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  4. Citadels - resenha

Citadels - resenha

Citadels
  • avatar
    tiagovip15/07/15 12:33
    avatar
    tiagovip
    15/07/15 12:33
    415 mensagens MD

    "Eles parecem estar construindo um palácio, meu senhor", informou o espião. "Caravanas chegaram lá recentemente e os mercadores fizeram fortuna. E o dinheiro troca de mãos rápido por lá."

    "Sim, como aqui. O nosso arquiteto virá?"

    "Talvez", disse o conselheiro, cuidadoso. "Ele anda ocupado, senhor."

    "Ocupado com cidadelas menores?", rugiu o senhor. "É aqui que ele deveria estar!"

    "Enviarei uma mensagem informando isso, senhor", apaziguou o conselheiro.

    "E o mago?", inquiriu. "Ideias novas de construções são bem-vindas."

    "Sumido", avisou outro conselheiro. O senhor franziu o cenho.

    "O clérigo ao menos virá abençoar nossa cidadela na festa de verão?"

    "É possível, senhor", supôs o primeiro conselheiro. "Mas ele anda com medo de ser assassinado. Raramente sai do templo agora."

    "Mas o assassino não trabalha para nós? Valemo-nos dele há nem bem uma semana", bufou o senhor.

    "Assassinos só servem ao dinheiro, senhor", falou o segundo conselheiro.

    "Homens sem honra", adicionou o primeiro conselheiro.

    "Pois bem... nossas opções minguam", resmungou o senhor. "Bem, se a cidadela ao lado tem dinheiro, chamem os ladrões."

    "Bem...", começou o segundo conselheiro sem vontade de falar o que sabia.

    "Desembuche de uma vez", ordenou o senhor.

    "... soube que foram mortos", terminou o segundo conselheiro, a contragosto.

    "Todos?", rebateu o senhor, incrédulo. O segundo conselheiro riu e limpou a testa com um lenço.

    "Não, senhor. Só o suficiente para que decidissem fazer guerra contra os assassinos", respondeu. "Será um guerra sem frutos. Todos sabem que os assassinos não podem ser roubados."

    "Mas podem ser mortos", comentou o senhor.

    "Ah, isso sim", concordou o segundo conselheiro.

    "Ótimo, simplesmente, ótimo." O senhor olhou da varanda por sobre sua cidade, ouvindo os sons dos martelos, os gritos pelas ruas e vendo as obras que tornariam, se tudo seguisse o planejado, aquela a maior e mais famosa cidadela de todo o reino. "Nós realmente precisamos nos aproximar mais do rei", disse para ninguém em particular.

    "Definitivamente", anuiu o primeiro conselheiro. "Perto dele as opções são mais fartas para prosperarmos, senhor."

    "Sim. Mas não será hoje."

    "E o que faremos hoje, senhor?", perguntou o segundo conselheiro.

    "Hoje?", sorriu o senhor. Se não podiam construir a contento, poderiam, ao menos, destruir. "Ora, hoje faremos a guerra."



    CITADELS - O JOGO

    https://cf.geekdo-images.com/images/pic103626_md.jpg

    (Cortesia de Verkisto)


    Citadels é um jogo em que os participantes escolhem entre uma gama de papéis, cada uma com capacidades únicas, que os auxiliam no objetivo de erigirem as mais belas e portentosas construções.

    De começo cada participante recebe uma mão de cartas (as construções), em que cada uma contém certas informações: a cor a que pertence, o custo para ser construída e, algumas, possuem capacidades próprias, descritas nas próprias cartas.


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic168004_md.jpg

    (Cortesia de EndersGame)


    A seleção dos papéis ocorre em ordem a partir do "Rei" (inicialmente escolhido de forma aleatória e, depois, o jogador que escolher o Rei, será o primeiro a escolher um papel na rodada seguinte e quem estiver à sua esquerda escolha por segundo e assim em diante).

    Os papéis (tradicionais) são os seguintes:

    1 - Assassino: o jogador anuncia um papel, o jogador que escolheu aquele papel é "assassinado" (ou seja, perde todo o turno de jogo daquela rodada);

    2 - Ladrão: o jogador anuncia um papel, o jogador que escolheu aquele papel é "roubado" (ou seja, perde todo o dinheiro que tem no começo de seu turno, mas não o dinheiro que porventura receba em seu próprio turno);

    3 - Mágico: o jogador pode ou trocar a mão de cartas com outro jogador ou descartar qualquer número de cartas e comprar da pilha o mesmo número de cartas que descartou;

    4 - Rei: o jogador ganha 1 dinheiro por cada construção amarela que tenha construído e se torna o primeiro jogador da rodada seguinte;

    5 - Bispo: o jogador ganha 1 dinheiro por cada construção azul que tenha construído e não pode ser atacado pelo Senhor da Guerra;

    6 - Mercador: o jogador ganha 1 dinheiro por cada construção verde que tenha construído e, independente da ação de escolha (comprar cartas ou ganhar dinheiro), ganha 1 dinheiro extra;


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic230101_md.jpg

    (Cortesia de kilroy_locke)


    7 - Arquiteto: o jogador, após as ações normais, pega duas cartas da pilha de compra e mantém na mão, além disso, é permitido que faça até 3 construções no mesmo turno (o limite usual é 1 construção);

    8 - Senhor da Guerra: o jogador ganha 1 dinheiro por cada construção vermelha que tenha construído e pode destruir uma construção de qualquer outro jogador pagando um dinheiro a menos que o custo para construir da mesma.

    A ação na rodada é simples. O jogador inicial separa os papéis que estarão disponíveis (em nenhuma rodada todos estarão disponíveis, sempre haverá algum de fora), escolhe um e passa os demais ao jogador ao lado. Este, por sua vez, escolhe um e passa os demais e assim até que o último jogador receba duas opções (sempre duas, de forma que o jogador anterior não saiba qual dos dois o jogador seguinte escolherá).

    Então, por ordem numérica (o 1 é o Assassino, o 8 é o Senhor da Guerra), o "Rei" anterior vai chamando os papéis e os jogadores que os escolheram se apresentam, revelam a carta do papel e realiza as ações possíveis. Um exemplo simples:

    - O Rei da rodada anterior começa chamando "Assassino, apresente-se";

    - O jogador que escolheu o Assassino se apresenta, revela a carta e anuncia que irá matar o Rei. Regicídio! Então escolhe a ação de pegar 2 dinheiros do "banco" e, não desejando construir naquele momento (ele poderia, se quisesse), informa que terminou de agir;

    - O Rei chama o próximo papel: "Ladrão, apresente-se";

    - Os jogadores se entreolham e ninguém responde ao chamado. Não há Ladrão em jogo desta vez;

    - Assim, o Rei chama o papel seguinte: "Mágico, apresente-se". E desse modo vai até que todos os jogadores tenham tido a sua vez (ou no caso do Rei, que foi assassinado, tenha a vez pulada!).


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic147399_md.jpg

    (Cortesia de EndersGame)


    O jogo segue até que um jogador complete 8 construções. A rodada em que isto ocorrer é completada (mesmo que, digamos, seja na fez do Bispo que ocorra a 8ª construção, o Rei ainda chamará pelo Mercador, Arquiteto e Senhor da Guerra). Após todos os papéis tenham sido chamados e as ações feitas, há a contagem de pontos (cada construção vale 1 ponto por dinheiro usado para construí-la, além disso, há pontos de bônus para quem tiver: 8 construções, pelo menos um prédio de cada cor e por ter sido o primeiro a completar 8 construções).

    Quem tiver mais pontos, vence!


    E É BOM?


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic659062_md.jpg

    (Cortesia de sirjeyhmis)


    Depende. Do quê?, você pergunta. Do número de participantes. O jogo informa que aceita de 2 a 8 pessoas. Tecnicamente, é verdade. Mas é simples: com até 5 pessoas eu gosto bastante do Citadels e sou parceiro para jogar sempre.

    Com 6 ou mais eu tenho terrores noturnos só de pensar. As ações no jogo não são simultâneas. Nada é simultâneo neste jogo. Cada um deve esperar a sua vez de escolher um papel (o que pode demorar). Depois cada um deve esperar a sua vez de ser chamado (o que pode demorar).

    O Citadels não deve demorar mais de 1 hora. Com até 5 isso é possível. Com 6 ou mais é quase impossível.

    Como o Citadels é vendido como um jogo para family game e um party game, que usualmente carregam a ideia de que servem para grande número de participantes (o que é verdade, já que o Citadels aceita até 8), isso certamente atrapalhou a aceitação do jogo, sendo certamente evitado, quando não amaldiçoado, após partidas de +2 horas em que 7 ou 8 pessoas quase dormiam na mesa esperando a vez.

    Agora, com até 5, o jogo é muito bom. Existe blefe, estratégia, análise dos oponentes (quem eles vão pegar? Vão tentar o óbvio ou um papel nada a ver? O óbvio será óbvio já que é tão evidente? Ele correrá o risco?, e para mim? O Assassino não me vale nada, mas me garante o turno. Ou tento o Bispo pelo dinheiro dos meus prédios azuis? E se eu for roubado?).

    Vira então uma disputa ferrenha por recursos, que todos querem, enquanto há tanta oposição querendo assassinar seus papéis, ou roubá-los, ou destruir o que foi feito, ou mesmo deixá-lo quase sem escolha, afastando-o do Rei.

    Um jogo entre amigos para fazer inimigos! https://cf.geekdo-static.com/images/biggrin.gif

    Além disso, o jogo tem arte fenomenal e vem numa prática caixa que quase não ocupa espaço e nem pesa no bolso.

    E é isso.

    Abs,

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  • Fahr
    1231 mensagens MD
    avatar
    Fahr16/07/15 08:52
    Fahr » 16/07/15 08:52

    Boa resenha!
    Eu gosto demais do jogo com 3 jogadores, mas curto de 2 até 5 também. Não acho que ele cause brigas, acho que poucos jogos fazem isso, acho que vem muito mais das pessoas que estão jogando, pois tem gente que briga com qualquer bobeira... Aqui onde jogo com um pessoal que entende que jogo é jogo e não leva pro lado pessoal ele só diverte, sem criar atritos =)


    tiagovip::Além disso, o jogo tem arte fenomenal e vem numa prática caixa que quase não ocupa espaço e nem pesa no bolso.

    Lembrando que aqui a Galápagos resolveu alterar a caixa e deixou ela em um dos tamanhos padrões da empresa (mesmo tamanho de Munchkin, The Resistence, Sim Mestre das Trevas, etc); não chega a ser grande, mas não é tão compacta quanto à versão original.



    1
  • Gabi
    909 mensagens MD
    avatar
    Gabi16/07/15 22:16
    Gabi » 16/07/15 22:16

    Eu tenho e gostei mt desse jogo das poucas vezes em que joguei.

    Mas não consigo ver mesa com ele pq jogo com mais uma pessoa e fica mt ruim. Não sei, sinto que é um tipo de jogo pra se jogar MESMO com 4 ou 5 pessoas, pra ficar ideal, mais emocionante pela quantidade de ofertas de papéis. Em duas pessoas fica esquisito pq se eu não peguei o Assassino, é óbvio que a outra pessoa o pegou (ou ele pode estar de fora tb, mas o percentual é grande), o jogo acaba mt rápido, já que dá pra vc construir em um tempo mt curto. Uma partida aqui não durou 20 minutos.

    E qd joguei com 3 pessoas ficou legalzinho.

    Arte linda, jogo leve, barato e gostosinho. Os jogos do Bruno Faidutti costumam ser bonitos (vide Isla Dorada). ;)

    1
  • Antonioxxx
    228 mensagens MD
    avatar
    Antonioxxx17/07/15 00:23
    Antonioxxx » 17/07/15 00:23

    Já joguei muito esse jogo e já estou enjoado mas, quando me divertia jogando, eram sempre partidas com pelo menos seis jogadores. Acho que esse tipo de jogo depende muito do grupo estar na mesma sintonia. Se isso acontece, são tantas risadas que mesmo com a mesa cheia a partida passa voando.

    1
  • tiofe
    156 mensagens MD
    avatar
    tiofe17/07/15 04:13
    tiofe » 17/07/15 04:13

    Um dos meus jogos preferidos, com certeza. Até aproveito a oportunidade para agradecer ao tiagovip que, com essa mesma resenha, me ajudou a optar por adquirir o jogo na época em que foi lançado pela Galápagos.

    A questão do número de jogadores é mais que verdadeira. Já joguei uma partida em 8 e todos, inclusive eu, odiaram. A partida durou horas e alguns jogadores simplesmente não conseguiram desenvolver sua cidadela. O pior era que, invariavelmente, alguém sempre era assassinado ou roubado, e nem sempre era o jogador mais avançado no jogo, o que era muito ruim para aqueles jogadores que já estavam para trás e perdiam o turno ou o dinheiro. Em compensação, minha última partida foi em 7 pessoas e foi bastante interessante, talvez porque quem tenha ficado para trás tenha sido eu, e estava focado apenas em apresentar o jogo aos demais.

    Agora, diferenre da Gabi, acho que o jogo brilha mesmo em dois. O simples fato de serem os próprios jogadores que escolhem os papéis que serão descartados adiciona tanto ao jogo, na minha opinião, principalmente no fator leitura. Certamente foi o jogo que mais joguei com a minha esposa e costumávamos ter partidas com uma média de 30 minutos, bastante acirradas.

    Enfim, parabéns mais uma vez pela resenha!

    1
  • Rodrigo Deus
    2303 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus17/07/15 08:44
    Rodrigo Deus » 17/07/15 08:44

    Excelente resenha! Uma pena que, em minha opinião, não funciona com 2 ou 3 jogadores. Somente com 4 ou mais.

    1
  • Gabi
    909 mensagens MD
    avatar
    Gabi17/07/15 19:00
    Gabi » 17/07/15 19:00

    tiofe::(...)

    Agora, diferente da Gabi, acho que o jogo brilha mesmo em dois. O simples fato de serem os próprios jogadores que escolhem os papéis que serão descartados adiciona tanto ao jogo, na minha opinião, principalmente no fator leitura. Certamente foi o jogo que mais joguei com a minha esposa e costumávamos ter partidas com uma média de 30 minutos, bastante acirradas.

    Enfim, parabéns mais uma vez pela resenha!


    Engraçado mesmo, esse jogo divide opiniões rsrs. Aqui a gente acha que jogar em dois fica óbvio demais as escolhas dos personagens, mas não que não dê pra ser jogado, mas prefiro com pelo menos 3. E mais que 5 penso que deve ser realmente maçante, demorado e tira o tesão. E com 2 é rápido demais, enfim, vou jogar mais algumas vezes em duas pessoas e conto pra vcs. ;)

    2
  • tiofe
    156 mensagens MD
    avatar
    tiofe19/07/15 21:17
    tiofe » 19/07/15 21:17

    Gabi::
    Engraçado mesmo, esse jogo divide opiniões rsrs. Aqui a gente acha que jogar em dois fica óbvio demais as escolhas dos personagens, mas não que não dê pra ser jogado, mas prefiro com pelo menos 3. E mais que 5 penso que deve ser realmente maçante, demorado e tira o tesão. E com 2 é rápido demais, enfim, vou jogar mais algumas vezes em duas pessoas e conto pra vcs. ;)

    Pois é, Gabi, e ainda bem que as opiniões são diversas, não? Você mencionou que um dos dois jogadores sempre irá escolher o Assassino, mas não vejo isso como sendo verdade. Para mim, em dois jogadores é necessário ler com maior precisão o adversário, pois não se sabe quais papeis foram escolhidos e quais foram descartados. E quando se lê o adversário de uma forma errada, você acaba desperdiçando a ação do Assassino ou do Ladrão, enquanto o outro jogador se beneficia do papel que escolheu normalmente. Pelo menos é assim que vejo as coisas.

    3
  • Gabi
    909 mensagens MD
    avatar
    Gabi20/07/15 12:08
    Gabi » 20/07/15 12:08

    tiofe::
    Pois é, Gabi, e ainda bem que as opiniões são diversas, não? Você mencionou que um dos dois jogadores sempre irá escolher o Assassino, mas não vejo isso como sendo verdade. Para mim, em dois jogadores é necessário ler com maior precisão o adversário, pois não se sabe quais papeis foram escolhidos e quais foram descartados. E quando se lê o adversário de uma forma errada, você acaba desperdiçando a ação do Assassino ou do Ladrão, enquanto o outro jogador se beneficia do papel que escolheu normalmente. Pelo menos é assim que vejo as coisas.


    Sim, vc tem razão.

    Eu pensei nessas duas variantes: ou vc conhece bem o adversário o suficiente pra imaginar que em alguns momentos fica fácil prever que ele escolherá o Assassino (vc está expandindo mt suas construções ou tem alguma de custo alto) ou o Ladrão (vc tem muita moeda sobrando e isso é tentador), por ex., OU vc precisa de mais tempo de estudo conforme o andamento da partida do que o adversário está fazendo pra deduzir qual personagem vc precisará assumir pra derrubá-lo.

    Ontem joguei uma partida de Citadels em duas pessoas e qd parecia que eu iria ganhar, o adversário destruiu algumas construções minhas, conseguiu construir as dele, passou na minha frente e acabou vencendo. Quero jogar mais algumas vezes e tentando simular diferentes situações pra ter uma opinião mais formada a respeito da jogabilidade em dois. Eu até certo ponto consegui dar uma neutralizada no adversário, escolhendo personagens que me favoreciam ou que o sacaneava, excluindo o que eu pensava que favorecia o outro e deu certo até certo ponto. Depois me perdi rsrs. É um jogo divertido, que te faz pensar (deduzir e blefar, de certa forma, pois uma hora peguei o Assassino, matei o Ladrão pq eu achei que seria roubada, e no fim, meu adversário n era Ladrão, como vc disse. É um tiro no escuro).

    3
  • tiofe
    156 mensagens MD
    avatar
    tiofe21/07/15 00:29
    tiofe » 21/07/15 00:29

    Gabi::
    Ontem joguei uma partida de Citadels em duas pessoas e qd parecia que eu iria ganhar, o adversário destruiu algumas construções minhas, conseguiu construir as dele, passou na minha frente e acabou vencendo. Quero jogar mais algumas vezes e tentando simular diferentes situações pra ter uma opinião mais formada a respeito da jogabilidade em dois. Eu até certo ponto consegui dar uma neutralizada no adversário, escolhendo personagens que me favoreciam ou que o sacaneava, excluindo o que eu pensava que favorecia o outro e deu certo até certo ponto. Depois me perdi rsrs. É um jogo divertido, que te faz pensar (deduzir e blefar, de certa forma, pois uma hora peguei o Assassino, matei o Ladrão pq eu achei que seria roubada, e no fim, meu adversário n era Ladrão, como vc disse. É um tiro no escuro).

    E é por isso que gosto tanto desse jogo. :) Espero que consiga experiências agradáveis em suas próximas partidas em dois jogadores, e acho que é bem por aí mesmo: testar o jogo nas mais variadas configurações para melhor entender sua opinião quanto ao mesmo.

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