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  3. Newton
  4. Resenha: Newton, nem tão genial assim

Resenha: Newton, nem tão genial assim

Newton
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn13/03/19 08:39
    andrekohn » 13/03/19 08:39

    ricardosantos76::Parabéns por mais um ótimo texto, André. 

    E embora tenha discordado anteriormente de críticas suas quanto a ausência de tema em outros jogos (como Amerigo e, especialmente, Gùgong, cujo tema achei muito bem implantado e presente), aqui eu concordo: tema zero, infelizmente. Ok, não precisava ser absurdamente temático como os jogos do Martin Wallace ou Vital Lacerda, mas foi uma oportunidade desperdiçada. Isaac Newton merecia mais. 

    Outra coisa que me incomodou em Newton foi a baixíssima interação entre os jogadores. 

    Por esses motivos é provável que não entre na coleção.

    Abraço.

    Valeu, Ricardo, agradeço estar sempre presente por aqui! Pois é, sobre o Amerigo fiz uma reavaliação da minha resenha e considero hoje, sim, que o tema está lá presente. Mas achei que um tema tão diferenciado quanto o do Newton merecia realmente ter sido explorado mais, e essa foi minha grande decepção com o jogo.
    Abraço!
    RMaia8:: Concordo com QUASE tudo que foi escrito aqui, desde no seu excelente texto - seus textos são muito bons! - quanto nos comments. "Genérico", "pouco denso", "tema mal utilizado", "não é genial", etc. Só não concordo com a afirmação de que não é um grande jogo. Pode não ser genial, grandioso, épico... mas considerando a dinâmica e duração, e as mecânicas espertas que o jogo tem, especialmente na utilização das cartas, e na sensação de diversão ao final da partida (não tem como não se divertir com os combinhos e efeitos cumulativos das ações), acho um jogo de grande valor sim. E ler as comparações com Space Cantina, Rock n Roll Manager (esses sim, não poderiam ser mais genéricos) ou Ganges (por favor!) chega a dar uma tristeza. Não acho que seja jogo do ano (Teotihuacan é!), ou que seja Top10 em qualquer leitura/categoria, mas como euro rápido e divertido... aprovadíssimo por aqui!
    Nem todo jogo tem que ser denso pra divertir. Talvez eu fique com a crítica de que o tema e as mecânicas relacionadas às tecnologias tenham sido sub-utilizadas.   https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/wink.png

    Obrigado pelo comentário, Barba! Então, Newton é um bom jogo, não o acho um grande jogo como outros, mas tem sim mecânicas sólidas como apontei na resenha, sem dúvida o jogo tem seu valor - eu dificilmente direi que um jogo é ruim, quem sou eu na fila do pão pra dizer isso? No máximo apontarei os motivos de não ter me agradado.
    Sobre a "comparação" que machucou seus olhos, peço desculpas hahaha. Mas aqui a questão é muito subjetiva. Confesso que me divirto mais com Rock n roll Manager e Ganges do que com Newton, embora nenhum desses jogos esteja na minha coleção.

    4
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn13/03/19 08:46
    andrekohn » 13/03/19 08:46

    Lpporto::
    RMaia8::Concordo com QUASE tudo que foi escrito aqui, desde no seu excelente texto - seus textos são muito bons! - quanto nos comments. "Genérico", "pouco denso", "tema mal utilizado", "não é genial", etc. Só não concordo com a afirmação de que não é um grande jogo. Pode não ser genial, grandioso, épico... mas considerando a dinâmica e duração, e as mecânicas espertas que o jogo tem, especialmente na utilização das cartas, e na sensação de diversão ao final da partida (não tem como não se divertir com os combinhos e efeitos cumulativos das ações), acho um jogo de grande valor sim. E ler as comparações com Space Cantina, Rock n Roll Manager (esses sim, não poderiam ser mais genéricos) ou Ganges (por favor!) chega a dar uma tristeza. Não acho que seja jogo do ano (Teotihuacan é!), ou que seja Top10 em qualquer leitura/categoria, mas como euro rápido e divertido... aprovadíssimo por aqui!
    Nem todo jogo tem que ser denso pra divertir. Talvez eu fique com a crítica de que o tema e as mecânicas relacionadas às tecnologias tenham sido sub-utilizadas.   ;)

    Sou obrigado a concordar com Barba aqui. O jogo de fato é Genérico (como todos esses outros desses caras), o tema é, como eu costumo dizer, é tão sobre Newton qto Castle of Burgundy é sobre construir castelos na Borgonha e não apresenta nada de genial.
    Mas achei divertido e preferi a muitos outros da mesma escola (leia-se Lorenzo e Gran Austria por exemplo). Não entrou na coleção por que, exatamente pelos motivos que você falou, de baixa interação, etc, o jogo vai ter uma vida curta aqui em casa onde jogamos o mesmo jogo 7, 10 vezes. Por isso optei jogar apenas o dos amigos, de forma que vou jogando de forma mais lenta.
    Mas se me chamarem pra jogar, eu pulo na mesa na hora.
    Dito isso, apesar da discordancia, o review está ótimo e todos seus argumentos por não ter curtido fazem sentido. Parabéns pelo canal que está se destacando cada vez mais!

    Obrigado, @Lpporto! Já vi você falando algumas vezes que, ao comprar um jogo novo, usa-o até a exaustão (ou próximo disso), fato que ocorre por aqui também. Então jogos como Newton têm vida muito reduzida aqui em casa. Newton é um bom jogo, mas que não me divertiu tanto especialmente pelo fato de eu dar muito valor à jogos que implementam bem o tema, então os que não o fazem ficam sempre atrás de outros. É um jogo de mecânicas sólidas, que eu jogaria se me chamassem sem problema, mas não tem nada pra mim que o destaque de outros jogos e garanta a ele um lugar na minha coleção. 
    Abraço!

    3
  • silascjr
    89 mensagens MD
    avatar
    silascjr13/03/19 09:12
    silascjr » 13/03/19 09:12

    RMaia8::Concordo com QUASE tudo que foi escrito aqui, desde no seu excelente texto - seus textos são muito bons! - quanto nos comments. "Genérico", "pouco denso", "tema mal utilizado", "não é genial", etc. Só não concordo com a afirmação de que não é um grande jogo. Pode não ser genial, grandioso, épico... mas considerando a dinâmica e duração, e as mecânicas espertas que o jogo tem, especialmente na utilização das cartas, e na sensação de diversão ao final da partida (não tem como não se divertir com os combinhos e efeitos cumulativos das ações), acho um jogo de grande valor sim. E ler as comparações com Space Cantina, Rock n Roll Manager (esses sim, não poderiam ser mais genéricos) ou Ganges (por favor!) chega a dar uma tristeza. Não acho que seja jogo do ano (Teotihuacan é!), ou que seja Top10 em qualquer leitura/categoria, mas como euro rápido e divertido... aprovadíssimo por aqui!
    Nem todo jogo tem que ser denso pra divertir. Talvez eu fique com a crítica de que o tema e as mecânicas relacionadas às tecnologias tenham sido sub-utilizadas.   ;)


    Ja discordo, Newton é um BOM jogo e só, e é bom exatamente por cumprir o que promete ( como vc bem descreveu) já um GRANDE jogo pra mim é algo que está bem acima da média e Newton não é esse jogo. Mas concordo que tem seu público, o tema eu achei que foi a parte mais brochante no jogo, eu sou engenheiro e tenho a mesma opinião do amigo que é físico. O jogo é bom, tem vida útil média-curta (na minha opinião), e sem dúvidas Lorenzo para mim é muito superior em todos aspectos (aqui considerando jogo/autor). Mas recomendo as pessoas jogarem antes de comprar e tirarem suas conclusões. Eu acredito que Newton tem potencial, e deveria ter sido melhor explorado. Seria ótimo para todos nós que gostamos de jogos euro! ;)

    Abraços

    2
  • RMaia8
    2268 mensagens MD
    avatar
    RMaia813/03/19 09:16
    RMaia8 » 13/03/19 09:16

    andrekohn::
    ricardosantos76::Parabéns por mais um ótimo texto, André. 

    E embora tenha discordado anteriormente de críticas suas quanto a ausência de tema em outros jogos (como Amerigo e, especialmente, Gùgong, cujo tema achei muito bem implantado e presente), aqui eu concordo: tema zero, infelizmente. Ok, não precisava ser absurdamente temático como os jogos do Martin Wallace ou Vital Lacerda, mas foi uma oportunidade desperdiçada. Isaac Newton merecia mais. 

    Outra coisa que me incomodou em Newton foi a baixíssima interação entre os jogadores. 

    Por esses motivos é provável que não entre na coleção.

    Abraço.

    Valeu, Ricardo, agradeço estar sempre presente por aqui! Pois é, sobre o Amerigo fiz uma reavaliação da minha resenha e considero hoje, sim, que o tema está lá presente. Mas achei que um tema tão diferenciado quanto o do Newton merecia realmente ter sido explorado mais, e essa foi minha grande decepção com o jogo.
    Abraço!
    RMaia8:: Concordo com QUASE tudo que foi escrito aqui, desde no seu excelente texto - seus textos são muito bons! - quanto nos comments. "Genérico", "pouco denso", "tema mal utilizado", "não é genial", etc. Só não concordo com a afirmação de que não é um grande jogo. Pode não ser genial, grandioso, épico... mas considerando a dinâmica e duração, e as mecânicas espertas que o jogo tem, especialmente na utilização das cartas, e na sensação de diversão ao final da partida (não tem como não se divertir com os combinhos e efeitos cumulativos das ações), acho um jogo de grande valor sim. E ler as comparações com Space Cantina, Rock n Roll Manager (esses sim, não poderiam ser mais genéricos) ou Ganges (por favor!) chega a dar uma tristeza. Não acho que seja jogo do ano (Teotihuacan é!), ou que seja Top10 em qualquer leitura/categoria, mas como euro rápido e divertido... aprovadíssimo por aqui!
    Nem todo jogo tem que ser denso pra divertir. Talvez eu fique com a crítica de que o tema e as mecânicas relacionadas às tecnologias tenham sido sub-utilizadas.   https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/wink.png

    Confesso que me divirto mais com Rock n roll Manager e Ganges do que com Newton, embora nenhum desses jogos esteja na minha coleção.


    Que blasfêmia!    :)

    0
  • PedroMVM
    730 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM13/03/19 09:38
    PedroMVM » 13/03/19 09:38

    O jogo agregaria bastante se tivesse "descobertas" da época e que fossem pré-requisitos para outras descobertas, aí quem fizesse as primeiras descobertas ganharia mais pontos se aparecerem novas descobertas derivadas daquelas que fez, mesmo que não tenha sido o que fez as mais novas. Essa pontuação seria chamada de "reconhecimento" e é isso que os cientistas ganham. O objetivo do jogo seria ganhar mais reconhecimento ao longo de tantas rodadas.

    Fica a ideia para quem quiser criar um jogo com esse tema. :)

    3
  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra13/03/19 09:47
    Mestre Guerra » 13/03/19 09:47

    Também achei Newton um bom jogo, mas nada que o destaque de outros bons jogos já existentes no mercado, inclusive se comparado com outros jogos dos mesmos autores ou da mesma escola italiana.

    A mecânica da viagem é menos interessante que a de Marco Polo, onde se tem um direcionamento desde o início com a carta de objetivo e pode liberar ações úteis para a partida toda;

    A mecânica de combo de tiles é menos interessante que a de Grand Austria, que possui maior ligação temática e diversidade de recompensas;

    Os cientistas que seria o grande diferencial são menos úteis na maioria do que os trabalhadores de Grand Austria (devido a quantidade possível de usar) e similar as personalidades do Lorenzo.

    O diferencial mesmo é o sistema de escolha de ações, se não fosse ele, cairia do nível bom para mediano muito fácil.

    3
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn13/03/19 10:07
    andrekohn » 13/03/19 10:07

    PedroMVM::O jogo agregaria bastante se tivesse "descobertas" da época e que fossem pré-requisitos para outras descobertas, aí quem fizesse as primeiras descobertas ganharia mais pontos se aparecerem novas descobertas derivadas daquelas que fez, mesmo que não tenha sido o que fez as mais novas. Essa pontuação seria chamada de "reconhecimento" e é isso que os cientistas ganham. O objetivo do jogo seria ganhar mais reconhecimento ao longo de tantas rodadas.

    Fica a ideia para quem quiser criar um jogo com esse tema. :)

    Concordo plenamente. Pensei em algo assim também, que teria agregado mais valor ao jogo. Ou conforme vc anda na Trilha de Tecnologia, estuda e inventa algo, deixando você mais reconhecido, o que por sua vez, traria algum bônus sempre que você parasse em uma Universidade ou Cidade - desde que você alcançasse um nível de reconhecimento alto.
    Enfim, é fácil falar depois que o produto está pronto e dizer "ah, isso aqui deveria ter sido feito dessa maneira", mas realmente a impressão que Newton me passou é a de que tinha um imenso potencial que não foi explorado.

    1
  • educez
    1133 mensagens MD
    avatar
    educez13/03/19 12:26
    educez » 13/03/19 12:26

    Newton não me empolgou não. Joguei uma vez e não tive vontade de jogar de novo, sei lá... 

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL13/03/19 12:42
    E2EK1EL » 13/03/19 12:42

    Ótimo, review.

    Engraçado que mesmo ele não sendo genial e sem tema, é o jogo mais jogado esse ano no meu grupo. Pois é rápido mesmo com 4 jogadores, e não chega a ser leve nem pesado, há algumas decisões interessantes a se fazer.

    2
  • RenatoW
    313 mensagens MD
    avatar
    RenatoW13/03/19 12:47
    RenatoW » 13/03/19 12:47

    Mais um pra reiterar que o não pareceu um jogão, indispensável, devido a baixa interação e integraint do tema.

    Porém, achei sim muito divertida mecânica de gerenciamento de cartas e ações, além de ser um jogo bem rápido e fácil explicação.

    1
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