jevver2::Pessoal,
O "boom" dos jogos de tabuleiro modernos aconteceu há bem pouco tempo no Brasil... Vamos voltar a conversar sobre sleeves daqui a 15-20 anos quando começarem a aparecer à venda os jogos usados de pessoas que jogaram muito estes jogos e não usaram sleeves... hahaha, aí lá, a gente mostra fotos, comparativos e tal...
Não precisa esperar esse tempo todo não, hoje em dia já consegue ver essa realidade, e outra, isso é bom pra quem usa os "inúteis" sleeves, o teu jogo sleevado será mais valorizado por dois motivos:
O primeiro é que teu jogo estará impecável e o outro estará muito sujo. Como exemplo, já procurei um Ticket To Ride que uma amiga estava querendo comprar e achei um por 100 reais, mas todas as cartas sujas, imundas. Isso é o sinal que foi bem jogado como vários estão defendendo, muito bom pra quem jogou o jogo nos tempos áureos dele, mas no estado que o jogo estava no momento da venda, estava muito feito e rola até aquele nojo de pegar aquelas cartas, aquele "problema" dos sleeves grudarem, que muitos citaram, é muito fácil de resolver, só trocar o sleeve ou no momento da venda, só vender sem sleeves e as cartas estarão perfeitas. O vendedor do TTR sujo estava apanhando muito para vender aquele jogo, por míseros 100 temmers.
O outro ponto será menos jogos no mercado, pois terá jogo já tão desgastado ao ponto de ser não jogável! E o teu ficará mais raro de ser encontrado.
Aí fica aquela pergunta: Mas vc compra um jogo pensando em jogar ou pensando em revender?
Primeiramente eu compro o jogo para ser jogado e ficar com ele "para sempre", logo, irei preservá-lo. Mas caso num futuro eu queira vender pois qualquer motivo, foi lançado outra versão, enjoei do jogo, ele não ve mesa..., será muito mais fácil vende-lo.