Quem disse que gamer não faz exercício? É, às vezes não faz mesmo... Então pra quem tem preguiça de pedalar e quer ter a experiência de uma corrida de bicicletas, Flamme Rouge é o jogo certo!
Mas espera... O que um jogo de bicicleta tem a ver com o Jogada Histórica?
É meus amigos... Hoje além de conhecer o jogo, vamos conhecer também um pouco da história da maior competição de ciclismo do mundo, o Tour de France, que é simplesmente um dos eventos esportivos mais assistidos no mundo, só perde para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas!
O Flamme Rouge tem muito do Tour de France e outras competições como a Vuelta a España e o Giro d’Italia. O nome do jogo é uma referência à bandeira vermelha que sinaliza aos ciclistas o último quilômetro da corrida, quando é chegado o momento final da prova.
Então o que é o Tour de France?
O Tour de France é uma competição em etapas onde a cada dia os ciclistas competem em um percurso diferente até completarem a "volta" à França. A classificação dos ciclistas na competição é o resultado da soma dos tempos marcados por cada ciclista desde a primeira etapa.
Ok cara, mas e a parte histórica? Bem, vamos lá! O Tour de France foi criado em 1903 pelo jornalista Henri Desgrange, fundador do Jornal L’auto, utilizando a idéia de um dos seus funcionários, que acreditava que a circulação de jornais poderia aumentar com uma prova de ciclismo.
A largada da primeira edição do Tour de France foi em Montgeron, na periferia de Paris, no dia 1 de Julho de 1903 e terminou em Ville d’Avray, nos arredores de Paris.
Foram realizadas cinco etapas ligando Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordeaux e Nantes. O primeiro vencedor do Tour de France foi Maurice Garin.
No início o Tour de France era uma competição individual, mas foi somente na década de 30 que as equipes começaram a participar, a Alcyon foi uma das primeiras quipes, daí em diante os turistas e ciclistas amadores foram afastados da competição, que passou a contar com equipes profissionais.
No jogo nós temos dois tipos de ciclistas, o Rouleur, que é o cara possante, com características que lhe permitem manter um ritmo constante em terreno plano e com vento. E o Sprinter, que é o cara da velocidade, que arranca na final.
O Flamme Rouge é um jogo de gerenciamento de mão, onde cada jogador tem um deck para cada um dos seus ciclistas que vai indicar a velocidade da sua bicicleta, e é um jogo extremamente simples e estratégico!
Em cada rodada os jogadores compram quatro cartas de cada um dos decks e escolhe uma dentre as quatro cartas, após todos os jogadores terem escolhido uma carta para o Rouleur e para o Sprinter, começando pelo ciclista que está na frente sua carta é revelada e a miniatura é movida.
Após todos os jogadores terem se movidos, verifica-se os pelotões formados, se aplicam os efeitos aerodinâmicos e uma nova rodada começa.
O Flamme Rouge tem alguns elementos estratégicos excelentes que fazem com que o jogador tenha uma ótima experiência, levando ele ao mundo do ciclismo de estrada. Após a aplicação dos efeitos aerodinâmicos, o líder de cada pelotão ganha uma carta de exaustão com velocidade 2, que vai "sujar" o deck daquele ciclista, representando o esforço que o ciclista realizou. Outra coisa bem legal são as ladeiras e descidas. Nas ladeiras a velocidade do ciclista é limitada devido ao esforço para a subida, e nas descidas as cartas de valores baixos ganham um valor fixo representando a facilidade da descida.
O jogo termina quando o primeiro jogador cruzar a linha de chegada, o ciclista que estiver mais adiantado após a linha de chegada é o vencedor!
O jogo básico vem com algumas etapas prontas para a corrida, mas na Internet já conseguimos pegar novas etapas para correr. E também existe o Flamme Rouge Companion, o aplicativo para celular com novas pistas e um modo de competição com várias etapas, assim como no Tour de France!
Flamme Rouge é um jogo de corrida muito legal! Chegou no Brasil pela Conclave, e espero muito muito que a Conclave traga para o Brasil as expansões desse maravilhoso jogo!