tuliobarros::
Todo mundo diz que EH é melhor que AH, mas entre esses três, qual tu curtes mais? e MoM 2ed? Jogaste? Curtiste?
Vai de gosto, cada um deles tem uma pegada muito diferente.
Em termos de jogabilidade (e fator replay) e temática, eu acho o card game fantástico. O problema é acompanhar tudo o que já saiu, já que a desgraça é LCG. Acho que dos jogos da linha Arkham Files, este é o melhor de todos.
O Arkham Horror 2ed tem seu charme e é um clássico, mas o problema é que é um um jogo difícil de ver mesa pq é muito demorado e certas mecânicas estão bem ultrapassadas. Digamos que é o jogo mais "noir" de todos hahahaha.
Eldritch é um dos meus jogos de tabuleiro preferidos. Acho que mesmo quando vc perde, a história construida durante o jogo rende ótimos momentos e boas risadas. Tematicamente, ocorre alguns problemas com a coesão da história (bom, não há uma história a ser seguida, que é um ponto que muita gente reclama) O AH 2nd por se passar em um ambiente mais restrito (uma cidade ao invés de uma mapa mundi), e ter elementos de RPG, cria de certa maneira um história uma pouco mais coerente. Comparo o Eldritch Horror a uma brincadeira de "storyteller", onde cada um cria a sua parte na história e no final, mesmo que meio absurda, vira uma baita história.
O MoM 2ed é um jogo muito foda, todo mundo que jogou aqui em casa gamou no jogo. Pode se dizer que é o dungeon crawler do universo Arkham kkkk.
É excelente para jogar solo, difícil pra @#$%, só acho que perde em rejogabilidade perto dos demais (tematicamente os cenários e a história são super coerentes, mas depois de um tempo, vc já sabe tudo o que acontece em cada cenário). Mas se vc tem um grupo com 3 ou mais jogadores, que curte a mecânica de traidor, e sabe como usar as mecânicas do jogo para blefar, vira uma experiência única e tensa, muitooooo tensa. Nada se compara a vc jogar contra uma mente doentia e "louca" para te sacanear em uma partida

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O problema também é o inverso, se as pessoas não entenderem como funciona a mecânica das cartas de insanidade e as possibilidades que elas trazem para o jogo, ou não curte a mecânica do traidor, pode virar uma experiência frustrante. Mas como vc pode tirar as cartas que trazem discórdia para o jogo, o problema é facilmente sanável.
Já o Elder Sign, é um jogo de dados que é para ser um jogo "passatempo" ou mesmo "pocket", daqueles que vc pode levar debaixo do braço e jogar com pouco espaço e em partidas curtas. Pena que o jogo só desabrochou depois das expansões (unseen forces e gates of arkham modificam muito jogo, são basicamente essenciais). As expansões lançadas depois dessas também são muito boas, pois trazem cenários bem específicos e desafios atrelados a uma história.
A parte ruim é que a Galápagos só trouxe a caixa básica sem as expansões o que torna o jogo bem meia boca. Se vc tiver a oportunidade de aprender a jogar, pegue a versão disponível para celulares e no steam - Elder Signs Omens - é muito boa (tanto que boa parte das mecânicas do aplicativo foi aproveitada nas expansões físicas posteriores).
Agora, se o Arkham Horror 3ed trazer a coesão temática e parte das mecânicas do card game, e pegar os melhores elementos da segunda edição e do Eldritch Horror, tem a probabilidade de se transformar em um jogão.
A única coisa que me preocupa é que o deck de encontros parece ser muito pequeno, podendo se tornar extremamente repetitivo em várias partidas, o que curiosamente é um dos problemas da caixa básica do Eldritch Horror, corrigido com a expansão Conhecimento Perdido (sim, eu acho que ela é obrigatória e deveria ter sido incluída na caixa base a séculos, sorte que a Galápagos resolveu tomar vergonha na cara e trazer a reimpressão).