Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Power Grid
  4. Power Grid e O proveito da energia

Power Grid e O proveito da energia

Power Grid
  • avatar
    Lidi Nunes04/06/19 12:03
    avatar
    Lidi Nunes
    04/06/19 12:03
    91 mensagens MD

    Minha primeira vitória em Power Grid tornou-se para mim inesquecível. Aconteceu na última rodada e se originou de uma usina que arrematei e com a qual, na fase de aquisição de recursos, esvaziei o depósito de carvão, impedindo meu adversário de iluminar na totalidade a sua rede de casas; e, assim, ele acabou por iluminar só 16 cidades, ao passo que eu iluminei 20. Essa reviravolta, que poucos jogos proporcionam, foi incrível e deu uma perfeita ideia do que é este jogo. Em tese, passei toda a partida em desvantagem, economizando, comprando com cautela e parcimônia, construindo cidades apenas na quantidade que fosse possível iluminar, sem exageros. É um jogo econômico e, assim, a base de sua estratégia é o equilíbrio de custos, muito embora seja também um jogo de corrida, pois se encerra quando se atinge um limite específico de cidades construídas, as quais devem estar iluminadas, de preferência em sua totalidade.

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/06/power-grid-galapagos-expanso-mapa-brasil-board-game-D_NQ_NP_989668-MLB26702139453_012018-F.jpg

    Se o leilão inicial ─ através do qual se obtêm as usinas que vão, sob a administração de cada jogador, iluminar as cidades ─ é a força motriz de Power Grid, seu coração é a esteira de comercialização de recursos. É ali, com seu mecanismo de equilíbrio de oferta e procura, que as partidas se decidem. Do carvão ao urânio, nada é permanentemente barato nem permanentemente caro. Se é óbvio que no início preferimos as usinas movidas a carvão, recurso àquela altura bem mais em conta, ao final vamos optar pelas de urânio, cujo preço caiu consideravelmente. Essa esteira é tão impressionante, que é como se tivesse vida própria. Como se fosse um órgão pulsante, em perene transformação, à revelia dos jogadores… Olhamos para ela, e é uma configuração específica; olhamos 50 minutos depois, e ela se tornou outra coisa. Com efeito, um fenômeno.

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/06/pic157232.jpg

    Todavia, Power Grid é muito mais que um exercício de mecânica. Além de profundo estrategicamente, pois são muitas as alternativas circunstanciais ao longo de uma partida, oferece uma profundidade temática, que nos leva a uma “segunda experiência” e que vai além do domínio e do eficaz uso de suas regras. A segunda experiência existe quando o mecanismo de ações do jogo se harmoniza perfeitamente ao seu tema. É algo que salta da totalidade do jogo e nos sensibiliza. Não pode ser explicado a contento, e nem todas as pessoas o pressentem. Vai depender de muita coisa (sensibilidade, experiência, despojamento), mas está lá: o jogo o oferece e traduz, como a representação que é de uma realidade. Obviamente que em alguns jogos isso é mais evidente e reconhecível. Noutros, mais sutil. Os melhores jogos são esses, porém; e, assim como não devemos ler a literatura só pelo assunto ou pela forma que o desenvolve, não devemos venerar um jogo somente pela sua mecânica ou pelo seu tema: ambos, assunto e mecânica, devem estar de acordo, em harmonia, de modo que se exercite um ao passo que se avança no outro. Isso proporcionará uma experiência que vai além do cumprimento de regras com vistas a suplantar os adversários. Possibilitará ao jogo se tornar um objeto novo, inserido no limiar entre o “objeto lúdico” (diversão apenas) e o “objeto artístico” (movimentação de sentidos), como um romance, um poema, uma canção, um quadro. Não esqueçamos que o tempo da supremacia dos jogos abstratos puros se foi: os jogos de tabuleiro modernos são antes de tudo narrativas, cortes temporais de um período histórico ou de uma determinada atividade humana, o desenvolvimento de uma ideia ou assunto, com começo, meio e fim precisos. Um exemplo inquestionável: “No Ano do Dragão” (2007), de Stefan Feld. Mês a mês, ocorre um novo acontecimento, até que o Ano do Dragão se cumpra, reduza drasticamente a população do império e faça decair os palácios, o que impõe consequências graves a todos os jogadores, deixando-os de pires na mão, mas que, ainda assim, não impede que haja ao final um vencedor. Este, a rigor, foi aquele que melhor se preparou para transpor tais adversidades. Há muitos outros jogos assim, e aqui cito apenas mais dois que estão entre os que mais admiro: “A queda de Pompeia” (2004), que resgata o período da cidade romana que vai da sua reconstrução depois do terremoto (62 d. C.) ao seu soterramento pela lava do Vesúvio (79 d. C); e “K2” (2010), que representa a aventura de alpinistas na tentativa de alcançar o cume da chamada Montanha Selvagem.

    Power Grid foi um dos primeiros jogos que comprei, antes mesmo de jogá-lo. Só o conhecia de pesquisas e comentários, muitos dos quais bem elogiosos. Outros, porém, o depreciavam sem piedade e, quando seus críticos não encontravam pontos negativos em seu mecanismo ou tema, partiam para a sua arte, que em geral é vista como insossa, nem um pouco atraente. Ora, se temos boa memória ou estamos acostumados a olhar para o passado (como sujeitos conscientes de que aportamos num mundo preexistente), vamos reconhecer que a arte de Power Grid localiza-o num tempo bem específico: os anos 1950! E o motivo é que esta foi a década dos eletrodomésticos e dos brinquedos elétricos. Ou seja, a energia domiciliar ganhou fortes elementos que a justificavam. Como as donas de casa iriam comprar eletrodomésticos, se não houvesse energia em casa? E seus filhos, por que ganhariam brinquedos elétricos no Natal e em seu aniversário, se não os poderiam pôr para funcionar? Portanto, a arte de Power Grid tem um duplo sentido: é perfeitamente racional e coerente quanto ao tema, bem como uma homenagem a uma década de fulgor existencial, consequência direta do Pós-Guerra, os primeiros anos “sensatos” depois de muito sangue derramado. É de Albert Camus a expressão lapidar que define o século XX, especialmente na sua primeira metade: “Um século úmido”. Era natural que nos anos que se seguiram à catástrofe (marcada pelo Holocausto e pela aniquilação de Hiroshima e Nagasaki) que foi a Segunda Guerra Mundial o mundo desse um salto, e que a criatividade humana se superasse em vários campos do conhecimento, pois “ter sobrevivido” era “ser possuidor” de uma energia incomensurável. Em suma, a arte de Power Grid é a celebração de um decisivo momento histórico.

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/06/pic105289.jpg

    Power Grid é um jogo sobre o proveito da energia. E este proveito é real e sempre será. Quanto mais o mundo avança e evolui, mais energia se consome, e novas alternativas de produção são e serão criadas, se quisermos que nossos computadores, celulares, tablets, tevês, aparelhos de som, rádio, eletrodomésticos, brinquedos, elevadores, aparelhos hospitalares, maquinários industriais etc. continuem funcionando e provendo a sociedade. Power Grid é um jogo que traduz uma das grandes necessidades do nosso tempo, se não talvez a maior: estar ligado, conectado. E é por isso que nos fascina: sua essência está em nós, ainda que inconscientemente, ele representa anseios e corrobora desejos, ressaltando-se ainda que é um excepcional exercício de habilidade comercial. Sentimo-nos, sem dúvida, magnatas da energia, quando, através de nossas ações ─ bem sucedidas, é claro! ─, fazemos existir aquela rede de casas iluminadas.

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/06/power-grid-board-game-2-6-jogadores-fam-lia.jpg

    Só uma coisa falta a Power Grid… Dois tons de cores para cada conjunto de casas, um mais vivaz e outro mais contido, desmaiado, de modo que as residências, quando iluminadas, se sobressaíssem de suas irmãs ainda apagadas. Mas isso seria, talvez, um refinamento supérfluo, que exigiria a duplicação de seis conjuntos de componentes individuais. Sim, claro… Mas, ainda assim, lembremos o que o escritor Dyonélio Machado afirmou num de seus livros: o avanço da civilização implica atribuir importância às coisas supérfluas.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/466c8_tllfhi.png

    Mayrant Gallo é professor, escritor e boardgamer. Já publicou mais de 15 livros. Entusiasta por jogos de tabuleiro, tem predileção por jogos para 2 pessoas e solo. Tematicamente, aprecia jogos de construção de cidades e sobre a Guerra Fria. Entre as mecânicas de que mais gosta estão: colocação de peças, construção a partir de um modelo, seleção de cartas e gestão de mão.

    • Este e outros textos sobre Board Games também podem ser lidos no nosso blog, clicando aqui.
    • Caso queira ser avisado quando postarmos novos textos, basta clicar aqui.


    2
    4
    35

  • Canal

    Veja Também

    Invasion BG

    Veja Também

    TYROS OU COMO OS FENÍCIOS CRIARAM O COMÉRCIO MARÍTIMO
    JOGOS DE AVIAÇÃO (parte 1): PAN AM E OUTROS
    O duelo de pontos
    Le Havre ou A premência da realidade
    Tokaido ou A proeza do pouco

    Compre agora o jogo Power Grid na LUDOSTORE
    R$ 145,50 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • marciusfabiani
    1126 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani04/06/19 15:12
    marciusfabiani » 04/06/19 15:12

    Uma excelente resenha, à altura de um excelente jogo. Boa, Mayrant!

    3
  • gunterjr
    438 mensagens MD
    avatar
    gunterjr04/06/19 16:00
    gunterjr » 04/06/19 16:00

    Grande texto, mais Power Grid em nossas vidas!

    5
  • Helton Leite
    274 mensagens MD
    avatar
    Helton Leite05/06/19 09:01
    Helton Leite » 05/06/19 09:01

    Um texto à altura deste excelente jogo. Grande aula! Parabéns, professor. 

    3
  • freejones
    1 mensagens MD
    avatar
    freejones05/06/19 12:40
    freejones » 05/06/19 12:40

    Finalmente um texto a altura do grande jogo.
    Parabéns pelo texto e pela aula

    2
  • henriqueslcosta
    19 mensagens MD
    avatar
    henriqueslcosta05/06/19 13:37
    henriqueslcosta » 05/06/19 13:37

    Texto incrivelmente muito bem escrito. Ainda estou digerindo todas as suas nuances e detalhes. Acredito que o jogo ganhou um retrato fiel de sua realidade, mostrando a todos o raio-x do seu conceito, seja para aqueles que gostem ou não do mesmo. Parabéns!

    2
  • phdantas
    122 mensagens MD
    avatar
    phdantas06/06/19 13:02
    phdantas » 06/06/19 13:02

    Achei genial a sugestão de casas de dois tons! Deu vontade de incrementar meu Power Grid! Parabéns pelo texto!

    2
  • Mayrant Gallo
    289 mensagens MD
    avatar
    Mayrant Gallo06/06/19 14:01
    Mayrant Gallo » 06/06/19 14:01

    marciusfabiani::Uma excelente resenha, à altura de um excelente jogo. Boa, Mayrant!

    Obrigado, Marcius! Fico feliz que tenha apreciado o texto. Este jogo é mesmo especial.

    1
  • Mayrant Gallo
    289 mensagens MD
    avatar
    Mayrant Gallo06/06/19 14:02
    Mayrant Gallo » 06/06/19 14:02

    gunterjr::Grande texto, mais Power Grid em nossas vidas!

    Obrigado! Bem criativo seu comentário.

    0
  • Mayrant Gallo
    289 mensagens MD
    avatar
    Mayrant Gallo06/06/19 14:03
    Mayrant Gallo » 06/06/19 14:03

    Helton Leite::Um texto à altura deste excelente jogo. Grande aula! Parabéns, professor. 

    Grato, Helton, pelo elogio. Que bom que você gostou do texto.

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
Power Grid - Power Grid e O proveito da energia
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.