Obrigado pelas considerações de todos.
Para explicar um pouco a situação:
Gosto muito do universo fantástico de Tolkien, assisti todos os filmes, lí o Hobbit (ainda pretendo terminar o Senhor dos Aneis) e fui jogador ocasional de D&D. Mas não sou aquele fã que sabe o nome de todos os personagens e localidades da Terra Média decor. Além disso, minha esposa também gosta do Senhor dos Anéis (ela já leu os livros), mas não é tão aficcionada por boardgames quanto eu - já jogou Agrícola, Five Tribes, Concórdia, Samurai, Tigris & Eufratis... Mais para "me acompanhar".
Assim, apesar de saber que o GdA é um jogo épico ( tanto na narrativa quanto no tempo de jogo) eu quiz ter ele na minha coleção - por gostar de jogos de controle de área, de jogos razoavelmente difíceis mas com boa narrativa, por acreditar que seria mais fácil reunir duas pessoas para um jogo tão longo do que 4 ou 5, por que gosto do cenário e minha mulher também e, por que não, pq sou um pouco colecionador e queria aquela aventura ali na minha estante ( inclusive com expansões). 
Ah! Pq ainda não tentei jogar ele? (Não riam) Pq sou metódico e antes de jogar quero ler a trilogia para aproveitar ao máximo o cenário, os personagens e as cartas.
Quanto ao BdCE - apesar de menos épico que seu irmão maior, representa a passagem mais incrível do livro e deve ser interessante recriá-la, além de ser mais curto e servir como uma "iniciação" para o GdA.
Enfim, não pretendo me desfazer do GdA (pelo menos não antes de jogar 1 ou 2 vezes) e gosto muito dos cenários dos dois jogos. Agora, como estamos tendo cada vez mais opções de jogos para compra, chega um ponto onde é preciso ser seletivo e aí paira minha dúvida: será que vale investir uns 300-400 reais nesse jogo? Vou ter experiências diferentes entre ele e GdA para que caibam na mesma coleção?
Valeu!