Fala Galera!
Você por acaso conhece Simoni Luciani?
Ah! Com certeza você já ouviu falar? Não!!! Como assim não. Vai dizer que você nunca jogou Tzolkin, Marco Polo, Grand Austria Hotel ou Lorenzo Il Magnifico? Pois é, esses jogos são desse designer.
Mas antes de partirmos para a criação dos jogos, vamos conhecer um pouquinho da vida do Simoni.
(Ola. Eu sou Simoni Luciani)
Simoni Luciani nasceu em 1977 na cidade de Fermo, na Itália. Ele trabalha como chefe editorial de desenvolvimento na Cranio Creations. Uma curiosidade bem bacana é que costuma desenvolver jogos junto com Daniele Tascini. Dessa parceria nasceu alguns jogos como o Marco Polo, Tzolkin e o Council of 4 (que teve uma repaginada pela Cmon esse ano). O primeiro jogo que ele lançou foi o Frutti di Mare em 2009.
(Parceria de sucesso com Daniele Tascini)
Simoni joga boardgames desde os 10 anos de idade. Ele começou com o clássico monopoly e Risk. Depois passou a jogar Hero Quest, Star Quest e Dungeon and Dragons. Olha, para quem acompanha esse quadro, já viu vários designers que na infância jogaram RPG. Será que é um pré-requisito? Responde aí nos comentários.
Vamos voltar ao assunto desse texto e deixar que Simoni nos fale quando ele começou a criar jogos e qual a melhor e pior parte de ser game designer.
‘Eu comecei a desenvolver jogos na minha infância. Mas a primeira vez que eu publiquei um jogo foi quando eu tinha 25 anos com o jogo Frutti di Mare. Para mim a melhor parte de ser game designer é ver as pessoas se divertindo com os jogos que você criou. Agora a pior parte são as horas despendidas para se criar um protótipo, testar o jogo e verificar que o jogo é ruim’.
(Primeiro jogo lançado pelo designer. Que arte feia Manolo)
Olha Luciani eu concordo contigo. Imagine ficar dias, meses criando algo, testando, gastando com protótipos e no final não gostar do resultado? Você fica com a sensação de tempo perdido. Então, para você, o que seria um bom jogo?
‘Olha isso depende muito de cada jogo. Todo jogo tem sua própria história. Alguns jogos podem ser muito bons, mas sem nenhum tema, sendo jogos abstratos. Outros jogos podem não ter nada de inovador, mas você adora jogá-lo. Um jogo é bom quando você se diverte com ele’.
(As Viagens de Marco Polo. Um jogo de alocação de Dados bem bacana)
Que bacana Simoni. Eu, PaladinoMonge, vivo dizendo que jogo bom é quando você se diverte, independentemente de seu ranking ou se é um jogo amado por todos. Mas me fale uma coisa, se você se atenta a essa questão de diversão em seus jogos, inclusive achando perda de tempo quando um jogo não diverte depois de criado, como é que você faz para que seus jogos sejam divertidos?
‘Eu gosto de criar vários tipos de jogos, então isso depende do jogo em questão. Por exemplo, em jogos para gamers, eu gosto de criar vários combos que o jogador pode construir para quebrar as regras normais. Em Grand Austria Hotel você pode fazer uma combinação de cartas de visitantes com as cartas de sua equipe do hotel’.
(Grand Áustria Hotel, um jogo de seleção de dados com combos matadores)
PaladinoMonge, eu tava pesquisando aqui na ludopedia e praticamente os jogos desse designer é em conjunto com o Daniele Tascini.
Não são todos os jogos não. Mas realmente ele gosta bastante de trabalhar com o Daniele. O legal é que eles se conheceram jogando Magic há muito tempo atrás e acabaram virando grandes amigos. Além disso, Simoni fala que as discussões com Daniele são muito importantes para definir as ideias para a criação dos jogos. E antes que vocês perguntem o que cada um faz, para o Simoni, essa criação de jogos é tão complexa que não dá para saber o que cada um faz melhor que o outro. A junção dos dois é que forma o todo e cada contribuição é igual no processo de criação.
(Lorenzo il Magnífico. Esse jogo foi criado apenas pelo Simoni)
Um dos seus jogos mais famosos é o Tzolkin que ganhou mais de 7 prêmios internacionais e ainda foi indicado para mais outros 15 prêmios. Será que tanto sucesso fez com que houvesse uma pressão na criação dos jogos e na busca por mecânicas inovadoras?
‘Não. Eu continuo seguindo as ideias que eu tenho. Depois de Tzolkin eu desenvolvi Marco Polo que tem mecânicas normais de alocação de dados’.
Mas como é que surgiu essa ideia de colocar rodas no tabuleiro e incluir o fator tempo na mecânica de alocação de trabalhadores?
‘Daniele conversou muito comigo sobre construir um jogo com tema de calendário Maya e eu tive um vislumbre do mecanismo. Isso não ocorre com frequência, mas eu simplesmente vi todas as mecânicas do jogo, os trabalhadores, o mecanismo de roldana e o tempo dos recursos. Eu e Daniele temos 2 projetos diferentes com esse mesmo mecanismo, mas nenhum deles está no estágio final de desenvolvimento ainda’.
Olha, ainda bem que ele teve esse vislumbre pois conseguir criar um jogo que, além de belíssimo, é muito bom de se jogar.
(Tzolkin é um jogo com uma mecânica de roldanas bem diferente e divertido)
É isso pessoal. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais da vida de Simoni Luciane.
Jogos de Simoni Luciani:
- Tzolkin
- As viagens de Marco Polo
- Grand Austria Hotel
- Lorenzo Il Magnifico
- Council of 4
- Frutti di Mare
- Jungle Race
- Barrage
Links:
https://boardgamegeek.com/boardgamedesigner/35418/simone-luciani
https://boardgamegeek.com/blogpost/56905/sic-08-simone-luciani