andrekohn::A questão de "não saber ler o jogo", concordo em partes. Não sou expert no jogo, longe disso, mas ficou claro que essas situações não são muito frequentes. Veja bem, não disse que não existe, mas que é raro e muito trabalhoso pra ocorrer. No Teotihuacan, por exemplo, é muito mais frequente ver isso, portanto, pra mim, mais divertido.
Concordo com o edeodato nessa, acho q o jogo precisa ser jogado várias vezes para que essas situações de "jogada dos sonhos" apareçam. E mais do q isso, ao contrário de reclamar q são raras e muito trabalhosas de fazer, acho exatamente q isso é q dá a diversão. Se toda jogada é maravilhosa, na verdade nenhum jogada é
andrekohn::
Com relação ao Lisboa ser mais burocrático, discordo fortemente. Primeiro pq a temática é bem amarrada e presente, deixando as ações menos enfadonhas e, de novo, mais divertidas. Segundo pq você não está repetindo a mesma coisa o tempo todo. Em Tzolk'in, assim como em muitos euros, o core do jogo é: alocar trabalhador, gerar recurso, fazer ação pra ganhar pontos. Enquanto em Lisboa - que também dá mais margem para jogadas grandiosas -, você tem que manejar sua mão de cartas, pode visitar um nobre - o que gera uma oprtunidade pros adversários, tendo aqui a interação que falta em Tzolk'in -, ou colocar uma carta no portfólio. Nessas ações você tenta colocar meeples nos escritórios, pegar projetos, gerar dinheiro, impedir que o adversário te siga, gerar influência, desmontar o quebra-cabeça das ruas...e apenas uma pequena parcela disso é "gerar recursos" para fazer as ações. Enquanto em Tzolk'in você se pega fazendo repetidas vezes a mesma coisa, em Lisboa não. Quando digo que Tzolk'in é burocrático não me refiro às regras, mas às ações feitas ao longo do jogo.
No fundo, como disse, Tzolk'in é um bom jogo, mas não para todos - certamente não para mim (e isso não é problema nenhum).
Mais uma vez, discordo. Apesar de gostar até mais do Lisboa (e do Gallerist, q vc citou no post original), acho os dois mais burocráticos q o Tzolkin (e não q isso seja ruim, é apenas uma característica dos jogos). Tem jogo mais burocrático do q Gallerist? Basta fazer os seguintes passos:
1 Descubra um artista
2 Compre sua obra barata
3 Promova o artista
4 Pegue um contrato
5 Venda a obra cara
6 Repita a receita acima n vezes
A grande questão é a forma como vc vai fazer essas ações de forma eficiente, tentando maximizar o leilão, seus tiles de reputação, as ações de expulsão e as cartas de objetivos pessoais.
Mas... Parafraseando uma biógrafa de Voltaire,
"Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo".
E vc tem todo direito de estar errado. 
