Por Richard Sampson
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1390130/starcraft-boardgame-20
Tradução livre de CassioLemos
Essa resenha é formada por impressões após a primeira partida. Não é muito detalhada, serve mais para destacar alguns dos aspectos importantes do jogo.
Primeiramente, há várias pessoas dizendo que
Forbidden Stars é como uma mistura de jogos, ou comparando com “
A Game of Thrones: The Board Game (Second Edition)” ou “
Chaos in the Old World”, mas honestamente esse jogo não tem nenhuma conexão com nenhum deles. Em vez disso, ele é claramente o sucessor espiritual de “
StarCraft: The Board Game”, e é melhor comparar somente com ele.
O sistema de ordens é quase idêntico, com 3 das 4 ordens fazendo praticamente a mesma coisa que faziam no Starcraft. A única mudança real nisso é que as ordens melhoradas são compradas e ativadas através de cartas, e a ordem de domínio foi adicionada, meio que substituindo alguns dos elementos de recursos do Starcraft. Os “warp storms” são como uma versão mais volátil do sistema de eixo Z.

As grandes mudanças aqui, no entanto, são as fortes simplificações de muitos elementos complexos de Starcraft, como o combate, unidades e tecnologia. Starcraft é um jogo fantástico, mas o esforço pra manter a fidelidade à franquia realmente faz o jogo ser lento. No fim das contas, havia unidades e tecnologias demais, muitas das quais nunca eram usadas e estavam lá somente para não deixar alguns aspectos do jogo original de fora. No geral, o complexo amontoado de componentes era o que fazia o jogo frustrante ao tentar aprender a jogá-lo, principalmente para pessoas que não eram familiares ao jogo de PC.
Forbidden Stars corta fora isso e destila as ideias principais, tornando o jogo muito mais fluido e acessível, mesmo pra quem não tem nenhum conhecimento prévio do universo de
Warhammer 40K.
A tecnologia funciona de uma maneira bem similar ao Starcraft. Usando a ordem Strategize (Research), é possível comprar cartas para adicionar ao seu deck. A mudança aqui no entanto é o fato que você está trocando cartas do deck original pela versão melhorada. Isso significa que você nunca terá que se preocupar com o seu deck ficando muito cheio, entupido de coisas que não serão mais tão úteis, e você tem a certeza que verá aquelas cartas importantes nas próximas batalhas. Há algumas melhorias nas cartas e muito menos dependência de unidades, fazendo com que todas as cartas sejam úteis, sem a necessidade de tomar alguns caminhos tecnológicos para isso.
A quantidade de unidades também foi cortado substancialmente, fazendo com que cada uma pareça importante. Esse aspecto realmente tem impacto no deck de combate, já que você nunca terá um deck cheio de cartas de unidades que você nunca terá, o que não era raro de acontecer no Starcraft. As unidades reduzidas também tornam o jogo mais simples para novos jogadores, pois efetivamente há duas classes distintas (terrestres e aéreas) e suas respectivas melhorias. Isso faz com que o sistema seja muito mais claro que os 3 possíveis caminhos de upgrades no Starcraft.
Então chegamos no combate, que é a maior e melhor mudança. Starcraft tinha uma incrível ideia para o combate com construção de deck, fazendo as cartas específicas para grupos de unidades, mas tinham tantas regrinhas sobre unidades terrestres e aéreas, unidades de suporte, etc... Isso tornava o combate uma bagunça.
Fobidden Stars eliminou completamente tudo isso. Agora as batalhas aéreas são separadas das terrestres, então não há mais preocupação de “quem acerta quem”. A dependência de apenas 3 símbolos em vez de números também ajuda bastante. Assim que os dados são rolados, os jogadores realmente conseguem pesar suas decisões e achar um resultado satisfatório. Muitas vezes você poderia entrar em combate no Starcraft e perder uma das escaramuças, fazendo você perder e recuar, mesmo tendo muito mais unidades que o inimigo.

Há o interessante fato do combate usar dados mas não parecer aleatório, dependendo bastante das cartas, assim como em Starcraft. Essencialmente, os dados são rolados antes de mais nada ser jogado ou danos serem causados. Você sabe como se sairá na batalha, dando uma boa ideia do que fazer a partir dali. Isso faz com que as batalhas sejam tensas e muito táticas, em comparação com Starcraft, onde grande parte das decisões era otimizar ao máximo o alinhamento das unidades, o que ás vezes deixava parecendo somente um quebra cabeça.
No geral, o jogo é tudo o que eu queria que fosse. Starcraft sempre foi um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, mas as regrinhas chatas e o enorme número de unidades e cartas tornava o jogo difícil de ensinar e de ir pra mesa.
Forbidden Stars dá toda a grandiosidade de Starcraft, enquanto elimina muitas partes desnecessárias e inclusive melhora o balanceamento do jogo. No fim das contas, seria um completo substituto ao Starcraft se não fosse o fato de que
Forbidden Stars é melhor com 2-3 jogadores e não pode ser jogado com mais que 4. Com tudo isso dito, se você nunca jogou Starcraft, você deveria dar um jeito de jogar
Forbidden Stars e ver o que andou perdendo...