meu projeto, as mini bikes sempre foram essenciais. Parti de uma versão anterior, em mdf recortado com adesivo, para uma versão mais simples e menor, com recorte de papel e dobra para ficar mais firme e sem precisar de cola.
    4) Setas de movimento
    Esse elemento de versões anteriores simulava um caminho percorrido mas percebi que era custoso e dispensável. Mexi na mecânica do jogo, mudando a movimentação para uma casa de cada vez e eliminei esse item.
    5)     Bloco de contagem
    Fiz um esquema de dados e cores – Tabela de Contagem – que permite ser reutilizado  (tirando e retirando os dados).
    6)     Número de Jogadores
    Em versões anteriores cheguei a ter 4 jogadores mas com a redução de formato e pelos playtestes percebi que 3 era o número máximo para manter a jogabilidade.
    7)     Caixa
    Para uma versão anterior cheguei a projetar uma caixa e uma marca para o jogo. Tirei a caixa pois PNP não precisa disso e a montagem desse item é mais difícil e trabalhosa.
     
    Versão final dos itens:
    - Um arquivo PDF com Manual e instruções de montagem com 6 Páginas.
    - 2 Páginas de impressão em A4:
    > Uma com o tabuleiro;
    > Uma outra com bikes para recortar e montar e tabela de contagem.
     
    8)     Divulgação – Como em projetos de boardgame você deve divulgar seu projeto nos canais mais conhecidos do nicho e por seus contatos na área, amigos e conhecidos.
    Obs.: Já  existem atualmente canais e listas dedicados a divulgar esse tipo de jogo – PNPs – nacionais e internacionais.
     
    9)     Registro e assinatura
    Na documentação do jogo coloque sua autoria e créditos de outras pessoas envolvidas se houverem.
    É recomendado cadastrar seu jogo na Ludopedia, gratuitamente, com resumo, regras, foto e arquivos. Esse é o principal portal de referência no Brasil com notícias, informações e tudo relacionado a boardgames. Lá você vai receber notas, comentários, feedbacks e responder a dúvidas. 
    Para versões internacionais recomenda-se publicar uma versão em inglês no BoardGameGeek – site de referência internacional em jogos de tabuleiro.
     
     
    CONCLUSÃO
    Como game designer tive grande satisfação em adaptar esse meu projeto para PNP. Parece algo simples mas são muitos detalhes a decidir para encontrar as melhores soluções.
    E lembre-se, por ser um Arquivo Digital seu PDF com material e regras pode ser atualizado e melhorado, com ajustes finais e mudanças que você queira fazer.
    Que tal colocar sua ideia em prática começar e criar seu próprio jogo?
     
    LINK do meu jogo Delivery para Baixar, imprimir e jogar Gratuitamente.
    https://issuu.com/robertotostes/docs/delivery_final_17ago_r


    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1ff74_n30e5i.png





     
    Leia também meu texto:  Porque Acredito em PNPs!
    https://ludopedia.com.br/topico/61625/por-que-eu-acredito-em-pnps-imprima-e-jogue-gratis
     
    Roberto Tostes
    Desenvolvedor do Jogo Sobrevivência na Amazônia
    Publicou o Ebook: Dicas para Desenvolver um Boardgame:
    https://issuu.com/robertotostes/docs/parte_1_4_versao_21jan
     
     

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    Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]

    Comentários:

  • Dharius
    13 mensagens MD
    avatar
    Dharius 20/09/22 19:40
    Dharius » 20/09/22 19:40

    Texto legal. Valeu pelas dicas e motivação. 

    0
  • robertotostes
    40 mensagens MD
    avatar
    robertotostes23/09/22 09:20
    robertotostes » 23/09/22 09:20

    Obrigado, amigo, pelo comentário. 
    Se você tiver interesse em desenvolver jogos preparei um material gratuito "Dicas para Criar seu Boardgame". 
    Ele está no mesmo site onde coloquei o meu Jogo PNP -Delivery.

    Segue ink do Livro com Dicas (que publiquei aqui na Ludopedia em partes mas nesse link está o arquivo completo):

    https://issuu.com/robertotostes/docs/parte_1_4_versao_21jan

    Por fim só um aviso, quando a gente começa a criar jogos, isso vira um vício interminável ha ha..

    Abs

    Roberto Tostes

    0
Responder
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