Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. CO2: Segunda Chance
  4. Modo Competitivo: Como vocês tem jogado?

Modo Competitivo: Como vocês tem jogado?

CO2: Segunda Chance
  • avatar
    isR34L22/05/19 08:20
    avatar
    isR34L
    22/05/19 08:20
    1165 mensagens MD

    Considerando que a versão padrão é "matematicamente quebrada", no sentido tradicional para um jogo "competitivo" em que mais das 50% das partidas a randomização do jogo pode gerar um puzzle que não pode ser vencido e todo mundo vai perder, pergunto: o que vocês tem feito?

    1- Não me importo, quero viver a experiência temática proposta pelo Vital. O que importa é a viagem, não o destino.
    2- Uso alguma das variantes propostas pelo Vital/Players (quais?).
    3- Nem sabia que não dava para vencer as vezes, vivi uma mentira.
    4- Só jogo co-op mesmo.

    (Longo texto explicando a treta toda, mas esse aspecto é confirmado pelo designer: https://www.boardgamegeek.com/thread/2162598/im-not-convinced-competitive-game-works/page/1)

    Antes que o fã-club do Vital venham me atacar, não estou difamando (como alguns nesse tópico ai fizeram) ele. Apesar de achar uma escolha de design horrorosa pessoalmente, entendo o apelo artístico/temático/crítica-social.

    3
    0
    2
  • Compre agora o jogo CO2: Segunda Chance na LUDOSTORE
    R$ 311,75 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • DiegoSantos.MTB
    219 mensagens MD
    avatar
    DiegoSantos.MTB22/05/19 08:30
    DiegoSantos.MTB » 22/05/19 08:30

    O modo competitivo é bastante conflitante na minha mesa. É evidente que deve-se abrir mão de pontos pelo bem comum - evitar o jogo ganhar de todos.

    Mas ainda não tive essa percepção de cenário "impossível" de vencer. Precisamos jogar o competitivo mais vezes.

    Sobre o modo cooperativo, é o mais jogado por aqui, principalmente para inserir novos jogadores. E sempre que perdemos conseguimos identificar onde foram os possíveis erros.

    Coop ou competitivo, quero jogar mais e testar as mini expansões também.

    2
  • isR34L
    1165 mensagens MD
    avatar
    isR34L22/05/19 08:45
    isR34L » 22/05/19 08:45

    DiegoMartins2S::Sobre o modo cooperativo, é o mais jogado por aqui, principalmente para inserir novos jogadores. E sempre que perdemos conseguimos identificar onde foram os possíveis erros.

    Vou fazer um pouco de off-topic no meu próprio post e perguntar, os objetivos secretos, vocês fazem algo para ficar verdadeiramente secreto, ou durante o jogo acaba se descobrindo "fácil" mesmo, tipo a pessoal "guardando PECs" ou o cara indo sozinho na convenção e pedindo pra ninguém mais ir. :P
    ---
    De volta ao in-topic sobre a derrota instant, parece que o jogo consegue fazer uma ilusão boa pra não saber que ele ja era perdido, mas a pira (bem descrita no post), é que se tu parar pra por na ponta do lapis, tu vê que na maioria das vezes nem tem como vencer. Ai o sentimento de "tudo foi em vão" vai da índole do player. Além do mais, o modo CO-OP parece que não sobre desse problema (só é bem difícil mesmo).

    0
  • linezinhah
    1199 mensagens MD
    avatar
    linezinhah22/05/19 09:05
    linezinhah » 22/05/19 09:05

    Vou acompanhar esse post porque quero muito pegar o CO2 e se for realmente quebrado nem perco mais meu tempo.

    0
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato22/05/19 09:09
    edeodato » 22/05/19 09:09

    O jogo não é quebrado. O designer disse claramente que a matemática é desbalanceada de propósito. Inclusive no tópico do bgg ele deu alternativas para diminuir as chances do jogo.

    A ideia do Vital foi temática: mesmo em uma competição empresarial se descuidamos do mundo todos perdem. Mas foi isso que me afastou do jogo. Não gosto de cooperativos e não me parece que o competitivo seja excelente. Estou muito feliz com Kanban e Lisboa.

    Mas o jogo não é quebrado, errado. Foi feito assim propositadamente. As chances de vitória do tabuleiro são maiores do que as dos jogadores.

    Abraços!

    6
  • isR34L
    1165 mensagens MD
    avatar
    isR34L22/05/19 09:23
    isR34L » 22/05/19 09:23

    linezinhah::Vou acompanhar esse post porque quero muito pegar o CO2 e se for realmente quebrado nem perco mais meu tempo.

    É o que o @edeodato disse, depende da tua definição de "quebrado". :D
    Se quebrado para você quer dizer: jogo que dependendo de pura sorte uma partida de 2 horas pode estar fadada a derrota, não importa o que seja feito e você só vai descobrir isso no último lance. Beleza, ele é quebrado. Senão ele é um euro temático, ahuahuahuah (no co-op, não tem esse aspecto, ele sempre da pra ganhar pelo que entendi).
    Mas, existem as variantes que muita gente (no âmbito geral de se usar ou não uma variante) torce o nariz. Ai ai do gosto do freguês. O que é fato, é que no jogo base do competitivo, 50% das vezes será derrota, não importando o nível técnico dos jogadores e mesmo que todo mundo se ajude 100% do tempo.

    1
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato22/05/19 09:23
    edeodato » 22/05/19 09:23

    isR34L não joguei o jogo para palpitar com precisão, mas parece que essa sugestão seria interessante:

    "Don't end the game if the CO2 > 500. Continue playing, but you lose if it is still > 500 at the end of the 5th decade. (In the last decade, you can remove dirty plants without adding new ones, so you can drive down the CO2 score.)

    Remove 4 20s and 4 40s at the start. Without this, the current CO2 range is 410 to 610, either ridiculously easy or impossibly difficult. Removing those plants reduces the range down to 450-550 for the mandatory 16."


    Você retira um range de derrota, mas sem deixar muito fácil. Talvez isso somado à sugestão do Vital de começar sem os 50 pontos de carbono iniciais.


    Jogou com alguma variante do tópico? O que achou?

    Abraços!

    1
  • isR34L
    1165 mensagens MD
    avatar
    isR34L22/05/19 09:33
    isR34L » 22/05/19 09:33

    Só joguei o co-op até agora @edeodato, e assim como você detesto co-ops, mas dei o braço a torcer. Vou dizer que fiquei impressionado, foi uma boa experiência nota 8.0 escala BGG. No entanto, fui com a expectativa tão baixa pela minha experiência com o OnMars e com meu gosto com co-ops que pode ter influenciado. AHuahua

    Vou jogar o competitivo hoje, então estava vendo o que usar. Essa variante é interessante, mas tentei ficar com algo que mantenha os princípios de design inalterados. E a tensão de perder antes do fim do jogo ainda faz parte do pacote. Então vou testar a sugestão do Playtester e do Vital que é: diminuir a poluição ao fazer os objetivos da ONU (10 ppm) e um seed dos tiles iniciais, parecido com esse que você informou.

    https://www.boardgamegeek.com/thread/2140096/adjusting-game-difficulty-designer-variant-not-off

    Depois conto como foi.

    3
  • DiegoSantos.MTB
    219 mensagens MD
    avatar
    DiegoSantos.MTB22/05/19 13:00
    DiegoSantos.MTB » 22/05/19 13:00

    isR34L::Só joguei o co-op até agora @edeodato, e assim como você detesto co-ops, mas dei o braço a torcer. Vou dizer que fiquei impressionado, foi uma boa experiência nota 8.0 escala BGG. No entanto, fui com a expectativa tão baixa pela minha experiência com o OnMars e com meu gosto com co-ops que pode ter influenciado. AHuahua

    Vou jogar o competitivo hoje, então estava vendo o que usar. Essa variante é interessante, mas tentei ficar com algo que mantenha os princípios de design inalterados. E a tensão de perder antes do fim do jogo ainda faz parte do pacote. Então vou testar a sugestão do Playtester e do Vital que é: diminuir a poluição ao fazer os objetivos da ONU (10 ppm) e um seed dos tiles iniciais, parecido com esse que você informou.

    https://www.boardgamegeek.com/thread/2140096/adjusting-game-difficulty-designer-variant-not-off

    Depois conto como foi.

    Gostei da ideia de iniciar em zero ao invés de 50ppm. As demais dicas por enquanto não tentarei. Acho que tiraria a tensão que o jogo propõe.

    0
  • thyranicus
    666 mensagens MD
    avatar
    thyranicus22/05/19 13:40
    thyranicus » 22/05/19 13:40

    1- Não me importo, quero viver a experiência temática proposta pelo Vital. O que importa é a viagem, não o destino.

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
CO2: Segunda Chance - Modo Competitivo: Como vocês tem jogado?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.