ricardosantos76::Parabéns por mais um ótimo texto, André.
E embora tenha discordado anteriormente de críticas suas quanto a ausência de tema em outros jogos (como Amerigo e, especialmente, Gùgong, cujo tema achei muito bem implantado e presente), aqui eu concordo: tema zero, infelizmente. Ok, não precisava ser absurdamente temático como os jogos do Martin Wallace ou Vital Lacerda, mas foi uma oportunidade desperdiçada. Isaac Newton merecia mais.
Outra coisa que me incomodou em Newton foi a baixíssima interação entre os jogadores.
Por esses motivos é provável que não entre na coleção.
Abraço.
Valeu, Ricardo, agradeço estar sempre presente por aqui! Pois é, sobre o Amerigo fiz uma reavaliação da minha resenha e considero hoje, sim, que o tema está lá presente. Mas achei que um tema tão diferenciado quanto o do Newton merecia realmente ter sido explorado mais, e essa foi minha grande decepção com o jogo.
Abraço!
RMaia8:: Concordo com QUASE tudo que foi escrito aqui, desde no seu excelente texto - seus textos são muito bons! - quanto nos comments. "Genérico", "pouco denso", "tema mal utilizado", "não é genial", etc. Só não concordo com a afirmação de que não é um grande jogo. Pode não ser genial, grandioso, épico... mas considerando a dinâmica e duração, e as mecânicas espertas que o jogo tem, especialmente na utilização das cartas, e na sensação de diversão ao final da partida (não tem como não se divertir com os combinhos e efeitos cumulativos das ações), acho um jogo de grande valor sim. E ler as comparações com Space Cantina, Rock n Roll Manager (esses sim, não poderiam ser mais genéricos) ou Ganges (por favor!) chega a dar uma tristeza. Não acho que seja jogo do ano (Teotihuacan é!), ou que seja Top10 em qualquer leitura/categoria, mas como euro rápido e divertido... aprovadíssimo por aqui!
Nem todo jogo tem que ser denso pra divertir. Talvez eu fique com a crítica de que o tema e as mecânicas relacionadas às tecnologias tenham sido sub-utilizadas.
Obrigado pelo comentário, Barba! Então, Newton é um
bom jogo, não o acho um grande jogo como outros, mas tem sim mecânicas sólidas como apontei na resenha, sem dúvida o jogo tem seu valor - eu dificilmente direi que um jogo é ruim, quem sou eu na fila do pão pra dizer isso? No máximo apontarei os motivos de não ter me agradado.
Sobre a "comparação" que machucou seus olhos, peço desculpas hahaha. Mas aqui a questão é muito subjetiva. Confesso que me divirto mais com Rock n roll Manager e Ganges do que com Newton, embora nenhum desses jogos esteja na minha coleção.