tuliobarros::Excelente post!
Eu ainda não tinha visto as regras do Altiplano. Mas noutro lugar daqui do site eu até estava defendendo que o Pool Building era uma mecânica autônoma em relação ao Deck Building exatamente porque na última normalmente você precisa exaurir o baralho de compra antes de sua renovação (a menos que o jogo permitisse você perder a ação de puxar para renovar, como em Century). No mesmo sentido, Quarriors! o Pool Building é muito mais parecido com o Deck Building clássico de Dominion do que com o Pool Building de Orléans - exatamente pela necessidade de exaurimento dos dados. Com a regra do Altiplano de ter que exaurir o saco antes de renová-lo, vejo que o Pool Building do Orléans é apenas uma diferenciação da mecânica (como temos algumas variações do Worker Plancement clássico). E é isso que eu acho fabuloso no jogo: aquele único frade que você comprou pode nunca vir porque sua bolsa tem 20 outros trabalhadores. Ou ainda: você sabe exatamente quais são os trabalhadores que você puxará, porque você está puxando todos os tokens da sua bolsa.
Eu estava enganado sobre a autonomia da mecânica. E talvez seja por esse motivo que, após ler seu post. Altiplano perdeu um pouco do brilho. Não vou me negar a jogá-lo, se eu tiver oportunidade. Mas de Deck Building clássico, já tenho na minha coleção e no acervo do meu grupo. Não o compraria só pela mecânica.
Eu só tenho o jogo base. Não sou muito um cara de expansões. Invasion nunca me empolgou apesar de ter um coop e de ter um cenário para dois jogadores. Trade & Intrigue sempre foi apresentada como a must have, como nunca a joguei, não sei dizer. E ao apresentar o jogo para novatos, eu costumo dizer: olhem para X, Y e Z, aqui tem muito PV. Isso faz com que as learning sessions fiquem mais disputadas. Não sei o quanto mudaria com a expansão. Lpporto, você também é do time que a expansão é must have?
Eu já escrevi sobre ela, aqui no Text
Orleans Trade & Intrigue, Rejogabilidade x Repetição. Mas resumindo, eu gosto muito dela e recomendo a todos, mas não é um MUST pois o jogo já é ótimo sem ela.
A questão da Trade & Intrigue é que ela não acrescenda quase nada ao jogo, ela substitui coisa, e substitui para melhor. O jogo não fica mais complexo, não tem uma nova mecânica (até tem em 1 dos módulos) e tal. A expansão não é um add on ao jogo, é um update.
Basicamente há um set novo de eventos que são bem melhores pois eles dão mais imprevisibilidade e sentido ao dinheiro. E também há um novo tabuleiro de prefeitura que na minha opinião fica também mais fluido. A expansão então, dá uma sobrevida muito legal ao jogo.