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  3. Interagir ou não interagir, eis a questão

Interagir ou não interagir, eis a questão

  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas01/06/19 14:24
    RFreitas » 01/06/19 14:24

    Roody::Tu fala que interação pra ti é poder negociar com os amiguinhos ou acusar o outro de vilão no Dead of Winter, mas tu não pode acusar a pessoa de roubar a ação que tu gostaria de fazer no Lorenzo? Isso não é uma forma de interagir? Até porque isso pode alterar totalmente tua estratégia por não conseguir comprar uma carta que tu combaria na tua engine build.

    No texto eu sei que tu tenta explicar que isso não é interação pra ti, mas o que então define interação pra ti? Tu não está confundindo com take that?
    Só esses dois exemplos não ficaram claros pra mim.

    Abs.

    Há interação além do jogo, claro. A tradicional resenha, que rola até no futebol. 
    Há alguns boards em que pode rolar uma interação do grupo, a depender dos jogadores, da liberdade entre eles, etc. Mas num Terra Mystica, por exemplo, um jogador mais concentrado ou introspectivo pode travar na AP e não interagir. Seria perfeitamente normal.
    Num Catan, Dead of Winter ou The Resistance, se o jogador for tímido e não interagir, ele dificilmente aproveitará o jogo. Os momentos de interação são parte da partida.
    Ou seja, é possível interagir em todos os jogos.
    Mas, em alguns, é da essência do jogo.
    E eu vejo um valor diferente nisso. Tipo, leva os jogadores a uma situação ficcional, uma interação dentro do universo proposto pelo jogo, de acordo com aquelas regras e papéis definidos. Em todos os casos haverá resenha se for um grupo de amigos. Mas em alguns, haverá uma brincadeira social proporcionada por aquele jogo em específico.

    3
  • Roody
    34 mensagens MD
    avatar
    Roody01/06/19 15:40
    Roody » 01/06/19 15:40

    MarlenSousa::
    Roody::Tu fala que interação pra ti é poder negociar com os amiguinhos ou acusar o outro de vilão no Dead of Winter, mas tu não pode acusar a pessoa de roubar a ação que tu gostaria de fazer no Lorenzo? Isso não é uma forma de interagir? Até porque isso pode alterar totalmente tua estratégia por não conseguir comprar uma carta que tu combaria na tua engine build.

    No texto eu sei que tu tenta explicar que isso não é interação pra ti, mas o que então define interação pra ti? Tu não está confundindo com take that?
    Só esses dois exemplos não ficaram claros pra mim.

    Abs.

    Roody eu entendo seu questionamento e tentarei explicar a minha opinião, mas isso não quer dizer que é a verdade, talvez nem tenha verdade, talvez só exista a sua opinião e a minha.
    Quando eu falo que Lorenzo não tem interação é pelo detalhe de que se todos os jogadores jogassem totalmente sem comunicado entre si (sei que isso é impossível) não interferiria em nada. Você pegar a carta antes só acontece por causa da sua ordem de turno. E novamente, isso não muda o fato de que eu amo o jogo e amo outros jogos que são assim também.
    Seguindo o exemplo que dei da comunicação, imagina jogar um TI sem nenhum comunicado, isso interventoria totalmente na experiência do jogo e como disse acima no Lorenzo não.
    O ponto que quero chegar não é que um é melhor que outro por causa da interação, mas existem pessoas que não jogam jogos onde a interação é parte da mecânica e queria entender porque isso incomoda já que nosso hobby é de interação por si só.
    Como falou em take that, acredito que seria o retirar plantas de um amigo em Terraforming Mars, correto? Mas o amigo poderia falar pra você não retirar dele porque assim ele não retirará algo de você na próxima jogada dele? Acredito que isso não seja permitido no jogo.
    Espero que você tenha me entendido e é muito bom ouvir opiniões que vão contra as nossas para evoluir e até mudarmos pensamentos.


    Agora sim eu entendi com mais clareza que tipo de interação tu estava citando.
    Eu realmente fiz o questionamento porque não tinha entendido o texto, e sim, é ótimo ler opiniões diversas.

    Parabéns pelo texto e sobre assunto em questão.

    Abs.

    0
  • MarlenSousa
    23 mensagens MD
    avatar
    MarlenSousa01/06/19 16:37
    MarlenSousa » 01/06/19 16:37

    RFreitas::
    Roody::Tu fala que interação pra ti é poder negociar com os amiguinhos ou acusar o outro de vilão no Dead of Winter, mas tu não pode acusar a pessoa de roubar a ação que tu gostaria de fazer no Lorenzo? Isso não é uma forma de interagir? Até porque isso pode alterar totalmente tua estratégia por não conseguir comprar uma carta que tu combaria na tua engine build.

    No texto eu sei que tu tenta explicar que isso não é interação pra ti, mas o que então define interação pra ti? Tu não está confundindo com take that?
    Só esses dois exemplos não ficaram claros pra mim.

    Abs.

    Há interação além do jogo, claro. A tradicional resenha, que rola até no futebol. 
    Há alguns boards em que pode rolar uma interação do grupo, a depender dos jogadores, da liberdade entre eles, etc. Mas num Terra Mystica, por exemplo, um jogador mais concentrado ou introspectivo pode travar na AP e não interagir. Seria perfeitamente normal.
    Num Catan, Dead of Winter ou The Resistance, se o jogador for tímido e não interagir, ele dificilmente aproveitará o jogo. Os momentos de interação são parte da partida.
    Ou seja, é possível interagir em todos os jogos.
    Mas, em alguns, é da essência do jogo.
    E eu vejo um valor diferente nisso. Tipo, leva os jogadores a uma situação ficcional, uma interação dentro do universo proposto pelo jogo, de acordo com aquelas regras e papéis definidos. Em todos os casos haverá resenha se for um grupo de amigos. Mas em alguns, haverá uma brincadeira social proporcionada por aquele jogo em específico.

    Exatamente isso. Acredito que o RFreitas tenha explicado melhor do que eu o que eu mesmo queria falar.

    2
  • Cesar Massoni
    7 mensagens MD
    avatar
    Cesar Massoni02/06/19 11:05
    Cesar Massoni » 02/06/19 11:05

    Marlen, achei interessante seu questionamento e, partindo do ponto da minha experiência dos meus 41 anos de idade, desde os 14 jogando RPG e há uns 6 anos no mundo dos boards eu te digo que todas as variáveis sobre interação nos jogos são e devem estar presentes. Eu particularmente, me considero totalmente um jogador totalmente eclético e me adapto muito bem tanto aos jogos com elevada interação como os que realmente parecem que jogamos sozinhos. A experiência é que vale a pena, o tema, a reunião com as pessoas, mas tenho que admitir que certos jogos "ajudam neste quesito interagir", já outros não. Eu acredito que as experiências que se vive jogando um jogo de tabuleiro mostram muito das pessoas, trabalham pontos fracos, exacerbam certas carracteristicas pessoais, mas no final das contas nos trazem de volta do mundo individual que passamos a fazer parte após a facilidade e tecnologia da internet.

    2
  • MarlenSousa
    23 mensagens MD
    avatar
    MarlenSousa03/06/19 07:37
    MarlenSousa » 03/06/19 07:37

    Cesar Massoni::Marlen, achei interessante seu questionamento e, partindo do ponto da minha experiência dos meus 41 anos de idade, desde os 14 jogando RPG e há uns 6 anos no mundo dos boards eu te digo que todas as variáveis sobre interação nos jogos são e devem estar presentes. Eu particularmente, me considero totalmente um jogador totalmente eclético e me adapto muito bem tanto aos jogos com elevada interação como os que realmente parecem que jogamos sozinhos. A experiência é que vale a pena, o tema, a reunião com as pessoas, mas tenho que admitir que certos jogos "ajudam neste quesito interagir", já outros não. Eu acredito que as experiências que se vive jogando um jogo de tabuleiro mostram muito das pessoas, trabalham pontos fracos, exacerbam certas carracteristicas pessoais, mas no final das contas nos trazem de volta do mundo individual que passamos a fazer parte após a facilidade e tecnologia da internet.

    Sim César, sou tão eclético quanto você. Acho muito importante a interação em todas suas formas e o hobby dá essa oportunidade para que a interação aconteça de forma mais próxima, algo que diminuiu com o advento tecnológico.
    Obrigado pela sua opinião

    0
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos03/06/19 12:38
    fredbarcelos » 03/06/19 12:38

    MarlenS:Roody eu entendo seu questionamento e tentarei explicar a minha opinião, mas isso não quer dizer que é a verdade, talvez nem tenha verdade, talvez só exista a sua opinião e a minha.
    Quando eu falo que Lorenzo não tem interação é pelo detalhe de que se todos os jogadores jogassem totalmente sem comunicado entre si (sei que isso é impossível) não interferiria em nada. Você pegar a carta antes só acontece por causa da sua ordem de turno. E novamente, isso não muda o fato de que eu amo o jogo e amo outros jogos que são assim também.
    Seguindo o exemplo que dei da comunicação, imagina jogar um TI sem nenhum comunicado, isso interventoria totalmente na experiência do jogo e como disse acima no Lorenzo não.
    O ponto que quero chegar não é que um é melhor que outro por causa da interação, mas existem pessoas que não jogam jogos onde a interação é parte da mecânica e queria entender porque isso incomoda já que nosso hobby é de interação por si só.
    Como falou em take that, acredito que seria o retirar plantas de um amigo em Terraforming Mars, correto? Mas o amigo poderia falar pra você não retirar dele porque assim ele não retirará algo de você na próxima jogada dele? Acredito que isso não seja permitido no jogo.
    Espero que você tenha me entendido e é muito bom ouvir opiniões que vão contra as nossas para evoluir e até mudarmos pensamentos.

    Agora que citou Terraforming Mars e Take That, vc não estaria confundindo interação entre os jogadores com NEGOCIAÇÃO? (fiquei com essa impressão)

    0
  • DWilliam
    650 mensagens MD
    avatar
    DWilliam03/06/19 15:04
    DWilliam » 03/06/19 15:04

    Se entendi bem, você se questiona por que algumas pessoas podem não querer jogar em casos onde o jogo em questão possui um determinado nível de interação, sendo que jogar em grupos já seria uma interação. Sendo isso, acredito que posso acrescentar alguma coisa na conversa.

    Acho importante dizer que há níveis e tipos de interação. Uma briga é uma forma de interação, por exemplo. Negociação, outra. A partir disso pode ficar mais fácil imaginar que certos tipos de interações podem não ser do agrado de todos. Se não ficar, vale lembrar que as pessoas são diferentes. Mesmo no mundo dos jogos existem pesquisas a respeito de "modelos de satisfação do jogador", onde é possível identificar certos perfis com base no conjunto de estímulos que dão mais prazer/satisfação para um jogador e para outro não. Alguns modelos (1) identificam justamente o "Socialiser", o maior prazer dele seria interagir com as pessoas ao redor de algo. Há também o "Conqueror", que basicamente sente mais satisfação ao vencer/ganhar. Junte esses dois como os maiores indicadores de alguém e você terá o tipo de jogador que ama interação direta como "destruir oponente gargalhando na cara".

    O que é prazer/satisfação para alguém pode ser o contrário para outro. Ter que negociar, convencer ou mesmo mentir pode ser meio "torturante" para algumas pessoas. Além disso, há um outro fator. Alguns jogos com maior nível de interação abrem mão de certos elementos de balanceamento e competitividade, ou seja, alteram aquilo que na percepção de alguns seriam qualidades de um design moderno, abrindo espaço para certas "injustiças" aos seus olhos. Sabe aqueles relatos de casais de namorados se ajudando ou mesmo demais jogadores se unindo contra o dono do jogo? Muitos diriam, "Não convide mais essas pessoas", mas nem sempre é possível. Fora que muitos irão ver no design do jogo algo que não apreciam. Há também questões mais sutis relacionadas, como um "King maker" vingativo, por exemplo. O meta-jogo tem mais chances de influenciar e nem todos apreciam esse elemento. 

    Em resumo, a resposta é, sim, para algumas pessoas a mera socialização não é motivo suficiente para dedicar horas ao redor de uma mesa. Mas pode ser um fator de reforço para muitas, independentemente se são "Socialisers" ou não. Mas dependendo do jogo, podem preferir ir para uma mesa de bar.

    (1): Nesse link há um resumo por alto sobre um desses modelos (e que usei nos meus exemplos): https://designinggames.wordpress.com/game-design/brainhex/

    2
  • MarlenSousa
    23 mensagens MD
    avatar
    MarlenSousa04/06/19 08:00
    MarlenSousa » 04/06/19 08:00

    fredbarcelos::
    MarlenS:Roody eu entendo seu questionamento e tentarei explicar a minha opinião, mas isso não quer dizer que é a verdade, talvez nem tenha verdade, talvez só exista a sua opinião e a minha.
    Quando eu falo que Lorenzo não tem interação é pelo detalhe de que se todos os jogadores jogassem totalmente sem comunicado entre si (sei que isso é impossível) não interferiria em nada. Você pegar a carta antes só acontece por causa da sua ordem de turno. E novamente, isso não muda o fato de que eu amo o jogo e amo outros jogos que são assim também.
    Seguindo o exemplo que dei da comunicação, imagina jogar um TI sem nenhum comunicado, isso interventoria totalmente na experiência do jogo e como disse acima no Lorenzo não.
    O ponto que quero chegar não é que um é melhor que outro por causa da interação, mas existem pessoas que não jogam jogos onde a interação é parte da mecânica e queria entender porque isso incomoda já que nosso hobby é de interação por si só.
    Como falou em take that, acredito que seria o retirar plantas de um amigo em Terraforming Mars, correto? Mas o amigo poderia falar pra você não retirar dele porque assim ele não retirará algo de você na próxima jogada dele? Acredito que isso não seja permitido no jogo.
    Espero que você tenha me entendido e é muito bom ouvir opiniões que vão contra as nossas para evoluir e até mudarmos pensamentos.

    Agora que citou Terraforming Mars e Take That, vc não estaria confundindo interação entre os jogadores com NEGOCIAÇÃO? (fiquei com essa impressão)

    fredbarcelos, eu estou mais querendo falar sobre jogos que além da interação básica (como estar em grupo jogando) necessite de uma interação a mais entre os jogadores (e a negociação poderia ser um tipo dessa interação a mais). Eu me baseio no pensamento de que todos os jogos tem um minimo de interação, porém tem alguns jogos que algum tipo de interação extra faça parte da mecânica e dessa forma ela seja essencial para o apreciamento do jogo, e por esse motivo muitos jogadores não dão nem oportunidade para esses jogos. O meu questionamento é em relação a não oportunidade pelo jogo ter uma interação elevado, sendo que somos seres relacionáveis e a premissa do jogo de tabuleiro seja um minimo de interação.

    0
  • MarlenSousa
    23 mensagens MD
    avatar
    MarlenSousa04/06/19 08:14
    MarlenSousa » 04/06/19 08:14

    DWilliam::Se entendi bem, você se questiona por que algumas pessoas podem não querer jogar em casos onde o jogo em questão possui um determinado nível de interação, sendo que jogar em grupos já seria uma interação. Sendo isso, acredito que posso acrescentar alguma coisa na conversa.

    Acho importante dizer que há níveis e tipos de interação. Uma briga é uma forma de interação, por exemplo. Negociação, outra. A partir disso pode ficar mais fácil imaginar que certos tipos de interações podem não ser do agrado de todos. Se não ficar, vale lembrar que as pessoas são diferentes. Mesmo no mundo dos jogos existem pesquisas a respeito de "modelos de satisfação do jogador", onde é possível identificar certos perfis com base no conjunto de estímulos que dão mais prazer/satisfação para um jogador e para outro não. Alguns modelos (1) identificam justamente o "Socialiser", o maior prazer dele seria interagir com as pessoas ao redor de algo. Há também o "Conqueror", que basicamente sente mais satisfação ao vencer/ganhar. Junte esses dois como os maiores indicadores de alguém e você terá o tipo de jogador que ama interação direta como "destruir oponente gargalhando na cara".

    O que é prazer/satisfação para alguém pode ser o contrário para outro. Ter que negociar, convencer ou mesmo mentir pode ser meio "torturante" para algumas pessoas. Além disso, há um outro fator. Alguns jogos com maior nível de interação abrem mão de certos elementos de balanceamento e competitividade, ou seja, alteram aquilo que na percepção de alguns seriam qualidades de um design moderno, abrindo espaço para certas "injustiças" aos seus olhos. Sabe aqueles relatos de casais de namorados se ajudando ou mesmo demais jogadores se unindo contra o dono do jogo? Muitos diriam, "Não convide mais essas pessoas", mas nem sempre é possível. Fora que muitos irão ver no design do jogo algo que não apreciam. Há também questões mais sutis relacionadas, como um "King maker" vingativo, por exemplo. O meta-jogo tem mais chances de influenciar e nem todos apreciam esse elemento. 

    Em resumo, a resposta é, sim, para algumas pessoas a mera socialização não é motivo suficiente para dedicar horas ao redor de uma mesa. Mas pode ser um fator de reforço para muitas, independentemente se são "Socialisers" ou não. Mas dependendo do jogo, podem preferir ir para uma mesa de bar.

    (1): Nesse link há um resumo por alto sobre um desses modelos (e que usei nos meus exemplos): https://designinggames.wordpress.com/game-design/brainhex/

    DWiilliam obrigado pelo comentário e pelo conhecimento que apresentou para o tópico. A minha intenção desde o início é saber a opinião de outras pessoas e a sua me mostrou alguns pontos novos que só faz com o debate se enriqueça.
    Entendo quando fala que existem pessoas diferentes, porque isso não acontece só no hobby, mas principalmente no dia-a-dia. Mas algo que me incomoda bastante e gostaria de saber sua opinião sobre, são os amiguinhos que só jogam os jogos que eles querem. Respeito a questão dele ter uma preferência, mas porque quando ele quer jogar um famoso controle de área (mecânica que não me traz tanto prazer) eu estou lá para acompanhá-lo de coração aberto e tentando ser o mais competitivo possível e quando eu quero jogar um jogo co-op ou de guerra esse amigo prefira o bar? 
    Não sei se me expressei da maneira correta, mas o que me incomoda é algo que é importante em relacionamentos, até me namoros e casamentos, em algum momento ambos, em momentos distintos, tem que dar "o braço a torcer" para o bem da relação. Não quero obrigar ninguém jogar a nada, mas eu gostaria de um tipo de reciprocidade. Deu pra entender?
    Novamente, obrigado pelo comentário.

    1
  • DWilliam
    650 mensagens MD
    avatar
    DWilliam04/06/19 09:55
    DWilliam » 04/06/19 09:55

     MarlenSousa::
    Mas algo que me incomoda bastante e gostaria de saber sua opinião sobre, são os amiguinhos que só jogam os jogos que eles querem. Respeito a questão dele ter uma preferência, mas porque quando ele quer jogar um famoso controle de área (mecânica que não me traz tanto prazer) eu estou lá para acompanhá-lo de coração aberto e tentando ser o mais competitivo possível e quando eu quero jogar um jogo co-op ou de guerra esse amigo prefira o bar? 
    Não sei se me expressei da maneira correta, mas o que me incomoda é algo que é importante em relacionamentos, até me namoros e casamentos, em algum momento ambos, em momentos distintos, tem que dar "o braço a torcer" para o bem da relação. Não quero obrigar ninguém jogar a nada, mas eu gostaria de um tipo de reciprocidade. Deu pra entender?


    Entendo. Acho que parte do que falei pode justificar alguma coisa. É possível que justamente os tipos de jogos que você mais gosta tragam algum desconforto para certa(s) pessoa(s). Mas talvez não seja isso, e haja sim um certo egoísmo por parte dela(s). O caminho é conversar e tentar entender o que ocorre. Por vezes o melhor é desencanar. Tentei várias vezes trazer amigos para o hobby e grande parte não curtiu tanto ou não gostou dos tipos de jogos que gosto. E está tudo bem! Em eventos, luderias e grupos dedicados ao hobby consegui encontrar jogadores com perfis mais compatíveis com o meu. E assim vou mantendo as antigas amizades (Num bar ou jogando festivos aqui e acolá) e cultivando novas (Satisfazendo meu perfil de jogador).

    2
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