Vendo várias outras pessoas jogarem, reparei que a troca de recursos sempre era feita 1:1.
Quando eu me reúno para jogar Catan, nós sempre deixamos o comércio "livre". A quantidade de recursos trocados é escolhida por ambas as partes, podendo existir influência de terceiros.
Um exemplo:
Jogador 1: Alguém quer pedra?
Jogador 2: Eu quero, te dou uma ovelha.
Jogador 1: Ovelha não quero, queria trigo ou madeira.
Jogador 3: Eu troco por trigo.
Outro Exemplo:
Jogador 1: Tenho trigo pra oferecer.
Jogador 2: Dou duas ovelhas.
Jogador 3: Dou três ovelhas.
Jogador 1 estende a carta pro Jogador 3
Jogador 2: Eu dou três ovelhas e um tijolo.
Jogador 1 volta atrás e troca com o Jogador 2
Isso deixou o jogo muito mais dinâmico, adiciona mais competição entre os jogadores (as vezes você faz uma oferta melhor só pra impedir um adversário de conseguir o recurso que ele preicisa), e naqueles casos em que só um jogador tem conseguido produzir algum recurso, deixa ele mais ainda na vantagem. Outra coisa interessante que acontece, é voce "seduzir" um adversário a te dar um recurso. Ás vezes o cara só troca o recurso dele por outro específico. Mas você faz uma oferta muito boa e ele não tem escolha.
Jogando uma partida ontem, em certo momento a única pessoa produzindo madeira era eu (os números da madeira estavam saindo muito pouco).
Teve momentos na partida em que eu trocava uma madeira por três ou quatro recursos. Isso fez eu avançar muito em relação aos outros.
Mais alguém joga assim?
Nas regras não achei nada dizendo que não poderia ser assim, mas como sempre vi as pessoas trocando 1:1, fiquei na dúvida.
Caso ainda não tenha jogado assim, experimente, fica bem divertido!