RMaia8::Dandare::Pessoal, bom dia.
Eu estou acompanhando os foruns e acabei escolhendo o Codinome como aquisição do mês para a minha coleção. Porém eu estou pesquisando e estou achando preços que variam de R$ 120 reais (Usado) até R$ 200 reais (Mercado Livre).
Sei que é um bom jogo, mas existe alguma coisa muito errada quando concordamos em pagar 150 (ou 200) reais em um jogo que é basicamente 200 pedaços de papel sem cores e 40 cartas em cor. Mesmo considerando a excelência do jogo, o mesmo é vendido entre 11 e 15 dólares na amazon, ja considerando o lucro fabricante e logista. Existe sim uma questão de conversão do dólar, custos de produção, mas estamos falando de cartas de papel que podem ser produzidas aqui mesmo no Brasil. E se forem produzidas fora (China) provavelmente ficarão ainda mais baratas.
Aplicar a conversão do dólar de "10x" em um preço de capa de um jogo (que ja contem lucro do fabricante e lucro da loja) é muito exagero. Não concordo mas entendo que quando a empresa está trazendo uma caixa gigante com 500 peças exite um custo de frete que impulsiona o preço em reais. Mas Codinomes ter a "conversão" de 10x e muito exagerado.
Não estou fazendo campanha de boicote. Eu sou o primeiro a dizer que cada um é livre para comprar o que quer e deve deixar cada um decidir quanto quer pagar, mas ainda assim fica difícil digerir este preço. Só me pergunto onde vamos parar com estes preços e até onde o dólar será a desculpa da vez. Quando o dólar sobe a desculpa é o dólar, mas quando ele cai estranhamente o preço não reduz, ne?
Qualquer designer pensaria em largar a profissão lendo a sua "descrição" sobre o que é um jogo de tabuleiro moderno:
"um jogo que é basicamente 200 pedaços de papel sem cores e 40 cartas em cor."
Eu sei que não é algo valorizado por aqui, mas dentro daquela caixa existe uma propriedade intelectual que está sendo compartilhada com vc. Algumas vezes muitos anos de desenvolvimento e trabalho árduo. Isso tem um preço, infinitamente maior do que papelão.
Na verdade não estou questionando o lucro ou retorno para o designer. Pelo contrário, o que eu estou questionando é por que a editora nacional está aparentemente lucrando até mais do que o próprio designer. Estou falando do custo de produção.
A remuneração do trabalho do designer já está embutida no valor do jogo de 15 no USA. Ou seja, o jogo é vendido por 15 dólares contendo: 1) "Mais valia do designer", 2) Custo de produção, 3) Custo de distribuição e 4) lucro da loja.
Em conversão direta de 15 dólares para 40 a 60 reais, todos estes custos já estariam embutidos na produção do jogo. Ou seja, o desenvolvedor esta ganhando, sim, a MERECIDA parcela dele pelo desenvolvimento e criação do jogo. Alias, foi justamente por isso que eu usei o preço base no USA como comparação
Me pergunto se, neste caso, com um aparentemente baixo custo de produção qual foi o valor agregado que a editora nacional colocou no jogo para justificar uma diferença de 3 vezes o valor final comparado com a conversão direta.
Será que a editora nacional incluiu, na versão nacional, um conteúdo tão revolucionário no jogo que fez com que o jogo Brasileiro merecesse valer 3x mais do que a versão americana? Se não, onde está toda essa diferença em custo de produção de um jogo RELATIVAMENTE mais simples que outros jogos onde as impressões usam palhetas de cores e imagens muito mais complexas.(considerando que existem outros jogos com imagens de cartas muito mais complexas como Dixit)