Na verdade ambas as mecânicas não têm necessidade de serem tratadas pelo app. A de bloqueios é tratada indiretamente durante movimento de monstros, a do fogo é citada nas Fases de Mito.
Quando você coloca um Bloqueio em uma porta, qualquer monstro que tente passar por ele precisa fazer um teste rolando dados igual ao Vigor dele. Se ele tirar pelo menos dois sucessos, ele descarta o Bloqueio e continua o movimento. Então, Quando o app diz que certo monstro "se move 3 espaços na direção do Investigador mais próximo" e tem um bloqueio no caminho do personagem mais próximo:
[M] [ ] [X] [ ] [I]
M: Monstro
X: Espaço onde tem o Bloqueio
I: Investigador
O Monstro vai se mover 1 espaço e vai tentar passar no teste de Vigor. Se passar, vai continuar o movimento. Se falhar, vai encerrar o movimento ali do lado.
Quanto ao Fogo, várias coisas podem fazer um marcador de fogo aparecer: um evento do app, a ação de atear fogo (e aí você precisa avisar manualmente ao app que "existe fogo" usando a opção adequada), um ataque de inimigo, etc. Então, toda Fase do Mito o app pergunta se o fogo foi apagado ou se o fogo se espalha.
Se houver ao menos 1 marcador de fogo na mesa, você clica em "O Fogo se Espalha", e então escolhe UM espaço adjacente a UM marcador de fogo, e coloca um marcador de fogo naquele espaço escolhido.
[ ] [ ] p [1] p [ ]
[ ] [1] p [F] P [1]
[ ] [ ] p [1] p [ ]
F = marcador de Fogo
p = parede
P = Porta
Quando o app perguntar se "O Fogo se espalha", você marca essa opção. aí pode escolher qualquer UM dos espaços marcados com 1 no exemplo - todos estão "adjacentes" (a regra só pede "adjacência", ignorando "alcance", então paredes e portas não impedem que o fogo se espalhe. Geralmente, os jogadores escolhem o espaço que menos prejudique o grupo, ou o que possa ajudar - ontem mesmo, jogando, colocamos fogo em espaços por onde um monstro andaria, então ele foi tomando dano até chegar nos personagens 