Eu gostaria de dar meu pitaco sobre a parte final do programa, onde foi comentado sobre se temas poderiam incomodar certos grupos de pessoas. Isso me lembrou imediatamente do Mombasa.
Sendo meu jogo top 1 da vida, eu não conseguia conceber como pessoas poderiam dar notas baixas para ele, então um dia tive o interesse de entrar no BGG e ler os comentários, e qual não foi minha surpresa quando vi que boa parte das pessoas q deram notas entre 0 e 5 para o jogo davam o tema como um dos motivos para isso.
Pra quem não sabe, esse jogo acontece no período da colonização e exploração do continente africano, e cada jogador personifica um investidor que tentará lucrar com a exploração de diamantes e investindo nas companhias africanas, que usavam mão de obra escrava.
Eu sou como o Dan, não me importo com o tema em jogos, mas hj consigo entender perfeitamente que alguém possa se incomodar com isso, e inclusive por causa disso, não gostar de determinado jogo e dar até uma nota baixa pra ele, mesmo gostando das mecânicas.
Mas mais do q isso, acho muito válido como boardgames podem levantar esse tipo de discussão, pois acredito que o designer não tenha colocado apenas um tema qualquer, pelo contrário, acho q seu objetivo foi justamente colocar o assunto em pauta (inclusive no "pós jogo") e lembrar que isso tb fez parte da nossa história.