E lá vamos nós de novo!
O Projeto
T&E é um daqueles clássicos que merecem ver mais mesa, por isso é importante ter um organizador bacana pra agilizar o setup.
O jogo é composto de:
- Sacola
- 153 tiles de Civilização
- 154 marcadores de pontos
- 4 kits de: Biombo + 4 miniaturas + 3 Tiles auxiliares
- 11 miniaturas de Construções, Maravilhas e coisas do tipo
Meu objetivo principal era agilizar o setup e me desfazer dos ziplocks (acho que eram uns 8 ou mais).
Tive uma abordagem bem prática onde fui medindo os componentes e tentando encaixar aqui e ali, construindo as caixas, testando e aparando as arestas. Achei mais fácil assim do que chegar com todas as medidas prontas (e também não consigo acertar elas no corte). Fui no feeling!
Esboço
Fiz tudo numas folhas de papel, mas aqui pra vocês segue a versão Autocad (mentira, Power Point):

O jogo ficaria em 3 camadas, seguindo a ordem do setup, ou seja:
- Tira tabuleiro
- Tira sacola (e já vai colocando os tiles vermelhos no board)
- Remove o compartimento de pontuações e vira tudo na mesa (prefiro assim a ficar pescando dentro das caixinhas)
- Remove a espuma com as miniaturas e deixa ao lado do board
- Pega as peças dos players (lá no fundo)
A Execução
Ingredientes usados
- Papel Paraná
- Estilete
- Cola branca
- Fita crepe
- Base de Corte
- Tintas PVA
- Espuma de estofado (inovação!)
Passo-a-Passo
Comecei de baixo para cima, ou seja, Camada 1 (peças do jogador).
Baseado na medida do Biombo (mais ou menos 10x10cm) e altura das peças (3cm) ficou dessa forma.

A primeira peça

A irmã gêmea

Clássica técnica da colagem com fita creme nos cantos (por dentro)

e por fora

As 4 caixinhas irmãs apenas (da pra ver que estão longe de ser gêmeas)
Seguindo aquela linha do Insert do Ra quis aproveitar a o berço que vem na caixa (aquele que não serve para nada depois que o jogo os tokens foram destacados). Decidi usar esse apenas como acabamento ao redor das caixas tortas. Fiz um buraco no meio e usei apenas as bordas.

Passada cola nas caixas do jogador, era hora de começar a Camada 2: pontos, miniaturas e sacola. O espaço para sacola e miniaturas estava definido, e o que sobrou ficou para os pontos.
Para as miniaturas quis fazer algo inspirado nos produtos Feldherr. Vejam um exemplo:

A primeira dificuldade foi encontrar o material. Talvez na sua cidade você encontre fácil, mas aqui sofri pra achar. Acabei indo na loja de espumas de estofado mais famosa (!?) daqui e peguei o único pedaço de espuma escura que achei. Ela é meio mole e quebradiça, não parece tão firme quanto a da fotinho… mas vamos lá!
Primeiro cortei a espuma medida da caixa, inclusive com o detalhe para encaixar a caixa da pontuação. Fiz a disposição das miniaturas e marquei com uma caneta hidrocor.

Ai começou o calvário. Foram horas ao lado do fogão, com a chama acesa esquentando o estile e cortando, esquentando e cortando. No final ficou dessa forma capenga.

A falta de ferramenta realmente prejudicou a performance, mas também falta técnica. Vejam o fundo das cavidades, toda esburacada. Tem parte da espuma que rachou também.
Agora que eu tinha a parte da sacola e da espuma, medi o que sobrou de espaço e fui pra ultima caixinha. Mais ou menos 10x14cm.

Notem o espaço desigual nas duas bordas mais curtas. Esse espaço vai servir para encaixar o tabuleiro.

Peguei uns restos de papelão para formar umas divisórias temporárias e medir as necessidades. Montei as divisórias com encaixe, como um profissional!


Divisórias encaixadas no interior da caixinha, chegou a hora de passar fita crepe e cola nas quinas.

Deixei secar essa parte e fui voltei a Camada 1 (já seca). As 4 caixinhas para cada player deveriam ficar encaixadas dentro da parte de papelão que reaproveitei do jogo e para isso essa parte precisava ter profundidade. Para tanto, fiz algumas camadas de papelão que sobrou para ficar por baixo de tudo.

Nada colado aqui, apenas usado a caixa de molde
Após uma passada de fita creme nesse molde ai de cima, ficou assim o fundo.

Encaixando tudo ficou dessa forma:

Antes de cair no acabamento, percebi um erro estrutural: as peças de jogador não tinham tampa, logo iriam tender a fugir de dentro das duas caixinhas.
Olhei pro lado vi "o resto"do insert original pedindo "Me usa cara! Me usa aqui ai pow!". Com esse pedaço fiz uma tampa para as 4 caixas ao mesmo tempo.

Olha a tampa nascendo
O desafio ficou por conta de fazer a tampa ser abrível, com uma parte flexível. Enchi de fita creme por baixo.

Depois fiz um acabamento com outro resto do insert pra esconder a fita.

Passei cola para — Ah sei lá, pareceu o certo a fazer! risos

Pintura
Com todas as peças montáveis e robustas, com uma cama de cola já bem seca por toda a superfície (não apenas nas quinas), começa parte da frescur… digo, pintura.
Tentei achar cores que batessem com as da caixa do jogo: um azulão, uma coisa meio areia e um branco pra qualquer emergência.

O fundo e lateral externa das caixas receberam branco. A lateral interna e um pouco do fundo ficaram na cor Areia para criar um efeito qualquer de desgaste.

O azul foi usado nas bordas superiores.

Fundo das caixas e tampa também receberam azul e depois acabamento em Areia.


Resultado Final











Resumão
É sempre bom ver o projeto bem bolado sendo implementado, isso ai não tem preço e toda vez que abrir a caixa vou ver meu trabalho ali. Além disso essa brincadeira de artesanato é algo muito relaxante pois é totalmente fora do que faço no dia a dia. Um verdadeiro puzzle que exige conhecimento do jogo, da preparação, das regras e de Lego.
Dessa vez quis inovar com a espuma, mas não me dei bem e não recomendo vocês usarem, ainda mais para uma situação assim mais complexazinha. Vou procurar outro material pra trabalhar com cavidade sob medida.
O ponto alto fica pela sacada de usar o insert antigo como uma tampa. Sério, achei legal (apesar de mal acabado).
Até a próxima galera!