
Railroad Revolution é um jogo de Marco Canetta e Stefania Niccolini, arte de Mariano Ianelli, de 2 a 4 jogadores e com pode ser jogado entre 45-90 minutos.

Em RR, devemos expandir nossa companhia ferroviária pelos USA, com o objetivo fazer mais pontos de vitória e se tornar o mais poderoso Magnata da América.

Começamos o jogo com 4 trabalhadores “comuns” (brancos), e temos 4 ações para fazer em nosso tabuleiro individual:
RAILROAD: Estender nossa linha ferroviária.
STATION: Construir uma estação em uma cidade em que estamos conectados por nossas linhas ferroviárias.
TELEGRAPH: Construir um Escritório Telegráfico.
TRADE: Vender as ativos da empresa para ganhar dinheiro.
Em seu turno, cada jogador faz uma das ações acima, colocando o trabalhador no local indicado em seu tabuleiro individual, e faz a ação por completo. Para fazer a maioria das ações é necessário gastar dinheiro, o que é muito escasso no jogo.
Quando um jogador constrói uma estação em uma cidade, ele pode ganhar o bônus daquele local, que pode ser dinheiro, ações, construir um trilho de graça, ou ganhar um trabalhador especializado.

Há 4 tipos de trabalhadores especializados, e cada um tem uma habilidade para cada uma das 4 ações tomadas acima:
Mestre de Obra (roxo): Dá bônus adicionais, geralmente relacionados a pontos de vitória.
Contador (laranja): Deixa a ação escolhida mais barata ou te dá dinheiro diretamente.
Negociador (cinza): Dão bônus adicionais, geralmente dando benefícios no jogo.
Engenheiros (azul): Melhoram a ação principal, por exemplo, constrói mais trilhos em uma só ação.
Então, essas 4 ações iniciais, logo se tornam 16, pois cada ação tem um bônus de acordo com o trabalhador, o que deixa o jogo com muitas possibilidades.
Uma ação pode ser repetidas várias vezes, não há limite. Quando um jogador utiliza todos os seus trabalhadores, ele simplesmente limpa seu tabuleiro individual, os deixando de lado, e começa a alocar um por um novamente.
A ação “especial” do trabalhador comum branco, é efetivar algum trabalhador (inclusive ele mesmo). Quando um jogador faz essa ação, escolhe um meeple que vai para uma espécie de “contrato”, que necessita de trabalhadores especiais e alguns requisitos, como construir uma estações em uma determinada cidade. Esses contratos dão muitos pontos de vitória.
Podemos construir um escritório telegráfico que nos dá bônus imediato para auxiliar no andamento do jogo, assim como vender nossos ativos, o que significa descartar nossos trilhos e estações do jogo.
No tabuleiro central há 3 trilhas que podemos avançar, que servem como multiplicadores de pontos no final de jogo, para cada estação nas cidades, trilhos e escritórios telegráficos.
Ou seja, há muitas formas de pontuar e muitas ações pra serem feitas, o que pode causar um certo AP aos jogadores, apesar disso, os turnos dos jogadores costumar ser bem rápido.
Railroads Revolution é um jogo econômico médio pesado, com uma interessante mecânica de trabalhadores especializados.