Como minha primeira resenha analisarei, o melhor que conseguir com toda a minha inexperiência, um jogo que conjuga a minha nacionalidade com o meu estilo favorito de Board Game: Portugal e Eurogame.
O intuito desta resenha é analisar as caraterísticas deste jogo de uma forma subtil e descontraída.
Todos nós já tivemos contacto com o que foi a vasta história dos Descobrimentos Portugueses, que com as suas caravelas navegaram por todo o Mundo, unindo povos e culturas. Conseguem imaginar um jogo de tabuleiro que conseguisse recriar essas aventuras? Não precisam de sonhar mais, Coimbra chegou.
Coimbra? Que nome é esse?
- O título deste Eurogame remonta à cidade de Coimbra, localizada em Portugal, que prosperou de forma significativa durante a Era dos Descobrimentos Portugueses. De lá saíam as mais diversas embarcações com destino aos quatro cantos do Mundo.
Objetivo do jogo:
- Representando famílias nobres da cidade de Coimbra, cada jogador deve tentar obter o máximo de prestígio que conseguir (PV) através do aprofundamento de relações com mosteiros próximos e/ou expedições de financiamento da época. Terá também de comprar os favores de vários cidadãos influentes da cidade (clérigos, comerciantes, membros do conselho e professores).
As fases do jogo:
O jogo será jogado em 4 rodadas, constituídas pelas seguintes fases:
A - Rolagem de dados;
B - Recolha e colocação de dados nas quatro áreas da cidade;
C - Recolha dos dados colocados;
D - Ajuste da ordem do turno;
E - Receber a receita da sua influência;
F - Investir numa expedição.
Fase A: Rolagem de dados
- Quem não tem aquele amigo que se queixa constantemente de que é azarado, que quase começa a "chorar" cada vez que tem de jogar um jogo onde exista pelo menos um dado? Aposto convosco que os designers do jogo, Virginio Gigli e Flaminia Brasini, com certeza têm, e por isso encontraram a solução para todos os nossos problemas. Para bem da nossa sanidade mental, os designers do jogo utilizaram o que podemos considerar a melhor técnica anti-choro existente no mercado: um conjunto de dados que não pertence a uma só pessoa, mas sim a todos os jogadores! Passo a explicar. Um dos jogadores vai rolar os dados existentes em jogo e, por ordem de turno, cada jogador fará o "draft" de um dos dados, ou seja, se os resultados rolados forem maus, serão maus para todos, e vice-versa.
Após a rolagem dos dados e respetiva seleção dos mesmos (draft), cada jogador colocará o dado escolhido numa das quatro áreas da cidade (Castelo, Parte superior, central e inferior da cidade). No local "Castelo", os jogadores poderão obter um ou mais favores do Rei, e nos restantes três locais estarão disponíveis para serem "recrutados" os mais diferentes personagens, cada um com um bónus específico. Devo salientar que podemos obter os favores desses personagens através de ouro ou guardas, ambos representando os recursos do jogo.
Fase B: Escolha e colocação de dados
- Cada jogador colocará, em ordem de turno, o dado escolhido numa das quatro áreas da cidade (Castelo, Parte superior, central e inferior da cidade). No local "Castelo", os jogadores poderão obter um ou mais favores do Rei, e nos restantes três locais estarão disponíveis para serem "recrutados" os mais diferentes personagens, cada um com um bónus específico. Devo salientar que podemos obter os favores desses personagens através de ouro ou guardas, ambos representando os recursos do jogo.
Fase C: Recolha dos dados
- Após todos os jogadores terem colocado 3 dados no tabuleiro, começam-se a adquirir os favores das diversas personagens, pagando o custo apresentado no dado escolhido pelo jogador. Assim que todos os jogadores terminarem de adquirir os seus favores, procede-se a recolha dos dados para o tabuleiro individual de cada jogador, onde apenas a cor dos dados importarão.
Fase D: Nova ordem de turno
- (Acho que não preciso de explicar o que acontece aqui), mas só para esclarecer, uma nova ordem de turno é estabelecida.
Fase E - Receber a receita da sua influência
- Como todo o Eurogame que se preze, este é mais um onde damos por nós a pensar em todas as variantes possíveis e imaginárias das nossas escolhas, pois existem quatro trilhas de influência, cada uma representado os quatro diferentes tipos de personagens, que lhe poderão dar ouro, guardas, PV e movimentos com o seu peregrino, que se deslocará por entre os mosteiros de Portugal, cujos bónus serão diferentes a cada jogo. Como se não bastasse, a dupla Italiana resolveu atribuir pontos de vitória a cada trilha, sendo que os PV atribuídos a cada trilha também serão diferentes de jogo para jogo. Pouca coisa para pensar, hein?
Fase F: Investimento em expedições
- Após um longo exercício mental por entre infinitas maneiras diferentes de pontuar, heis que chegamos à parte mais temática do Coimbra, onde cada jogador poderá investir numa expedição, sendo que todas as expedições possuem maneiras diferentes de ganhar pontos de vitória no final da partida.(Pensava que era desta que parava de fazer contas?). Esta é a parte mais temática do jogo pois todas as 15 viagens existentes no jogo foram realmente realizadas na Era dos Descobrimentos Portugueses, o que nos faz sentir como o Pedro Álvares de Cabral do século XXI.
Aspetos positivos:
- Ilustrações: As ilustrações do jogo são fantásticas, algo que realmente é de salientar em qualquer tipo de jogo, mas ainda mais num Eurogame, pois não é normal encontrarmos um Eurogame com uma arte tão boa. Está de parabéns a equipa de design gráfico;
- Rejogabilidade: Por existirem tantas cartas de expedição, quando você só jogará com menos de metade em cada jogo, mais a aleatoriedade do posicionamento dos mosteiros e dos pontos de vitória que cada trilha dará, fazem com que tenhamos de mudar a nossa estratégia a médio/longo prazo em todos os jogos, pois a trilha que num jogo vale 20 PV´s pode só valer 12 no próximo jogo.
- Dice Drafting / Dice Placement criativo: É de salientar a forma como os designers utilizaram estas duas mecânicas, mitigando o fator sorte.
- Reviravoltas: Em grande parte das partidas que joguei houveram grandes reviravoltas na pontuação final, o que prova que o planeamento a médio/longo prazo neste jogo é a chave para o sucesso.
- Downtime (tempo de espera entre jogadores): o downtime é muito baixo, comparado com outros Eurogames.
Considerações finais
- Este é mais um excelente jogo da escola Italiana, para mim um dos melhores Euros que pode apresentar para novos jogadores de jogos mais complexos. Um dos meus jogos preferidos da mecânica Dice Drafting / Dice Placement.
Não sei se este formato vos agradou, sintam-se à vontade para deixarem a vossa opinião nos comentários!