Sei que esse episódio é antigo, mas estou ouvindo agora. Enfim, existem certos jogos em que a regra da casa melhora muito a experiência - geralmente não aplicados a jogos muito competitivos. Como falado, após jogar muitas partidas de um competitivo os jogadores percebem que um personagem ou mecânica é muito desbalanceada. Se todos concordarem, pode-se banir um aspecto do jogo pra ter um balanceamento geral. Certas corporações do terraforming mars funcionam melhor com determinado numero de jogadores, o que gera muita discussão se é realmente desbalanceado ou passível de banir.
Quando eu tenho a oportunidade de explorar uma mecânica muito desbalanceada, eu prefiro evitar abusar dela pro jogo ter mais equilíbrio ou mesmo avisar a um jogador menos experiente sobre os problemas que podem ocorrer se não tomarem cuidado com essa mecânica.
Nos nossos grupos, as regras da casa que a gente aplica são:
No uno, pois cada um joga geralmente com certas regras e a gente nivela pra ficar sempre c mesma regra
No cards against humanity (experimentem, ótimo party game tipo print&play), em que a gente ganha os pontos normalmente, mas somente quando a gente vai parar de jogar (acabaram as resposta ou encheu o saco) que a gente faz valer a vitória na última pergunta: faça um poema com três cartas. Todos votam (não pode votar em si). Quem teve mais votos ganha (a gente ignora toda a pontuação anterior).
No Dixit a gente faz parecido. Todos são mediadores o mesmo número de vezes e a gente joga X rodadas, que variam pra cada partida (ate encher o saco). A pontuação final vale normal. Isso permite jogar mais ou menos sem se preocupar muito se alguém vai ou não ganhar, porque a experiência é o que importa