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  4. Tabulices #19 - Regras da casa

Tabulices #19 - Regras da casa

KeyForge: O Chamado De Arcontes
Podcast
Tabulices
Episódio
Tabulices #19 - Regras da casa
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Download ( 564 )
Feed
https://ludopedia.com.br/podcast/30/tabulices/feed
Duração
01:50:27
  • avatar
    DaniloSilvestre15/08/18 22:50
    avatar
    DaniloSilvestre
    15/08/18 22:50
    111 mensagens MD

    Estamos de volta para mais uma temporada! Nessa semana, PH Mazzilli e Danilo Silvestre debatem sobre balanceamento nos jogos de tabuleiro. Será que todos os jogos precisam ser equilibrados? Discutimos o que se ganha e o que se perde com jogos assimétricos, como o "meta" interfere no balanceamento de um jogo, e o mais importante: quando percebemos um problema de equilíbrio, vale a pena fazer alterações "caseiras" para melhorar o jogo? Será que aquilo que julgamos um defeito das regras exerce alguma função? Como arrumar alguma coisa num jogo sem, com isso, quebrar muitas outras?

    Jogos citados nesse episódio:
    - Letters from Whitechapel
    - Android: Netrunner
    - Eldritch Horror
    - Battlestar Galactica
    - Dead of Winter
    - Keyforge
    - Scythe
    - Root
    - Imperial Settlers
    - Pandemic
    - Dixit
    - Blood Rage
    - 7 Wonders
    - Puerto Rico
    - Seasons
    - Um Império em Oito Minutos
    - Oh My Goods!

    Músicas desse episódio:
    Kurt Rosenwinkel - Zhivago
    Maceo Parker - Chicken

    3
    1
    9

  • Canal

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    Comentários:

  • Animoita
    432 mensagens MD
    avatar
    Animoita16/08/18 08:58
    Animoita » 16/08/18 08:58

    Jogos bons raramente precisam de alterações na regras. Porem em alguns casos uma leve alteração torna o jogo mais interessante.

    Um exemplo: King of Tokyo

    Percebemos na minha mesa que raramente as cartas eram um elemento no jogo. Principalmente se as 3 primeiras que ficam viradas pra compra não era boas, passava o jogo inteiro sem ninguém comprar carta, tornando isso um elemento quase  nulo no jogo. Resolvemos jogar com as cartas valendo 1 ponto a menos pra comprar do que o valor escrito nelas, e começou a ter mais giro nas cartas, começamos a usar mais dando mais variação as partidas.

    1
  • tuliobarros
    1732 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros16/08/18 14:23
    tuliobarros » 16/08/18 14:23

    Bem-vindos de volta!

    Vocês estão precisando aprender a vincular os posts ao canal.

    Quanto às regras da casa eu sou super tranquilo com isso. Uno é um jogo que praticamente todo mundo tem uma regra diferente e as pessoas combinam as regras que serão válidas naquele jogo. E quase todos nunca leram as regras oficiais (você pode se surpreender ao lê-las). O mesmo ocorre com Dominó e Damas. Especialmente jogos muito antigos são consolidados por "regras da casa". O bom senso também seria uma regra da casa, não? Um jogo que privilegia o jogador inicial deve ser jogado mais de uma vez. Quantos clássicos possuem essa regra escrita ("em pedra"?)? E usamos isso o tempo todo.

    Talvez hoje os jogos sejam mais pensados e complexos, mas não há como garantir que os mais de 100k jogos cadastrados foram pensados de modo a não passar a sensação (ou ser) quebrado. Não à toa vemos reedições e reimplementações de jogos modernos buscando uma melhor experiência ou consertando erros (vide Arkham Horror (Third Edition)). A expansão Terra Mystica: Fogo & Gelo cria uma nova regra para o primeiro jogador do próximo turno que eu, com o jogo base, adoto apesar de não possui-la. 

    Seriam regras da casa aumentar o número de jogadores? Quartz virtualmente não tem limite. 

    No aspecto comercial, há jogos demais para nos preocuparmos em consertar um jogo. Simplesmente trocamos de jogo, mas é muito possível que nossos filhos queiram jogar nossos jogos com as regras que lhes convierem, simplesmente porque assim "fica mais divertido". E é esse o propósito do jogo, não?

    1
  • MarcusVss
    411 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss17/08/18 09:31
    MarcusVss » 17/08/18 09:31

    Ah, gente, a caixa do Puerto Rico é feia mas o jogo é bonito, vai... E acho até mais temático que a maioria dos euros do estilo.

    1
  • Bardhu
    168 mensagens MD
    avatar
    Bardhu19/08/18 09:36
    Bardhu » 19/08/18 09:36

    tuliobarros::Bem-vindos de volta!

    Vocês estão precisando aprender a vincular os posts ao canal.

    Quanto às regras da casa eu sou super tranquilo com isso. Uno é um jogo que praticamente todo mundo tem uma regra diferente e as pessoas combinam as regras que serão válidas naquele jogo. E quase todos nunca leram as regras oficiais (você pode se surpreender ao lê-las). O mesmo ocorre com Dominó e Damas. Especialmente jogos muito antigos são consolidados por "regras da casa". O bom senso também seria uma regra da casa, não? Um jogo que privilegia o jogador inicial deve ser jogado mais de uma vez. Quantos clássicos possuem essa regra escrita ("em pedra"?)? E usamos isso o tempo todo.

    Talvez hoje os jogos sejam mais pensados e complexos, mas não há como garantir que os mais de 100k jogos cadastrados foram pensados de modo a não passar a sensação (ou ser) quebrado. Não à toa vemos reedições e reimplementações de jogos modernos buscando uma melhor experiência ou consertando erros (vide Arkham Horror (Third Edition)). A expansão Terra Mystica: Fogo & Gelo cria uma nova regra para o primeiro jogador do próximo turno que eu, com o jogo base, adoto apesar de não possui-la. 

    Seriam regras da casa aumentar o número de jogadores? Quartz virtualmente não tem limite. 

    No aspecto comercial, há jogos demais para nos preocuparmos em consertar um jogo. Simplesmente trocamos de jogo, mas é muito possível que nossos filhos queiram jogar nossos jogos com as regras que lhes convierem, simplesmente porque assim "fica mais divertido". E é esse o propósito do jogo, não?

    O q vc faz na expansão do TM não é uma house rule, no manual da exp ja tem as regras separadas se quiser jogar só com esse modulo, vc só adaptou os componentes no caso.

    0
  • MarcusVss
    411 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss19/08/18 11:08
    MarcusVss » 19/08/18 11:08

    Bardhu::
    tuliobarros::Bem-vindos de volta!

    Vocês estão precisando aprender a vincular os posts ao canal.

    Quanto às regras da casa eu sou super tranquilo com isso. Uno é um jogo que praticamente todo mundo tem uma regra diferente e as pessoas combinam as regras que serão válidas naquele jogo. E quase todos nunca leram as regras oficiais (você pode se surpreender ao lê-las). O mesmo ocorre com Dominó e Damas. Especialmente jogos muito antigos são consolidados por "regras da casa". O bom senso também seria uma regra da casa, não? Um jogo que privilegia o jogador inicial deve ser jogado mais de uma vez. Quantos clássicos possuem essa regra escrita ("em pedra"?)? E usamos isso o tempo todo.

    Talvez hoje os jogos sejam mais pensados e complexos, mas não há como garantir que os mais de 100k jogos cadastrados foram pensados de modo a não passar a sensação (ou ser) quebrado. Não à toa vemos reedições e reimplementações de jogos modernos buscando uma melhor experiência ou consertando erros (vide Arkham Horror (Third Edition)). A expansão Terra Mystica: Fogo & Gelo cria uma nova regra para o primeiro jogador do próximo turno que eu, com o jogo base, adoto apesar de não possui-la. 

    Seriam regras da casa aumentar o número de jogadores? Quartz virtualmente não tem limite. 

    No aspecto comercial, há jogos demais para nos preocuparmos em consertar um jogo. Simplesmente trocamos de jogo, mas é muito possível que nossos filhos queiram jogar nossos jogos com as regras que lhes convierem, simplesmente porque assim "fica mais divertido". E é esse o propósito do jogo, não?

    O q vc faz na expansão do TM não é uma house rule, no manual da exp ja tem as regras separadas se quiser jogar só com esse modulo, vc só adaptou os componentes no caso.

    Mas você entende q alguém poderia ter tido essa ideia (ou talvez até teve), q realmente melhora esse aspecto no jogo, antes da expansão? Usar isso no jogo base é virtualmente uma house rule.

    0
  • Bardhu
    168 mensagens MD
    avatar
    Bardhu19/08/18 11:30
    Bardhu » 19/08/18 11:30

    MarcusVss::
    Bardhu::
    tuliobarros::Bem-vindos de volta!

    Vocês estão precisando aprender a vincular os posts ao canal.

    Quanto às regras da casa eu sou super tranquilo com isso. Uno é um jogo que praticamente todo mundo tem uma regra diferente e as pessoas combinam as regras que serão válidas naquele jogo. E quase todos nunca leram as regras oficiais (você pode se surpreender ao lê-las). O mesmo ocorre com Dominó e Damas. Especialmente jogos muito antigos são consolidados por "regras da casa". O bom senso também seria uma regra da casa, não? Um jogo que privilegia o jogador inicial deve ser jogado mais de uma vez. Quantos clássicos possuem essa regra escrita ("em pedra"?)? E usamos isso o tempo todo.

    Talvez hoje os jogos sejam mais pensados e complexos, mas não há como garantir que os mais de 100k jogos cadastrados foram pensados de modo a não passar a sensação (ou ser) quebrado. Não à toa vemos reedições e reimplementações de jogos modernos buscando uma melhor experiência ou consertando erros (vide Arkham Horror (Third Edition)). A expansão Terra Mystica: Fogo & Gelo cria uma nova regra para o primeiro jogador do próximo turno que eu, com o jogo base, adoto apesar de não possui-la. 

    Seriam regras da casa aumentar o número de jogadores? Quartz virtualmente não tem limite. 

    No aspecto comercial, há jogos demais para nos preocuparmos em consertar um jogo. Simplesmente trocamos de jogo, mas é muito possível que nossos filhos queiram jogar nossos jogos com as regras que lhes convierem, simplesmente porque assim "fica mais divertido". E é esse o propósito do jogo, não?

    O q vc faz na expansão do TM não é uma house rule, no manual da exp ja tem as regras separadas se quiser jogar só com esse modulo, vc só adaptou os componentes no caso.

    Mas você entende q alguém poderia ter tido essa ideia (ou talvez até teve), q realmente melhora esse aspecto no jogo, antes da expansão? Usar isso no jogo base é virtualmente uma house rule.

    Ao meu ver isso é um Homemade de um módulo da expansão, você está jogando sim com a expansão, não é uma house rule pois consta no livro de regras.
    Quando eu tinha apenas o jogo base eu também usava esse recurso (E também o dos outros sistemas de pontuação), mas como não foi algo que eu fiz, ou que li em algum fórum, mas sim uma informação que peguei do material publicado pelo autor, então não é uma house rule.
    Melhora sim o aspecto no jogo e qualquer um poderia ter tido a ideia, mas não foi o caso.

    0
  • evieira
    713 mensagens MD
    avatar
    evieira20/08/18 16:19
    evieira » 20/08/18 16:19

    Prezados,

    Muito bom programa, mas não concordo muito com vocês com essa aversão (quase total) a regras da casa.

    Vocês fizeram uma comparação com música, eu vou fazer outra: Se o designer é o compositor, as regras são a partitura e os componentes são os instrumentos. Mas os jogadores são os interpretes. E o resultado da música depende muito dos intérpretes. Mesmo na música clássica, onde o interprete tem muito menos liberdade de ação, a interpretação ainda é muito importante. E no jazz então, a partitura muitas vezes é uma mera sugestão. Peças de teatros recebem cacos, fãs escrevem fanfics com finais alternativos para livros famosos. As mudanças de regras aparecem nesse contexto.


    Ok, eu concordo que a maioria das mudanças (como a maioria das mutações, na genética) provavelmente é ruim. Mas qual é o problema de um grupo que já conhece o jogo começar a testar convenções novas? Se o jogo ficar ruim, isso é um problema deles.

    Eu achei a postura de vocês muito "velhinhos da FIFA".

    Eu lhes pergunto: vocês conhecem dois lugares que jogam buraco (jogo de cartas) EXATAMENTE DA MESMA FORMA? Com ou sem trinca? Canastra real vale quanto? O lixo é aberto ou fechado? Pode limpar depois da sétima carta? Tudo isso são variações que foram criadas ao longo do tempo. Que levam a jogos até bastante diferentes, concordo. Mas qual o problema disso?


    Até usando o (hilário) exemplo da Copa Caribenha, o maior erro ali foi testar "a quente" numa competição principal. Se a regra não tivesse o lance do gol de ouro valer 2, a mudança seria bastante razoável.

    E não é verdade que os esportes não mudem regras. O basquete muda o tempo todo. O futebol americano vem mudando as regras do kickoff a cada ano, visando evitar contusões. O volei mudou completamente o sistema de pontuação.

    Mesmo o futebol, com os seus velhinhos da FIFA e tudo, adapta as regras aos novos tempos. Sem contar que é o esporte que mais possui "regras da casa" no nivel amador. Joga-se com qualquer número de jogadores, em qualquer lugar ou piso, valendo gol apenas dentro da área, apenas fora da área, em qualquer lugar, com bola de meia, com ou sem impedimento, etc.

    Eu concordo que antes de inventar moda, devamos jogar com as regras "AS IS" até acharmos ter entendido completamente o jogo. A partir daí, se houver comum acordo entre os jogadores, não há problema nenhum em se improvisar.

    Como vocês mesmo dizem, se as pessoas aceitarem entrar o "círculo mágico", está valendo.

    Não é uma crítica ao trabalho de vocês, que é muito bom, uma discussão muito interessante. É apenas uma opinião diferente da que vocês colocaram.

    Sds,

    Eduardo

    5
  • PINDUCA
    273 mensagens MD
    avatar
    PINDUCA22/08/18 10:22
    PINDUCA » 22/08/18 10:22

    Muito bom!

    Adoro jogos assimétricos, acho que contribui muito com a experiencia de jogar a necessidade de pensar diferente do que os adversarios estao pensando.
    Uma assimetria que acho genial é o Twilight Struggle que, teoricamente, a assimetria de regras entre URSS e EUA se basearia só no setup do jogo, mas pra se manter fiel ao tema do jogo, as cartas são relacionada a uma ou a outra potencia e acabam dando um direcionamento bem diferente pra cada jogador.

    1
  • joaoclaudio
    3450 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio22/08/18 10:45
    joaoclaudio » 22/08/18 10:45

    Belo episódio de retorno. De inicio estava meio confuso pois vocês só falavam de assimetria e o título era regras da casa, mas depois tudo ficou claro que o objetivo era levantar o debate que as regras da casa podiam quebrar o balanceamento do jogo. Sobre as house rules, acho que algumas valem a pena, porém acho que muitas pessoas que propõe as regras da casa, ainda não entenderam o propósito da regra original. Acho que se você já entendeu o propósito da regra que quer alterar e entende que aquela mudança acarreta novos testes siga em frente. Toda vez que alguém propõe uma house rules por aqui eu respondo: Testa e conta pra gente como foi. ;-)
     
    De cabeça tem algumas house rules que eu adoto em alguns jogos, geralmente são coisas relacionadas ao setup. Por exemplo no Merchants & Marauders, o setup diz para cada um sortear um capitão. Eu distribuo três cartas para cada jogador e escolhem uma carta. Isso é para tentar manter todo mundo no jogo, pois tem uns capitães bem ruins e algumas pessoas não querem um capitão que vai levar elas para o conflito. Então cada jogador pode pensar em uma estratégia com base no capitão. É um jogo longo e mudar de estratégia no meio do jogo envolve algumas vezes trocar de barco. 
     
    Mas acho que não iria além de uma house rule nesse sentido. 

    2
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