Considero Wingspan uns dois ou três degraus acima do Imperial Settlers.
Imperial Settlers é um bom jogo, Wingspan é excelente. Acho o design primoroso.
Apenas 26 ações. Poucas decisões, mas com um impacto muito maior no jogo do q cada uma das muitas decisões do IS.
E cada ação coloca o jogo pra frente de maneira muito mais direta.
Uma partida de IS pode ser bem arrastada, o que não acontece por Wingspan, nem dá tempo de ser.
Tanto no Brasil quanto no exterior creio que seja um jogo que teve muito mais reconhecimento e acho muito merecido.
O tema bem integrado as mecânicas é algo que valorizo muito tbm.
Outro ponto que pode ser citado como negativo é a baixa interação, mas a disputa pelos bônus de rodada, pelos pássaros abertos e pelos dados no comedouro acho o suficiente.
É um engine build muito curto pra permitir “interação destrutiva” como no TMars. Muito mais chance desse tipo de interação gerar king making (algo que já vi algumas vezes no IS, por exemplo) em um jogo tão apertado.
Uma ressalva que tenho é o quão fracos ficam as habilidades rosas em 2 players, mas ao menos é algo comum aos 2 players.
Será q n valia uma variante sem elas?